sexta-feira, 26 de junho de 2009

O doce sabor do Alcaçuz

A vida é mesmo feita de doces surpresas, doces coincidências e encontros importantes.

Durante os dias de curso de Nutrição Ayurvédica, os ensinamentos, conversas informais e dicas dadas pelos experientes médicos indianos, trouxeram conhecimentos importantes para ajudar a todos que sofrem de enfermedidades e que através do ayurveda buscam uma saída para a saúde e longevidade.

Mas foi nos dias após o curso, que "coincidentemente" ficamos hospedados no mesmo hotel à espera do retorno ao Rio de Janeiro.
Pude desfrutar ainda mais dos ensinamentos, pois durante o café da manhã Dr. Ranade queixou-se de rouquidão, já que estava bastante frio e havia passado horas seguidas falando sem parar.

Perguntou se podia ajudá-lo. As pessoas na cidade não falavam inglês e ele não conseguia se comunicar. Solicitou que eu comprasse uma bala de Licorice. De ínicio fiquei um pouco sem entender, achava que era o Alcaçuz, mas como nunca tinha visto em forma de bala, falei que talvez estivesse confundindo as ervas.

Fomos juntos à famácia e só conseguimos bala de gengibre, com própolis e mel. Ele ficou contente, mas ainda queria o tal Licorice.

Consultei na internet e tive a certeza que estávamos falando da mesma erva: o Alcaçuz.
E mesmo sem conhecer a cidade, acabei encontrando o mercado municipal, onde havia uma loja de ervas.

Felizmente eles vendiam a raiz de Alcaçuz. Imediatamente comprei e voltei ao hotel. O médico quando abriu a embalagem prontamente tirou um pedaço da raiz e mascou. Balançou a cabeça como todo bom indiano e abriu um largo sorriso!! É esta mesmo! Você encontrou! Este suave doce sabor ....
Ficou muito feliz e pediu que experimentasse. Já conhecia a erva e seu sabor adocicado, mas a utilizava em forma de pó para fazer chá.

Então, sentamos na recepção do hotel e ele começou a explicar: o Alcaçuz é largamente usado nos EUA, pois dele se extrai um xarope usado na produção de balas e doces comuns. Mas também é utilizado para fazer balas com gengibre que aliviam a rouquidão e a tosse. Mas mascar um pedaço da raiz tem o mesmo efeito para a melhoria da voz.

Fiquei bastante surpresa, pois conhecia as propriedades altamente eficientes para dores de estômago e hiperacidez e não tinha a menor idéia de quão importante e indicada esta raiz é para outros males como gripes, resfriados, debilidade física e ainda um suave laxativo. Além de ter a função de diminuir Vata e Pitta e aumentar Kapha (se utilizado por um longo período).


Mas falou também dos cuidados com o excesso do uso do alcaçuz, pois pode provocar vômitos, retenção de líquidos e dores de cabeça. E ainda interfere na absorção de cácio e potássio, devendo os portadores de osteoporose evitar o consumo prolongado.

E mais importante: tem a função de acalmar a mente, melhorar a voz, visão nutrir o cérebro e manter o corpo forte.

Paz e conhecimento a todos.

2 comentários:

Bia disse...

Laura

Onde se encontra alcaçuz no RJ?
Bjs
Bia

Laura Pires disse...

Oi Bia.
Aqui pela Barra você encontra no Mundo Verde. Já na Zona sul no Herborista.
Bjs