sábado, 18 de julho de 2009

Culinária indiana: Pulao de legumes



Ilustração: Eva Uviedo



A chave para saúde perfeita é a qualidade da alimentação. A primeira atitude para atingir o equilíbrio e manter o corpo saudável é desenvolver uma consciência alimentar. Perceber os erros alimentares, aceitá-los e buscar a cada dia modificá-los.

Para o Ayurveda, as mudanças devem ser lentas e gradativas. Substituindo um alimento pelo outro. Não faça mudanças radicais.... A partir de hoje não como mais carne!!!... Esqueça esses radicalismos. Fazem mal ao corpo e podem deixar você ainda mais doente.

Muitas pessoas passam pela experiência de se tornar vegetarianos, mas acabam ficando mais doentes, cansados e fadigados...na verdade a mudança foi em busca de saúde...mas não é isso que acontece.

Não porque o vegetarianismo não funciona ou não possibilitada a "correta" nutrição e absorção de proteínas e nutientes...mas porque as mudanças foram feitas de maneira brusca. O corpo não aprende, não sabe como trabalhar diferente de um dia para outro.

Precisa de tempo, de calma... precisa reconhecer, aprender novos hábitos, novas maneiras de trabalhar e agir. Assim, consequentemente...trará a tão esperada saúde perfeita.

Segue uma receitinha indiana que os leitores do blog vem pedindo há tempos e ainda não havia colocado.

Espero que gostem.

Bom apetite e saúde a todos.



Pulao de legumes

Ingredientes:


1 ½ xic de arroz basmati

1 colher de sopa de ghee

½ canela em pau

1 cardamomo
1 cravo da índia

1 colher de chá de cominho em grão

1 cebola em cubos pequeno

1 colher de chá açafrão da terra

1 pitada de pimenta preta

1 colher de chá de sal

1 tomate em cubos pequenos

1 cenoura grande ralada

100g de vagem

½ pimentão vermelho em fatias finas
1 xic de ervilha

2 1/2 xícaras de água


Esquente o ghee em uma panela e coloque o pimentão para dourar. Em seguida adicione o cominho, a canela, o cravo e as sementes de cardamomo. Misture bem e adicione a pimenta preta, o açafrão e o sal. Em seguida, coloque a cebola e deixe dourar. Acrescente o tomate, misture bem e coloque os vegetais. Refogue por cerca de 3 minutos. Em outra panela toste o arroz sem óleo por 2 minutos. Depois de tostar o arroz misture-o aos vegetais. Coloque 2 xíc. de água quente e deixe cozinhar em fogo baixo até toda água evaporar.


Sirva quente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal.. Vou testar a receita.
obrigada.

Celia

DriM's.Ateliê disse...

Amiga arquiteta! (tb sou!) Vim visitar seu Blog!
Bjitos, da DriM
http://drimsatelie.blogspot.com/

Elaine disse...

Beleza!

"Sempre que alimentamos a alma ela garante expansão". Clarissa Estés disse...

Namaste!
Vou fazer este prato simples e nutritivo. Mas sempre tenho uma questão, o melhor é com os alimentos orgânicos, né? O pimentão tem tanto agrotóxico!
Como fazem na Índia?

beijo carinhoso e obrigada pelo compartilhar!
Mariana