sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jala Neti: como evitar a gripe.


O corpo precisa ser limpo diariamante. O Hatha Yoga Pradipika descreve técnicas de purificação do corpo para ter saúde e previnir doenças, através de exercícios que transcendem a noção de higiene fisiológica pura e simples.

Uma dessas técnicas é o Jala Neti. Para os adeptos do Yoga é um assunto bem familiar, mas para quem não é, deve achar esse nome estranho.
Jala significa água e Neti purificação das mucosas nasais. Assim, Jala Neti é a limpeza da mucosa nasal feita por água.

A prática do Jala Neti é indicada para males dos seios frontais e nasais, como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas e resfriados, pois elimina o excesso de muco e toxinas que se acumulam nessa região.


Favorece a saúde cerebral, proporcionando clareza, vivacidade e tranquilidade à mente aos sentidos. Equilibra prana – a força vital que entra em nosso corpo principalmente através da respiração, concentrada na cabeça, além de ajudar a sutilizar a percepção dos sentidos.

Todos nós podemos perceber quando estamos prestes a “pegar” um resfriado, uma infecção na garganta, uma gripe. Mas mais frustrante é a "impotência" ou a incapacidade de fazer qualquer atitude que evite o acontecimento.
A cultura da prevenção em nossa sociedade não existe ou é quase nula. Drogas são administradas no momento que o problema já se manifestou, e muitas vezes não são suficientes para conter o agravamento.

É neste ponto que Jala Neti pode ser experenciado e comprovada sua eficácia.
De alguma maneira, a primeira vista ficamos receosos e com medo. O pensamento de sentir a água despejando nas narinas - é involuntário: "o que vai acontecer???".

Bem, nada realmente - apenas é preciso relaxar e respirar calmamente. E assim o processo ocorrerá e os benefícios serão sentidos.

Para fazer esta limpeza é necessário comprar o “Lota”. Este é um aparelho feito de cerâmica parecido com um bule. Em academias de yoga, spas ayurvédicos ou na internet é fácil encontrá-lo.


Veja como fazer:
Acrescente uma colher rasa de chá de sal marinho para 400ml de água morna. Coloque a água no lota até encher.

Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente e incline a cabeça para o lado direito; deixe a boca entreaberta (é por ela que você irá respirar durante a limpeza) e respire devagar.

Coloque o bico do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por esta narina e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço, mas pessoas com os seios nasais muito obstruídos por mucosidade perceberão uma resistência para a passagem da água.

Quando o conteúdo acabar, assoe o nariz devagar e repita do outro lado. No final, assoe novamente o nariz para que o muco e a água restante possam ser completamente eliminados.

E não esqueça: a água morna tem função vasodilatadora e se estiver pouco salgada, poderá causar dor e ressecamento. A prática é contra indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes.

Saúde e conhecimento...

6 comentários:

Casa de Colmeia disse...

Laura,
Tenho feito isso todo dia aqui em Brasília e estou sentindo um grande alívio por causa da secura da cidade. Muito bom o post.
Um abraço,
Namastê

Gládis pereira disse...

Adorei o post.
Obrigada por mais esta excelente informação.

Gladis

Anônimo disse...

Oi Laura! Já tinham me indicado este procedimento para amenizar a ansiedade, no entanto fiquei indecisa. Achei muito boa a sua abordagem, você se tornou uma fonte segura sobre Ayurveda, obrigada!
Numa próxima oportunidade gostaria que você falasse sobre o jejum na desintoxicação. Um abraço, Cris.

Clarissa- Belém disse...

Olá Laura. Parabéns por mais um excelente post. A cada dia fico mais " viciada" em ler tudo o que vc escreve. Muita sabedoria e conhecimento passados para todos.Isto é ótimo.

Bjs Clarissa

Laura Pires disse...

Olá Isabela, Gládis, Cris e Clarissa.
Obrigada pelos comentários. Fico feliz que tenham gostado.
Cris..está anotada a sugestão.

um grande abraço e saúde

Tânia Roubier disse...

Obrigada!