segunda-feira, 20 de julho de 2009

Síndrome da Tensão Pré-menstrual - Parte I

Ilustração: Maria Olegovna

Este é o assunto mais solicitado pelas leitores do blog. Não é à toa.

Não existem exames (leia-se medicina alopática) que comprovem a TPM, mas o fato é que oito em cada dez mulheres em idade reprodutiva sofrem com a síndrome.
“Tensão Pré-Menstrual é uma síndrome e deve ser cuidada. Há mais de 150 sintomas que aparecem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem quando a menstruação chega”, alerta o médico ginecologista Dr. José Bento em seu site.

Além disso, uma em cada dez mulheres afirma que os sintomas experimentados são tão perturbadores que não conseguem levar uma vida normal. Em poucos casos, a TPM pode ser tão grave e manifesta-se tão repentinamente que tem sido apelidada de síndrome do monstro, e é utilizada como defesa legal no Reino Unido e EUA, em casos onde as mulheres infligiram a lei. Aqui no Brasil o Código Penal também prevê atenuação de pena para casos onde o crime foi motivado ou em consequência de transtornos da TPM.
Estes casos envolvem um comportamento fora do comum, como cleptomania, violência criminal ou física durante a sua fase pré-menstrual.

Para o Ayurveda, a TPM deve ser tratada continuamente. E cada mulher, dependendo do dosha predominante, tem características específicas e mais comuns neste período.

No caso das mulheres Vata os sintomas mais frequentes são: ansiedade, depressão, insônia, constipação, dores de cabeça, câimbras, tonturas, desmaios, concentração deficiente, diminuição da libido, sentimento de abandono, súbitas mudanças de humor, descontentamento, calafrios, sede, pele seca, sentimento suicida. Um fluxo mestrual escasso e muito dolorido.

As mulheres Pitta sofrem mais de ira, irritabilidade, comportamento violento ou agressivo, argumentação, discussões, diarréia, febres, suor, acne, rash cutâneo. Com abundante fluxo menstrual e com poucos coágulos.

Mulheres Kapha têm mais tendência a fadiga, sensação de peso, sentimentalismo, choro, saudade, lembranças amorosas, gripes ou resfriados, mucos, náuseas, inchaço de seios, edemas, menstruação clara com coágulos e mucos.

Nos próximos posts continuarei este assunto. Com dicas para tratar e melhorar o dia-a-dia de vocês, leitoras do blog.
Paz e saúde a todas.

Nenhum comentário: