sábado, 25 de julho de 2009

Soluções para TPM



Ilustração: Eva Uviedo

Os melhores tratamentos para eliminar toxinas e controlar os desequilíbrio orgânicos causadores da TPM são os Panchakarmas (processos de desintoxição do Ayurveda).

O processo pode durar de 7 a 21 dias, dependendo da gravidade e duração dos sintomas. Os procedimentos tem como objetivos:

1. Afrouxamento das impurezas que foram incorporados aos tecidos e e consequentemente provocar a correta circulação no corpo e regularizar as eliminações.

2. Prover ao corpo, através de uma correta dieta, os nutrientes necessários para o funcionamento ideal de todas as funções orgânicas.

3. Um completo programa de massagens para ajudar na circulação das toxinas acumuladas e a final eliminação.

Além de um relaxamento profundo do corpo e da mente.

Mas alguns hábitos, principalmente alimentares, devem ser analisados, trocados e corrigidos.

Evitar alimentos que são difíceis de digerir, priorizar os de fácil digestão e nutritivos.
A utilização de especiarias e ervas é muito importante podem ajudar e muito na redução e controle da TPM.

Pessoas Vata devem usar ervas como sálvia, poejo, salsa, erva doce, rosas e melissa. No dias que antecedem a menstruação buscar o maior controle da dieta seguindo as restrições para Vata.

Pessoas Pitta podem utilizar centelha asiática, camomila, açafrão, ou genciana. Priorizar uma dieta redutora de Pitta, com bastante frutas, eliminar todo tipo de bebida alcoólica e estimulantes de qualquer ordem.

Já as Kapha podem utilizar angélica, sálvia, tiririca, poejo ou aloe vera. E a dieta devem ser levada a sério e evitar os alimetos restritos para Kapha, ou ainda, fazer uma dieta anti-ama (anti toxinas).
E muito importante: exercícios físicos, caminhadas, yoga e meditação devem ser incluídos nos hábitos da rotina diária para manter o corpo em completo equilíbrio e saudável.

Saúde e conhecimento a todos

Nenhum comentário: