terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hipertensão: causas e sintomas pelo Ayurveda

Estive um pouco atarefada demais nos útlimos dias e não consegui postar. Mas preparei para hoje um post sobre Hipertensão. Diversas leitoras do blog pediram para falar sobre a visão ayurvédica nesta doença. Então, nos próximos dias trarei ainda mais informações de como identificar e aliviar sintomas e o tratamento para cada dosha.

A Hipertensão, também chamada de pressão alta, corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg).

Quando se ultrapassa esses índices podem ocorrer lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos. É uma das principais causas de doenças coronarianas podendo contribuir para infartos, derrames e mortes súbitas.

Em muitos casos é de origem hereditária ou de fatores étnicos. Para o ayuveda fatores como estresse mental (ansiedade, tensão, preocupações excessivas, angústica), desequilíbrios hormonais e obstruções dos canais sanguíneos e da urina são também causas da hipertensão.

O tratamento depende da avaliação dos sintomas em cada indivíduo. Cada dosha (Vata, Pitta ou Kapha) apresenta sintomas e comprometimento de órgãos diferentes. O uso das ervas e medicamentos ayurvédicos busca tratar as causas da pressão alta e não simplesmente diminuir as taxas e levá-las ao índice considerado normal.

Enquanto a Hipertensão Vata é irregular, com mudanças bruscas na pressão arterial, a hipertensão Kapha tem manifestação regular, ou seja, pressão alta elevada constante. E a Hipertensão Pitta demonstra rapidamente efeitos e comprometimentos em diversas funções orgânicas e psíquicas.

Nos próximos posts continuarei...

Paz e saúde a todos.

Nenhum comentário: