segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Hipertensão: um pouco da visão Ayurvédica


Continuando o post sobre hipertensão....

Os sintomas mais comuns da Hipertensão incluem palpitações, tontura, falta de ar ao esforço leve e fraqueza. O coração é a sede da emoção, portanto, psicológico e emocional, são fatores muito importantes e relevantes neste problema.

O tratamento da Medicina Ayurvédica consiste em restabelecer a digestão, limpando as toxinas do corpo, pacificar as energias do corpo agravadas e tonificar o coração e a mente. Dieta e ajustes no estilo de vida também são aconselhados, assim como um controle permanente dos motivos estressores na vida de cada um e o uso de ervas específicas para cada tipo de hipertensão.

Para ayurveda cada dosha apresenta sintomas específicos e causas diferentes:

A hipertensão do tipo Vatta tem natureza irregular, acontecem súbitas mudanças na pressão arterial, o pulso é irregular na frequência e ritmo. Geralmente as mudanças estão associadas à excesso de preocupações, tensões, excesso de trabalho, nervosismo e insônia.
O tratamento tem como foco fortalecer e tonificar o coração. Terapias como abhyanga, shirodhara, hridibasti são recomendadas associadas ao uso ervas como centelha asiática, malva, alho, etc.

A hipertensão Pitta desenvolve sintomas como rosto ruborizado, olhos vermelhos, dores de cabeça fortes, sensibilidade à luz, sangramentos nasais, ira, irritabilidade, queimação, e algumas vezes problemas no funcionamento do fígado. Tratamentos como purgações, associadas a abhyanga, shirodhara com óleo de específico e uso de ervas como babosa, ruibarbo, hibisco e boldo são muito eficazes.

Já a hipertensão do tipo Kapha apresenta constante pressão alta, e como consequência ou causas a obesidade, fadiga, edemas e colesterol alto. Manteiga, ovos, alimentos gordurosos devem ser eliminados da dieta. Massagens com pó, shirodhara associadas ao uso de ervas como mirra, garcínia, alho são muito importantes no tratamento. Exercícios físicos são excelentes e devem fazer parte da rotina diária.

No próximo post trarei mais algumas dicas para a prevenção e controle da Hipertensão.

Paz e saúde a todos.

Nenhum comentário: