terça-feira, 22 de setembro de 2009

Doenças do estresse


Incidentes relacionados à desordens de estresse tem sido vistos e comentados nos grandes jornais e revistas devido ao altos índices apresentados nos últimos anos.

Estes episódios são mais comuns em áreas urbanas do que em áreas rurais. Dentre os distúrbios mais recorrentes encontram-se a síndrome do colón irritável, anorexia nervosa, infartos, hipertensão, artrites crônicas, enxaquecas graves e síndrome do pânico.

Na raiz, todas estas desordens, segundo o Ayurveda, têm semelhanças para o surgimento.

Grande parte da tensão mental ocorre como resultado de excesso de estímulos recebidos através dos órgãos dos sentidos e estes levam ao aumento da atividade do centro psíquico do cérebro.

Como resultado, ocorre uma série de reações em cadeia em todo o corpo. Isto leva à liberação excessiva de substâncias neuronais, que estimulam e causam transtornos em vários órgãos e tecidos.

Excesso de atividades mentais, trânsito, barulho, poeira, má alimentação e principalmente a fuga mental e medo para assumir, encarar e resolver os problemas presentes geram, contribuem para o desenvolvimentos destas patologias.

E é aqui neste contexto moderno, que o yoga e ayurveda têm um imenso valor para toda a humanidade. Não só como tratamento mas também como prevenção.

A prática regular de Yoga traz a normalização do padrão neuronal desestabilizado. Isto leva a estabilidade do funcionamento de todas as glândulas endócrinas sensíveis ao estresse que por sua vez normalizam também o processo metabólico.

Como resultado, o corpo inteiro e os seus órgãos vitais recuperam a saúde e ajudam a enfrentar as situações estressantes de forma mais eficaz, eficiente e consciente.
Paz e saúde a todos

Um comentário:

Anna Beatriz Amaral disse...

Oi Laura! Mandei um email para buscadaessencia@yahoo.com, não sei se você recebeu! Meu nome é Anna Beatriz e queria uma ajuda sua! Beijos! Anna Beatriz Amaral (annabeatriz@hotmail.com)