sábado, 31 de outubro de 2009

Desintoxicação


Para evitar o acúmulo de toxinas armazenadas, o Ayurveda recomenda um programa de desintoxicação conhecido como panchakarma, que inclui uma dieta e tratamentos com massagens, sauna e processos mais delicados (basti, purgações,...) para liberar as toxinas do aparelho digestivo ou das vias respiratórias.


Mas pode-se também fazer uma desintoxicação suave e mais "rápida" em casa.


Se seu dosha é do tipo Kapha , você pode fazer um jejum somente com líquidos, uma vez por semana. Se você é um tipo Pitta, pode fazer um dia de desintoxicação a cada mês. Em geral, aqueles que são predominantemente Vata têm mais problemas em permanecer sem comida, e o jejum só é recomendado se for supervisionado por um profissional.


É melhor escolher um período em que seja fácil de seguir de forma pacífica as orientações e permitir-se sair da rotina. Quando se estiver passando por um período de estresse, muito trabalho, tristeza, depressão não é recomendado fazer nenhum tipo de jejum.

A regra mais importante é começar de forma gradual o jejum e voltar a comer lentamente para o corpo se habituar novamente aos alimentos sólidos.

Outros fatores importantes que devem ser levados em conta durante um jejum:

Ter uma noite de sono completa
Evitar todo tipo de estimulação (Tv, rádio, jornais, internet). Descansar
Beber água morna durante todo o dia

Tomar chás picantes para ajudar a "queimar" as toxinas.

As pessoas do tipos Vata têm dificuldade de manter a energia do corpo estável, têm baixo peso e são muito ativos. Por isso, o jejum deve ser feito com precaução e deve conter sempre algum alimento, como arroz, feijão moyashi ou kichari.


Os tipos Pitta são bons em gestão de energia, para equilibrar o peso.Eles se beneficiam de um jejum de um a três dias e pode ser feito apenas com uma fruta apropriada ou sucos de vegetais.


As pessoas Kapha armazenam muita energia, tendem ao excesso de peso e têm uma tendência a ser demasiado estático.Eles podem tolerar jejuns mais longos e se beneficiar muito. O jejum pode ser leve, apenas com chá picantes ou água morna.


Saúde e conhecimento.

Um comentário:

Catarine Helena disse...

Adorei as dicas. stoiu sempre acompanhando seu blog.
Estou ansiosa em ler seus relatos da Índia.
um abraço
Catarine