
Para evitar o acúmulo de toxinas armazenadas, o Ayurveda recomenda um programa de desintoxicação conhecido como panchakarma, que inclui uma dieta e tratamentos com massagens, sauna e processos mais delicados (basti, purgações,...) para liberar as toxinas do aparelho digestivo ou das vias respiratórias.
Mas pode-se também fazer uma desintoxicação suave e mais "rápida" em casa.
Se seu dosha é do tipo Kapha , você pode fazer um jejum somente com líquidos, uma vez por semana. Se você é um tipo Pitta, pode fazer um dia de desintoxicação a cada mês. Em geral, aqueles que são predominantemente Vata têm mais problemas em permanecer sem comida, e o jejum só é recomendado se for supervisionado por um profissional.
É melhor escolher um período em que seja fácil de seguir de forma pacífica as orientações e permitir-se sair da rotina. Quando se estiver passando por um período de estresse, muito trabalho, tristeza, depressão não é recomendado fazer nenhum tipo de jejum.
A regra mais importante é começar de forma gradual o jejum e voltar a comer lentamente para o corpo se habituar novamente aos alimentos sólidos.
Outros fatores importantes que devem ser levados em conta durante um jejum:
Ter uma noite de sono completa
Evitar todo tipo de estimulação (Tv, rádio, jornais, internet). Descansar
Beber água morna durante todo o dia
Tomar chás picantes para ajudar a "queimar" as toxinas.
As pessoas do tipos Vata têm dificuldade de manter a energia do corpo estável, têm baixo peso e são muito ativos. Por isso, o jejum deve ser feito com precaução e deve conter sempre algum alimento,
Os tipos Pitta são bons em gestão de energia, para equilibrar o peso.Eles se beneficiam de um jejum de um a três dias e pode ser feito apenas com uma fruta apropriada ou sucos de vegetais.
As pessoas Kapha armazenam muita energia, tendem ao excesso de peso e têm uma tendência a ser demasiado estático.Eles podem tolerar jejuns mais longos e se beneficiar muito. O jejum pode ser leve, apenas com chá picantes ou água morna.
Saúde e conhecimento.
Um comentário:
Adorei as dicas. stoiu sempre acompanhando seu blog.
Estou ansiosa em ler seus relatos da Índia.
um abraço
Catarine
Postar um comentário