domingo, 29 de novembro de 2009

Cúrcuma : Ouro em pó para saúde e prevenção do câncer

Primeiramente, gostaria de agradecer os comentários e os inúmeros e-mails que tenho recebido. Fico muito feliz em saber que há tanta gente interessada em melhorar a qualidade de vida, adquirir mais saúde e acompanhar minha jornada aqui na Índia.

Muito conhecimento está sendo adquirido... uma experiência fantástica. Segredos milenares de saúde vão sendo desvelados a cada dia.

O alimento ingerido define nossa vida, nossa saúde, nossas doenças, nosso futuro.

Cada alimento, ervas, temperos possui propriedades que podem previnir, curar os gerar doenças.

Uma especiaria muito utilizada na culinária ayurvédica e que hoje está sendo estudada e recomendada pela medicina alopática é a cúrcuma. Também conhecida como açafrão-da-terra, gengibre-dourado, mangarataia e batatinha-amarela.

É comercializado em todo o Brasil, em qualquer supermercado é possível encontrar o açafrão-da-terra. Exposto junto aos demais temperos como orégano, salsa desidratada, pimenta.

É uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.


O que a medicina alopática está descobrindo hoje através de intensas pesquisas e bom resultados, o Ayurveda já sabia e indicava. Esta raiz amarelada tem uma poderosa substância chamada curcumina que atua no nosso organismo.

É muito benéfica no tratamento de artrites e doenças auto-imunes. É coadjuvante nos casos de bronquite, asma brônquica, sinusite e rinite. Auxilia no tratamento dos eczemas, urticárias e acne. Também é uma opção no tratamento do diabetes mellitus, da obesidade e nos excessos do colesterol ruim.

É descrito como um digestivo, aumenta o fogo digestivo e hepatoprotetor. E tem um grande poder no tratamento e prevenção de tumores e cânceres, principalmente, nos casos de melanoma.. Externamente é indicado como anti-séptico e cicatrizante em úlceras, eczemas, lavagens vaginais e oftálmicas. Reduz Kapha e Vata.

Portanto, o Ayurveda aconselha a ingestão diária desta especiaria. Uma colher de chá, adicionada no preparo dos alimentos, ajuda a previnir as doenças (principalmente o câncer de mama e melanoma) e trazer mais saúde e equilibrio ao nosso organismo.

Paz e saúde a todos.

9 comentários:

Márcia Gomes da Silva disse...

Adorei essa informaçao vou procurar aqui para mãe por causa da artrite dela senão encontrar te falo para encomendar...Grande bju sds
falo em ti sempre para minha prof de yoga aqui em Noronha..quem sabe da proxima vez conseguimos que tu venhas aqui para fazer uma palestra..bjus

alquimia da lua disse...

Namastê minha querida!
Sua missão na Índia é um grande privilégio do Universo.Maior ainda por você compartilhar tudo que aprende conosco. Seu blog é meu favorito e tenho aplicado diariamente os conhecimentos que repassas.Que os deuses e deusas te acompanhem sempre e cada dia mais.
Grande abraço cheinho de energia para você.

Shanti Ommm...

Alexandra Almeida disse...

Olá Laura.Continuo a seguir o seu blog que é um ponto de referência para mim e onde aprendo muito.Fico muito feliz por estar a correr tudo bem consigo pois embora não a conheça pessoalmente admiro-a muito e nutro um grande carinho por si.Aqui em Portugal existe o açafrão.Será a mesma coisa?Namastê.

Alexandra Almeida disse...

Olá Laura.Continuo a seguir o seu blog que é um ponto de referência para mim e onde aprendo muito.Fico muito feliz por estar a correr tudo bem consigo pois embora não a conheça pessoalmente admiro-a muito e nutro um grande carinho por si.Aqui em Portugal existe o açafrão.Será a mesma coisa?Namastê.

Ponto Arquitetura disse...

Parabéns pelo blog! (e pelo belo caminho que vejo que segues!) Já está entre os favoritos!

Laura Pires disse...

Obrigada pelos comentários. Fico feliz que tenham gostado das informações... sempre trarei novidades.
Abraços.

godinho disse...

estou consultando seu blog,porque tenho um sobrinho com cancer cerebral(glioblastoma),e agradeço
pela informação contida no seu blog.

Anônimo disse...

Olá,

Adorei o blog! Gostaria de saber se a cúrcuma perde as propriedades se for aquecida, como por exemplo colocar enquanto preparo alimento...

Grata,
Vanessa

laviniamartins disse...

Oi Laura,

Também gostaria de saber se a curcuma é melhor comer crua ou cozida?
Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e gratidão por compartilhar conosco todas essas informações preciosas!

Beijos, Lavínia

PS: talvez você não se lembre de mim, falei com você após a sua apresentação no Grupo de Estudos da Expansão da Consciência em SP, espero poder fazer seu curso de culinária na próxima turma no ano que vem!