sábado, 7 de novembro de 2009

Gravidez e yoga


Outro fator muito importante para uma boa gestação é a prática regular de yoga, pranayamas e meditação antes da concepção e durante a gravidez.

As mulheres que têm uma prática regular de ásanas possuem mais flexibilidade e condicionamento físico. Aquelas que praticam pranayamas estão mais carregadas de energia e vitalidade, e as que meditam possuem mais serenidade e calma, todos comportamentos essenciais para uma gestante.

Mas é importante que se a gestante nunca praticou yoga ou fez durante pouco tempo antes das concepção, o ideal é procurar um instrutor de yoga muito experiente, aulas de yoga pré-natal ou então não pratique nenhuma modalidade nos três primeiros meses com qualquer professor. Aquelas que já tem uma prática regular de yoga podem manter o mesmo ritmo, mas com algumas modificações, executando certos ásanas com cautela, já que no primeiro trimestre o bebê está se formando e o risco de aborto é maior.

Você pode pensar que conhece a si mesmo e o que seu corpo pode fazer, mas neste momento terá realmente que entrar em sintonia e respeitar os sinais que seu corpo lhe dá. Tomando atitudes que melhor respeitem seu corpo, você terá uma melhorar preparação para o parto. Não exija demais de si mesmo. Você não quer ficar com excesso de cansaço. Não é uma maratona, mas uma maneira de preparar o seu corpo para a uma melhor gestação.

No decorrer da gravidez a yoga auxilia a futura mãe a criar um vínculo com o filho ainda no ventre, assim como ajuda a lidar melhor com todas as mudanças físicas, psicológicas que acontecem durante a gestação.

Dores na lombar, nas articulações, respiração ofegante e curta, enjoos, inchaços e alterações de humor podem ser amenizados com a prática regular de yoga e ainda trazer mais saúde para a mãe e o bebê.

Saúde e paz a todos

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