quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Gravidez - Preparação e concepção


As imagens de mulheres grávidas, mães com bebês recém-nascidos transparecem abundância, fertilidade, amor e felicidade. O símbolo maternal da consciência da criação, desenvolvimento e propagação da vida na Terra.

A gravidez é uma vivência completa, uma condição especial, é o momento de gerar vida. É de extrema importância que os casais que optarem por esta experiência estejam conscientes e em completa
saúde e harmonia.

O Ayurveda vê a gravidez e o nascimento como um processo de profunda criatividade, transformação e deve ser baseado e preparado com dedicação, atitudes e hábitos de saúde e tranquilidade. Não só durante a gravidez em si, mas também, deve-se ter os devidos cuidados antes da concepção e durante todo o período pós-natal.

Os resultados positivos desta abordagem milenar são ideais para a saúde física, mental e emocional tanto da mãe como da criança. O Ayurveda dá grande importância à preparação de ambos os parceiros antes da concepção, de modo que o esperma e os óvulos sejam de ótima qualidade e que o corpo da mulher esteja saudável e preparado para gerar uma vida.

Antes de conceber, os casais devem preparar-se mentalmente e fisicamente para tornarem-se pais. Tanto o homem como a mulher devem se submeter à desintoxicação (Panchakarma) e consumir determinados medicamentos e alimentos afrodisíacos. Isto aumenta e melhora a qualidade e quantidade de espermatozóides e óvulos. Além disso, gera mais vigor e vitalidade aos casais.

Outras orientações devem ser seguidas logo nos quatro primeiros dias da menstruação. Nestes dias a mulher fica proibida de ter relações sexuais, não deve tomar banhos de imersão, deve ter um sono tranquilo e reparador, beber leite com cevada, ter bons pensamentos e evitar momentos de estresse.

As relações sexuais devem começar no 8° dia do ciclo menstrual até o 16° dia. A fim de ter um filho do sexo masculino ou feminino, a cultura védica recomenda em muitos textos e baseada nas experiências, que contando a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, a relação sexual nos dias 8, 10, 12,14 e 16 é auspiciosa para gerar uma criança do sexo masculino e os dias 9, 11, 13 e 15 são recomendados para crianças do sexo feminino. Muitos casais praticam este método no sul da Índia.

Além disso, outros ritos como cantos de mantras, preparação de ambiente com aromas e flores permeiam as orientações para uma boa concepção.

Uma vez grávidas, novas orientações apoiam a mulher não só fisicamente, mas também mentalmente e emocionalmente, para que ela possa passar por todas as mudanças de forma tranquila e pacífica. Estas descreverei nos próximos posts.

Paz e saúde a todos.

2 comentários:

Camila disse...

Muito bom. Podia fazer uns posts sobre infertilidade e falta de desejo sexual das mulheres depois dos 40.

obrigada
Camila

my penis size disse...

foto Hermoza, eu amo o que parece uma mulher grávida é uma coisa sublime milagre