domingo, 6 de dezembro de 2009

Açafrão-da-terra (curcuma longa) e Açafrão (Crocus sativus)

Os nomes são bastantes similiares mais estas especiarias são bastante diferentes. No penúltimo post falei especificamente do Açafrão-da-terra (curcuma longa) e sua poderosas propriedades medicinais.




Gostaria de esclarecer que o açafrão-da-terra que em inglês se chama Turmeric e em hindi Haridra ou Haldi é da família do gengibre com folhas largas e flores alaranjadas. O pó comercializado e utilizado é extraído desta raiz da foto acima.




Já o verdadeiro Açafrão (Crocus sativus), Saffron ou Keshar são os pistilos ou estigmas de uma flor de cor violeta, originária do Oriente, cultivada na Espanha e no Paquistão e na Cachimira (Índia). O açafrão tem um preço elevado devido às dificuldades no cultivo.

É a especiaria mais cara do mundo, pois são necessárias 150 mil flores para se obter 1 kg do produto. De forte aroma, sabor amargo e coloração vermelho-alaranjada. Possui propriedades afrodisíacas, emenagogas (regulador do fluxo menstrual) e ainda melhora a circulação sanguínea.

Paz e conhecimento a todos

2 comentários:

Anônimo disse...

PRECISO MUITO DE CONSEGUIR UMA MUDA OU SEMENTE DE AÇAFRÃO DA TERRA E DE BIRIBIRI. ALGUÉM PODERIA ME INDICAR UM LUGAR EM QUALQUER PARTE DO PAÍS QUE TENHA ESSAS SEMENTES/MUDAS?

reginamares@correios.com.br

Caio disse...

A Curcuma é realmente magnífica!