
Cominho, açafrão-da-terra, cravo, canela, gengibre, pimenta do reino, coentro, urucum, manjeriacão, todas essas especiarias são conhecidas pela população brasileira.
Quando fala-se em culinária ayurvédica indiana logo muitos imaginam que é necessário mudar completamente os hábitos alimentares e os produtos consumidos.
Alguns dizem que é caro ter alimentação saudável, outros que os produtos naturais são importados...mas estas desculpas, pelo menos para nós brasileiros é inaceitável.
Praticamente todas as ervas e especiarias que existem aqui na Índia são facilmente encontradas nas feiras livres e supermercados do Brasil. Com um olhar mais atento e focado em descobrir novos produtos (não aqueles das propagandas da TV) todos terão grandes suspresas.
O Ayurveda utiliza os alimentos para tratar e previnir doenças. Aproveita as propriedades medicinais que a própria natureza nos oferece. São hábitos e receitas simples que podem mudar nossas vidas.
Nossa cultura brasileira está cheia de conhecimento de saúde natural. Um chazinho de erva-doce para acalmar as cólicas do bebê, um chá de boldo para aliviar a indigestão, caldo de ameixa seca para acabar com a constipação.
Uma série de procedimentos simples e naturais... Isso é saúde, é Ayurveda, é bem-estar, é bem-viver.
Paz e conhecimento a todos
Um comentário:
Olá Laura!
Obrigada por gostar das minhas intermináveis dúvidas!
Fiquei impressionada com as inúmeras formas de ingestão de metais por nosso organismo, desde tinturas para cabelo até a panela em que fazemos nossas refeições...
Existe alguma orientação da Ayurveda para eliminarmos os metais e as toxinas geradas pela sua ingestão contínua?
Muita luz na sua caminhada.
Abraços, Cris/RJ.
Postar um comentário