quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Panchakarma no Kerala


Depois de alguns dias de mudança, tudo estabilizado novamente. Saímos de Pune e viemos para o Kerala. Nosso período em Pune foi bastante enriquecedor, apesar de tanta poluição e da água contaminada. Jamais presenciei situação igual. Fumaça o dia inteiro... Inúmeras indústrias, carros, ônibus e muita queima de lixo pela cidade. Já estava sentindo o corpo ficar saturado...

Agora ar puro e muito calor. Aqui é inverno, mas no Sul da Índia a temperatura mínima fica em torno de 25°C e a máxima de 35°C nesta época do ano. Algumas modificações estão ocorrendo devido o aquecimento global...o mundo todo está sofrendo as alterações, mas aqui há uma grande preocupação, já que as mudanças estão bastante visíveis e constantes... há chuva esporádica no final do dia, e isto é um evento inédito para esta região. As chuvas só apareciam na época das monsões.

Comecei ontem mais um Panchakarma...ficarei aqui no Hospital, a princípio, cerca de 30 dias.
Reencontrar os pacientes do ano passado, rever os amigos, enfermeiras e médicos...nem parece que saímos daqui... A diferença é que este ano o hospital está super lotado... não há nenhum quarto vago...há pacientes até nos hotéis da cidade esperando por uma vaga. Perfeito!!! Milhares de pessoas se beneficiando, curando suas doenças, tendo melhoras surpreendentes...

Fiquei muito feliz em rever uma paciente, Maya, de apenas 9 anos. Ela tem deficiência neuro-motora. No ano passado, Maya, ficava quase que todo tempo deitada, e quando colocavam-na sentada, ficava toda amarrada, pois não tinha estabilidade na coluna e sua cabeça ficava caída para um dos lados.

Após o panchakarma e remédios ayurvédicos por um ano, ela retornou... as melhoras são muito visíveis. Já permanece sentada por um certo tempo, com a coluna mais ereta e consegue dar alguns passos sendo amparada pelos pais... todos muito felizes, e mais uma vez concentrados e engajados com o tratamento e orientações dadas pelos médicos ayurvédicos.

Paz e saúde a todos...

4 comentários:

Aureo disse...

Oi Laura,como vai? Hoje consegui me atualizar com seu maravilhoso blog! desde seu acidente na Praia. Quanta coisa aconteceu,hein?! Fico muito feliz por vcs. Feliz Natal e um ano novo muito próspero e Sorridente para vcs 03. Namastê geral!!!!!!!!!!

Cristina disse...

Querida Laura, é maravilhoso saber das benesses da Ayurveda por seu intermédio!
Quando tiver um tempo, veja na Internet a "novidade" (só para os consumidores) sobre os iorgutes da Activia e seus Dans Regularis que são extraídos de fezes humanas. Estou chocada até hoje...
Um grande abraço
Cris/RJ

Laura Pires disse...

Olá Aureo. Fico feliz que estejas acompanhando o blog. Estamos bem. Um grande bj e muita saúde para vc e toda a família no próximo ano.

Laura Pires disse...

OI Cris...
Que bom que gostou...vou procurar a informação do iogurte. Abraços e obrigada.