terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Poderoso Alho


Em sânscrito, alho é comumente chamado de Rasona, e em inglês Garlic. É uma especiaria conhecida e utilizada em todo o mundo. O nome botânico é Allium sativum Linn.

Não só como medicamento, mas na culinária ele é largamente utilizado. No Brasil, a grande maioria das pessoas, utiliza o alho em muitas receitas: feijão, arroz, carnes e molhos. Muitos nem sabem, mas sua utilização em determinadas preparações é essencial e importante para evitar problemas de saúde.

OAyurveda recomenda a ingestão de alho e salienta muitas propriedades terapêuticas. No ocidente, as medicinas alopática, homeopática, natural e o senso comum também reconhecem muitas vantagens e benefícios para saúde e cura de doenças através da ingestão de alho.

Existem aproximadamente 45 espécies de alho, segundo o Ayurveda, variam de acordo com as condições geográficas de cada lugar, e podem apresentar váriações de cor, odor, tamanho e sabor.

Os textos clássicos védicos mencionam alguns cuidados no consumo desta especiaria, salientando algumas restrições. Aqueles que buscam um caminho espiritual, engajados em suas práticas são proibidos de consumir alho. Praticantes de yoga também recebem orientações para não utilizá-lo na comida, porque é um estimulante da paixão, das emoções e tem propriedades afrodisíacas, opostas ao caminho yóguico e espiritual.

Como medicamento, é sabido que tem ações estimulantes, expectorante, desinfetante, anti-reumático. É efetivo para bronquites e asma. É um poderoso rejuvenecedor e pacificador de Vata. Diminui os gases intestinais e estomacais. Com potência (Virya) quente deve ser utilizado com muita cautela pelas pessoas Pitta, e somente como medicamento, em situações específicas e temporárias.

Há também excelentes efeitos na redução dos níveis de colesterol e na regularização da pressão arterial, quando esta está em taxas elevadas.

É efetivo no combate a bactérias, vírus, infecções. Dimunui febre crônica, auxilia no tratamento de doenças do sistema nervoso, anorexia, fraturas, malaria, turbelculose, etc.

Com a proposta de rejuvenescimento e cura de simples e outras ditas incuráveis doenças, o Ayurveda possui muitas referências de vários tipos de preparações que combinam o alho à outras ervas e especiarias.

As preparações podem ser feitas como sucos, pó, pastas, decocções, óleos medicados, colírios, ghee medicados, misturas alcoólicas, comprimidos, etc...
São muitas as possibilidades e tudo varia de acordo com o tipo de doença e o dosha da pessoa.

Paz e saúde a todos

2 comentários:

Cristina disse...

Querida Laura
Agradeço pela oportunidade que me foi proporcionada através de você de acreditar na cura, tanto do corpo como do espírito.
Conhecer sua história no início me causou vergonha: por minha inércia, por desídia, por preguiça, pela falta de entrega...
Sejam quais forem os caminhos traçados por Deus para sua vida, acredito que tudo já se iniciou.
Sua história me ajudou a não desistir, a crer, a buscar, a não me entregar...
Feliz Ano Novo!
Parabéns pela vida, vida em abundância!
Cris/RJ

Laura Pires disse...

Oi Cris.
Obrigada por todo carinho.
Espero um dia nos conhecermos. Que seu ano de 2010 seja repleto de bons momentos, com muita saúde e felicidade.
Um grande bj