quarta-feira, 29 de abril de 2009

Frutas oleaginosas - Parte II


Vou continuar hoje a falar sobre os benefícios das frutas oleaginosas para a nossa saúde segundo o Ayurveda. O consumo diário é muito importante para que possamos nos beneficiar de cada uma de suas propriedades.
Aqueles que são vegetarianos devem dar uma atenção especial para as sementes e castanhas em geral, pois ajudam a suprimir eventuais deficits de vitaminas e proteínas que antes eram absorvidos pelo consumo de carne.

Pistache

Ajuda a previnir a anemia, afrodisíaco e ajuda na absorção de cálcio.
É rico em potássio, fósforo e magnésio.
Auxilia a sedar e tonificar o organismo e ainda é muito benéfico para condições de debilidades e fraquezas. Além de ser extremamente saboroso.
No Brasil é pouco consumido, mas é fácil encontrar em supermecados, junto com as demais castanhas ou frutas cristalizadas.

Nozes

Ajudam a acalmar o sistma nervoso e tem função levemente laxativa. Ainda auxilia na produção de tecidos reprodutores.
São ricas em potássio, vitamina A e também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como o ômega-3 e os polifenóis, ajudando a reduzir o colesterol.
As nozes, por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia.
Avelã
A Avelã tem um sabor doce e é muito nutritiva. É muito indicada para fortalecer o funcionamento do estômago. Ajuda no fortalecimento de ossos por ser rica em potássio, cálcio e vitamina E.
É uma excelente fonte de energia para pessoas com fadiga crônica.
A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate.
Seu consumo diário, ajuda também a combater o envelhecimento e reforçar a imunidade.
Boa saúde a todos...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Apenas observar...


Estou lendo um livro de J. Krishnamurti, intitulado: " Krishnamurti para principiantes" .

Selecionei alguns trechos que trascreverei para vocês conhecerem um pouco mais das grandes palavras deste homem e talvez se interessar em aprofundar mais sua leitura com textos fortes, reveladores e desconcertantes para a nossa mente e ego.

" O que é autoconhecimento, e como posso adquiri-lo? Qual é o ponto de partida?"

Krishnamurti: " Agora, por favor escutem atentamente porque vocês têm ideias incríveis sobre o autoconhecimento - que para ter autoconhecimento deve-se praticar, deve-se meditar, deve-se fazer todo tipo de coisas. É muito simples. No autoconhecimento o primeiro passo é o último passo, o começo é o fim.

O primeiro passo é o que importa, pois o autoconhecimento não é alguma coisa que se possa aprender de outra pessoa. Ninguém pode ensinar a vocês o autoconhecimento, vocês têm que descobrir por si mesmo; de ser uma descoberta própria e essa descoberta é algo extraordinário, imaginário; ela é muito simples.

Afinal de contas, conhecer a si mesmo é observar o seu comportamento, suas palavras, o que faz suas relações cotidianas, isso é tudo.

Comecem a fazer isso e verão como é extraordinariamente difícil estar atento, apenas observar o seu tipo de comportamento, as palavras que utilizam com seu empregado, com seu chefe, a atitude que têm em relação às pessoas, às ideias e às coisas.

Apenas observem seus pensamentos, seus motivos no espelho da relação e verão no instante em que observam, vocês querem corrigir.

Enquanto que, se vocês simplesmente observarem nesse espelho sua atitude com relação às pessoas, às ideias e às coisas, se apenas verem o fato sem julgamento, sem condenação ou aceitação, então descobrirão que essa mesma percepção tem sua própria ação. Esse é o começo do autoconhecimento.

O que importa é estar consciente de si mesmo e manter-se atento, sem armazenar, pois no momento em que vocês acumulam, a partir desse centro vocês julgam.

O autoconhecimento não é um processo de acumulação; é um processo de descobrimento de momento a momento na vida ".

Paz e conhecimento a todos...

sábado, 25 de abril de 2009

Circuito Vênus - Etapa Rio de Janeiro


O circuito Vênus, um evento reservado às mulheres, está acontecendo na Marina da Glória no Rio de Janeiro.

O ponto máximo do evento é uma grande corrida só para mulheres no Aterro do Flamengo.
Entre várias atividades, o yoga está sendo divulgado através de referências nacionais da técnica como Débora Weinberg e Kalidas Nuyken.

Também foi disponibilizado para as corredoras sessões de massagem, reflexologia, cuidados com a pele, os pés e unhas.

Para os que visitam o espaço a paisagem é um alento aos olhos e uma inspiração ao coração.
Maiores informações: www.circuitovenus.com.br/

Boa corrida a todas.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Frutas oleaginosas e o Ayurveda - Parte I


A medicina indiana considera as frutas oleaginosas como reparadoras, nutritivas e quentes na sua ação. Define-as ainda como doces, ricas em óleo saudável, com excepção do coco e dos damascos secos , que ainda são doces e pesados, mas secos.
O consumo das sementes e castanhas é menos recomendado para os doshas Kapha e Pitta. A castanha do Pará, macadanias, amendoim, pecan, pinoli, pistache e nozes são bons exemplos. A maioria dos frutos de casca rija, sendo pesados e oleosos em suas características, são melhores digeridos e indicados para as pessoas de dosha Vata.
Como muitos outros alimentos, as frutas oleaginosas são tidas como medicamentos para a nossa saúde. Encontramos uma série de minerais, proteínas, vitaminas em cada uma delas. Algumas tem função laxativa, outras afrodisíacas, restaurativas, nutritivas, tonificantes para o organismo.
Selecionei algumas delas com suas principais características e funções para a medicina ayurvédica.

Castanha do Pará
Tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. possui um sabor doce, excelente para acalmar o dosha Vata. É indicada para desnutrição, anemia, fortalece o cérebro, ajuda a aumentar a produção de leite materno e ainda promove o cresimento das crianças. São muito eficazes para aliviar a constipação intestinal.
Além de se rica em mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde.

Amêndoas
As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e um grande tônico nervino. Várias receitas ayurvédicas como o leite de amêndoas são muito eficazes para estimular as funções do trato digestivo e melhorar a absorção dos alimentos, trazendo então benefícios, principalmente, para quem sofre de fadiga muscular.
A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental.
É rica em potássio, fósforo, fibras e os minerais que podem regular o metabolismo do cálcio.


Castanha de Caju

A castanha, fruto verdadeiro do cajueiro, é bastante apreciada no Brasil e no exterior. É rica em potássio, magnésio, vitamina A, sódio, bem como vários tipos de aminoácidos que desempenham importante papel no combate as doenças cardíacas, pois tendem a alargar as artérias e diminuir a pressão sanguínea, evitando assim ataques cardíacos fatais.

Seu consumo diário ajuda a limpar as vias respiratórias, e a construir "pele nova" para a recuperação de ferimentos e doenças de pele É ainda considerada afrodisíaca.

Bom apetite e saúde a todos.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Azeite e Ayurveda


O uso de óleo na alimentação é primordial na visão ayurvédica porque controla o excesso do dosha Vata. Os óleos aumentam o dosha Kapha e são essenciais para o metabolismo adequado de certas substâncias em nossa digestão e assimilação. O uso de óleos vegetais é absolutamente essencial para ter uma pele saudável e bonita.

A qualidade, a quantidade, o tipo de óleo e maneira de como utilizar cada um deles influencia na boa saúde e na melhor absorção dos nutrientes e substâncias presentes em sua composição.

Um dos óleos mais consumidos no Brasil, é o Azeite de OLIVA extra virgem. Muitas
reportagens afirmam que o país está entre os 10 maiores consumidores de azeite.

Para o Ayurveda o Azeite de oliva é considerado um óleo refrescante, pois resfria os orgãos e a temperatura do corpo, excelente para as pessoas Pitta, ou seja, que sentem mais calor, são mais irritavéis, apresentam mais problemas de pele, etc....

É considerado um dos melhores óleos para aliviar pedras da vesícula e descongestionar o sitema biliar. Ótimo para melhorar a pele e os cabelos como problemas de queda e falta de brilho. A aplicação local do azeite com óleo essencial de alecrim deixa o cabelo visivilmente mais bonito e brilhoso.

Além disso, tem propriedades anti-sépticas e estimulantes, quando misturado as ervas para cada problema específico.

Na dieta ayurvédica o consumo do Azeite de Oliva extra-virgem é muito indicado, desde que não seja utilizado para frituras, pois a certa temperatura suas propriedades medicinais começam a ser alteradas, assim como o sabor e o aroma.

Uma dica de onde comprar excelentes Azeites extra-virgem e de ótima e confiavél qualidade é no OLIVIERS & CO. Eles possuem uma carta selecionada de azeites originários de países com grande tradição no cultivo de oliveiras tais como Itália, França, Turquia, Espanha, Portugal, etc...
Um dos destaques são os azeites extra virgem prensados com frutas ou ervas, ótimos para saboriar com doces.

Para quem está no Rio de janeiro é possível encontra-los no Shopping Fashion Mall e em São Paulo no bairro Jardins.
Mais informações no site: http://www.oliviers-co.com/

Saúde a todos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Yoga do Riso





Selecionei este vídeo do Youtube para mostrar mais um grande benefício que os estudos anscestrais da Índia vem contribuindo para o bem estar e a saúde das pessoas em vários locais do planeta.

A Yoga do Riso, que antes era desconhecida no Ocidente, agora é objeto de estudo nos meios científicos, e para estes tem se mostrado muito eficaz na preveção e cura de doenças.
O que antes era tido apenas como uma terapia alternativa, hoje já é discutido na comunidade médica científica como algo complementar e que pode ajudar e muito na evolução positiva dos pacientes.

Na reportagem do “ Globo on-line”, do dia 17/04/09 encontrei uma reportagem sobre os benefícios do riso. Segue então um fragmento:
“ O pesquisador Lee Berk, psiconeuroimunologista da Loma Linda University, na Califórnia, que coordenou o estudo, afirma não há dúvidas de que há uma relação estreita entre o bem-estar emocional e a saúde física.
A conclusão do médico é que rir e dedicar alguns minutos do dia a atividades divertidas ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares associadas ao diabetes, e desaceleram a evolução da síndrome metabólica.
Os melhores médicos sabem que existe uma ligação intrínseca entre as emoções positivas, o otimismo e a esperança, e a melhora do quadro das doenças. As escolhas que fazemos no dia-a-dia têm impacto em como lidamos com a saúde e com a doença, e algumas medidas realmente podem nos ajudar na prevenção e no tratamento de certos distúrbios - explica Berk” .


Para o Dr. Madan Katana, fundador do Clube do Riso na Índia, rir é para muitos médicos na Índia a melhor medicina.

Conta ainda que vários grupos de pessoas se reúnem todas as manhãs apenas para rir.

Rir ajuda a melhorar a saúde, anula efeitos negativos do estresse e melhora o funcionamento do sistema imunológico. E apenas 20 minutos de risada por dia, fazem você se sentir fresco pelo resto do dia.

E agora? Vamos rir mais??

Paz e saúde a todos...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Inspiração Índia



O mundo está se rendendo aos encantos da Índia.
Nas roupas, nos acessórios, objetos de decoração e até em maquiagens há uma inspiração nas cores, aromas, formas, sabores e riquezas do país dos marajás.
A nova coleção Outono - Inverno da Lancôme é um exemplo disso.

A Coleção Ônyx Splendor celebra as cores, formatos e texturas indianas: o preto profundo do ônyx, o brilho do dourado e os marrons radiantes fundem-se em uma seda suntuosa. Ônyx Splendor é uma coleção que irradia sensualidade e evoca uma nova feminilidade, mais marcante, profunda e sedutora.

Lotus Splendor. A flor de lótus personifica beleza e a feminilidade. Ao ser aberta, ela revela três pétalas coloridas: um duo de sombras, um duo para os lábios e dois espelhos alongados.

Sunny Manorama. Revive uma autêntica cena mítica da lenda indiana do elefante, símbolo de força e sorte. Este delicado pó compacto possui três tons, bronze, rosa claro e um laranja vívido, que permitem a criação de um brilho radiante na pele.

Agora só faltam as grandes marcas se renderem às bases naturais do ayurveda. Além de permitirem uma maquiagem perfeita trazer os benefícios e os cuidados com as substâncias que podem melhoram ainda mais a saúde e a pele de quem as utiliza.

Paz e conhecimento a todos...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Mente Humana e a Metáfora


Muitos teóricos afirmam que a teoria sobre a mente humana mais antiga da qual possuímos conhecimento histórico foi estabelecida a milênios, na tradição oral indiana conhecida como Mahabharata .

No Bhagavad Gita, é descrito que a mente não é o cerne da personalidade humana mas apenas um instrumento desta última, que como algo maior a domina.

O “eu" (atman ou alma) é o elemento que dá ao homem sua identidade, enquanto a mente, elo de ligação entre a alma e o mundo físico e material, é iludida pelos órgãos sensoriais, impedindo a alma de expressar livremente seu conhecimento mais puro e inato.
Na Índia a metáfora da carruagem é utilizada para perpassar este conhecimento e exemplificar o que acontece com nossa mente.

"O ser humano é como uma carruagem puxada por cinco cavalos. Os cavalos são nossos sentidos, a carruagem nosso corpo, o cocheiro nossa mente que controla a força dos sentidos para irmos na direção que o passageiro, nosso espírito e dono da carruagem, deseja. Se deixarmos os cavalos sem controle eles poderão ir a destinos que não nos interessa e a carruagem, nosso corpo, sofrerá na viagem".
Se a inteligência é bem treinada ao autoconhecimento e discernimento, ela estará apta para controlar os cavalos dos sentidos, através da ajuda da prática espiritual e do desapego, as duas rédeas da mente.

O cocheiro deve manter as rédeas o tempo todo sob seu controle; de outra maneira, os cavalos dos sentidos irão conduzi-lo para dentro infelicidade e dos caminhos permiciosos da vida.

Um único momento de descuido conduz à queda do caminho verdadeiro.
E pelo uso da ponte da meditação, e do repetir silencioso do canto de mantras, ou técnicas tranqüilizam as ondas da mente, alcança-se a o ponto de equilíbrio.

Aqueles que não podem controlar os sentidos não estarão aptos para alcançar a auto-realização, a tranquilidade do corpo, da mente e da alma.

Paz e saúde a todos

terça-feira, 14 de abril de 2009

Cuidados com a pele - Parte 3


Neste post de hoje vou finalizar o assunto dos cuidados da pele segundo o Ayurveda. É claro que existem recomendações mais específicas, mas que devem ser indicadas para cada pessoa em particular...Mesmo assim, selecionei alguns importantes hábitos que podem ser seguidos para melhorar e previnir problemas de pele Vata, Pitta e Kapha.
Qualquer dúvida que tiverem em relação as dicas, podem fazer seus comentários que responderei com muito prazer...



Pele Vata

Para a pele Vata permanecer jovem, é necessário cuidados com os produtos utilizados, pois estes devem ser muito nutritivos. Devem incluir em suas fórmulas alguns óleos essenciais ou ervas em combinação, que ajudam a nutrir a pele e hidratá-la, caso contrário, tornará a pele Vata mais suscetível a rugas e envelhecimento prematuro.

Dormir cedo, comer refeições regulares, e seguindo uma rotina diária constante são componentes essenciais para cuidar da pele Vata.
Procurar ingerir alimentos com sabores doces, amargos e salgados auxiliam a equilibrar o Vata , como leite, grãos inteiros, folhas verdes e legumes na sua dieta, assim como frutos suculentos que ajudam a limpar o corpo por dentro e proporcionar hidratação. Beber água morna tabém ajuda na hidratação da pele Vata.
Incluir na dieta, gordura saudável, como Ghee (manteiga clarificada) ou azeite extra-virgem (sem esquentar no fogo) para aumentar a lubrificação.
Fazer regularmente uma auto-massagem, com óleo de gergelim morno é excelente para a manutenção da pele lubrificada.
Ter um sono reparador , e fazer práticas de yoga e meditação que ajudam no descanso do corpo e da mente.


Pele Pitta

O tipo de pele Pitta necessita, principalmente, ser resfriada.
Deve- se usar produtos que ajudem a proteger a pele do sol. Evitar tratamentos e terapias que exponham a pele sensível `a radiações, calor e vapor quente por longos períodos.

Na dieta deve-se evitar alimentos picantes e fritos. Buscar uma alimentação com mais saladas, legumes e verduras. Beber lassi com água de rosas é excelente para pele Pitta, já que esfria o corpo e as emoções. Outra boa dica é utilizar na auto-massagem óleo de coco.
Manter o corpo sempre bem hidratado, e sempre que possível ingerir água de coco, que ajuda a resfriar a temperatura do corpo das pessoas Pitta.

Pele Kapha

A pele Kapha, devido à sua espessura e oleosidade, é mais propensa a acumular toxinas. Pessoas com pele Kapha precisam fazer desintoxicação com regularidade, tanto a nível interno e externo. Esfregar a pele com um suave esfoliante de argila, pelo menos uma vez por semana, ajudam na limpeza externa. E internamente chás diuréticos também ajudam bastante.

Deve priorizar uma dieta mais leve, menos oleosa, e livre de alimentos gorduros e difícies de digerir. Comer alimentos com sabores amargo, adstringente e picante ajudam na digestão e estimulam o equilíbrio da pele Kapha .Cozinhar alimentos com especiarias, como gengibre e pimenta preta tendem a atiçar o fogo digestivo e inibir o acúmulo de toxinas dentro do corpo.

Atividade física regular é muito importante para manter a pele Kapha saudável e bonita. Óleo de copaíba ou algodão são excelentes para uma auto- massagem diária, pois ajudam a promover melhor circulação e eliminação de toxinas da pele.

Paz e saúde a todos

domingo, 12 de abril de 2009

Cuidados com a pele - Parte 2

Estive ausente alguns dias... Mas agora já retornei e continuarei os posts sobre os cuidados com a pele que ainda devem se estender por mais alguns dias. Espero que gostem das recomendações ayurvédicas...

Como já falei anteriormente, mas vale ressaltar, o primeiro passo na abordagem Ayuvérdica com os cuidados para a pele é descobrir o seu tipo de pele. Cada uma tem uma característica própria, com problemas mais frequentes e que devem ser analisados e tratados especificamente.

A pele Vata é geralmente seca, fina, delicada e fresca ao toque, facilmente fica desidratada, e é muito vulnerável à influência do ventos. A pele Vata tende a dar os sinais da idade mais rápido, e tende a ter muitas rachaduras pela secura, fica áspera e é extremamente ressecada quando está fora de equilíbrio.

O tipo de pele Pitta tende a ser sensível, suave, quente, e de espessura média. Possui menor tolerância ao calor, e as mudanças de temperamento. A pele Pitta tende a ser mais propensa a sardas do que os outros tipos de pele. Quando fora de equilíbrio, a pele Pitta pode irromper em rashes, rosácea, acne, ou manchas solares.

A pele Kapha tende a ter todas as qualidades de água e terra - que pode ser oleosa, espessa, pálida, mole e mais tolerante do sol. A pele Kapha tende com a idade mostrar de forma mais lenta rugas, e ainda tem uma tendência destas serem em menos quantidade do que os outros dois tipos. Os tipos de pele Kapha ainda são com poros alargados, excesso de oleosidade, cravos pretos, apresenta em desequílibrio vários tipos de eczemas e retenção de líquido.

Podem haver "Combinações" de pele. Elas podem ser Vata-Pitta, pele seca e que é sensível, Kapha-Pitta-pele é oleosa e sensível, e Vata-Kapha-pele que geralmente é seca com algumas zonas oleosas.

A abordagem ayurvédica para cuidar da pele leva também em consideração fatores ambientais e sazonais. Por exemplo, uma pessoa com pele Vata-Pitta sucederiam as recomendações para a pele Pitta no verão e Vata no inverno. O tipo Kapha-Pitta sucederiam recomendações Pitta no verão e Kapha no inverno. Os tipos Vata-Kapha seriam melhor tratados geralmente por orientações Vata, mas com extra limpeza das zonas oleosas.

Paz e conhecimento a todos

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cuidados com a pele - Parte I


O simples ato de passar algum tempo cuidando da pele é essencial para encorajar o florescer da beleza.

Os cuidados ayurvédicos envolvem uma série de atitudes que devem ser feitos com atenção e dedicação diária. Além de saber escolher o tipo de óleo, creme, ou loção ideal para o seu tipo de pele é necessário uma alimentação correta, exercícios e uma vida saudável.

A pele se alimenta de tudo que entra em contato com ela, é o maior órgão do corpo humano, é completo e complexo, e também o mais exposto, tendo como principal função proteger o organismo das agressões externas. A pele é a expressão de como anda o funcionamento do nosso organismo. Por isso, cuidar bem da pele não pode ser encarado apenas como vaidade, mas sim um requisito básico de saúde.

Para o Ayurveda, as doenças de pele são fruto, principalmente, das toxinas acumuladas em nossos orgãos e pelo mau funcionamento dos processos de digestão e eliminação. Há também fatores externos como a exposição ao sol, clima seco, vento, aquecedores no ambiente, uso de roupas sintéticas, excesso de maquiagens, sabonetes e cremes com detergentes.

A digestão e o bom funcionamento do intestino são essenciais para manter um corpo saudável, refletindo a beleza através de uma pele viçosa, olhos luminosos e cabelos brilhantes. Além disso, na medicina indiana as características de cada um (doshas) deve ser sempre levada em conta.

As pessoas do dosha Vata possuem uma pele fria, enrugada, seca e estriada. Já as Pitta apresentam uma pele mais macia, quente e menos enrugada que vata e as Kapha possuem uma pele muito macia, lustrosa, oleosa, fria e pálida.
Sendo assim, alguns cuidados como tipo de alimentação, cremes, óleos, etc, serão determinados individualmente pelo dosha e pelo desequílibrio que o organismo apresenta. Mas mesmo assim, algumas dicas podem ser levadas em conta por todas as pessoas como por exemplo:

- Nunca deitar com maquiagem. Uma limpeza de pele, mesmo que rápida e superficial é importante para pele respirar.

- Utilizar somente produtos confiáveis, dentro da validade e sem substâncias químicas ou minerais, pois podem comprometer o funcionamento dos orgãos.

- Evitar água muito quente para minimizar o ressecamento da pele.

- Manter a pele limpa, bem nutrida, hidratada e protegida das agressões climáticas...
Nos próximos posts, darei mais informações específicas para cada tipo de pele...

Paz e conhecimento a todos...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Insônia....


A insônia é uma indesejável companheira de muita gente. É um distúrbio do sono que podemos definir como dificuldade de começar a dormir ou de completar uma noite de sono, enfim, de efetivamente ter um sono reparador.

Acreditava-se que a insônia era uma doença, mas hoje a comunidade científica já sabe que ela é um sintoma de desequilíbrios, ligados principalmente às emoções e ao comportamento.
Ou seja, angústia, tensões, emoções mal resolvidas, pressa, uso de drogas e estimulantes e excesso de preocupação na vida diária são fatores que roubam o sono.

Um dos tratamentos mais utilizados para a insônia costuma ser o uso de medicamentos indutores do sono. Embora em alguns casos esse tratamento seja realmente necessário, na maioria das vezes algumas mudanças no estilo de vida, podem gerar resultados mais duradouros e de uma forma mais natural, sem trazer os efeitos colaterais que esse tipo de medicação costuma produzir.

Para o ayurveda, a insônia é tratada com um desequilíbrio do dosha Vata. O que é tratado é causa da dificuldade de dormir, para que não seja necessário utilizar os tais medicamentos.
Pessoas Kapha dificilmente apresentam insônia, mas quando surgem podem estar relacionados à obstrução das vias respiratórias por excesso de mucos.

Alguns comportamentos e hábitos devem ser mudados, e no decorrer de alguns dias, semanas, o sono gradualmente irá se regularizando. Mas é importante lembrar que cada pessoa é diferente da outra e essas diferenças devem ser levadas em conta na hora de instituir mudanças em seus hábitos.

- Para iniciar as mudanças, é aconselhavel estipular um horário regular para ir para cama, e de preferência antes 22:00 horas. Pode parecer difícil, mas para colocar o organismo em equilíbrio novamente um pouco de disciplina e dedicação são fundamentais. O fato de dormir mais cedo, e consequentemente, acordar mais cedo gera mais disposição para enfrentar o novo dia.

- Bebidas estimulantes, como café, chá preto ou ginseng, chá mate, bebidas alcoólicas, devem ser evitadas, se você quer ter um sono restaurador. Beber, uma hora antes de dormir, um copo de leite morno com noz moscada e mel ajuda na indução do sono.

- Outro fator muito importante é a respeito das atividades que estimulam muito a mente antes do horário de dormir, ou seja, diminuir as atividades no computador, TV , músicas agitadas, conversas prolongadas no telefone. Trocar estas atividades “agitadas”e estimulantes por outras mais relaxantes como ouvir músicas tranquilas, talvez um jazz.

- Aplicar no corpo todo, óleo de gergelim morno e fazer uma suave auto-massagem ajuda a relaxar. Se tiver uma banheira, fazer um banho de imersão bem quentinho com ervas essenciais como de lavanda ou camomila, e com luz baixa completam ainda mais o relaxamento do corpo e da mente.

- Atividades físicas a noite devem ser evitadas, principalmente exercícios aeróbicos. Uma prática meditativa ou de pranayamas tranquilizam e diminuem o ritmo respiratório e cardíaco. Procure o seu professor para que ele possa orientá-lo quanto às melhores práticas para o seu caso.

- Quando for deitar-se, evite TV ligada no quarto, e até mesmo música, o som mantém a mente em um certo estado de alerta que impede o sono de aprofundar-se. Um quarto tranquilo, limpo, confortável, silencioso e na penumbra favorecem o aquietamento.

Bom sono...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Decoração indiana: por Neza César



Um dos pontos mais fascinantes da Índia é a decoração... Todos os templos, casas, prédios, museus são ricos em detalhes e possuem uma beleza única.

O excesso de cores, objetos, detalhes a princípio parecem que podem deixar o ambiente carregado, mas na Índia eles fazem milagres...

Aqui, muitos tentam reproduzir, copiar, se inspirar, mas poucos conseguem. Misturar estampas completamente diferentes, cores , objetos das mais variadas formas e com materiais completamente diferentes e ainda deixar o ambiente belo e suave, transmitindo tranquilidade ou alegria, sendo clássico ou moderno é uma difícil tarefa, mas a decoradora Neza César faz isso como ninguém.

Uma sensibilidade, criatividade, versatilidade fantástica... Quando falamos em criar um ambiente com peças indianas é com ela mesma. Quando trabalhamos juntas, tive a oportunidade de conhecê-la melhor, aprender muito e perceber realmente o poder e a beleza que existe dentro dela.

Neza tem olhar raro e um coração forte... que juntos lhe dão a sensibilidade de prestar mais atenção no que acontece ao redor, nas pessoas, nas atitudes, nas palavras, nos gestos e nas expressões. Tem o diferencial de perceber o que é belo, de encontrar o riquinte e o valor de cada objeto, de cada detalhe às vezes escondido... É sensível ao ponto de achar detalhes nada visíveis aos olhos de pessoas comuns.

Destaquei algumas fotos do blog dela, www.blogdaneza.com.br e coloquei aqui para vocês verem um pouco do trabalho. Vejam vocês mesmos do que ela é capaz...

E, além de todo esse trabalho fantástico que realiza, é uma pessoa maravilhosa, que corre verozmente em busca de seus objetivos em uma busca espiritual sincera e muito verdadeira ao lado do seu marido Sérgio.
Paz e saúde a todos.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Caminhos da Yoga....


Fico às vezes pensando que muita coisa que escrevo por aqui passa distante da realidade e das experiências de cada um que lê meus posts...
Enquanto que outros já tem afinidade com yoga, pranayamas, meditação, ayurveda, terapias alternativas, mas nem sempre obtém resultados tão positivos e os reais benefícios esperados.

Terapias mal feitas, profissionais despreparados, ajustes nos ásanas de maneira inadequada ...tudo isso acontece, algumas, muitas, seguidas vezes...mas quando achamos o caminho correto, pessoas realmente preparadas para ser Mestres, e temos disposição, disciplina para seguir aquilo que estamos nos propondo os resultados podem ser surpreendentes...

E, por isso, resolvi colocar aqui um trecho do lindo texto que minha querida amiga Bia Seidl escreveu em seu blog, falando um pouco do que a Yoga trouxe para vida dela...
Um exemplo de persistência, dedicação, disciplina e acima de tudo, coragem para buscar, encontrar, e revelar seus mais profundos desejos, sentimentos que estavam escondidos pela vida corrida de nosso tempo...

"Através do seu corpo, você vai conhecer seu ego, seu limite e sua generosidade. O ásana e só um instrumento.Aprenda a respirar e irá aprender sobre você mesmo. Vigia teu ar e saberá quem você é. Seja tolerante com seu corpo e será sábio. Conquiste a postura a cada dia. Aceite o ajuste. Pratique com o corpo que você tem hoje. Aprenda o desapego, mesmo que não saiba exatamente o significado da palavra. Não se apegue a sucesso ou fracasso. Não tente repetir um dia, ele já se foi. Pratique, o resto virá.

Tive muitos momentos de verdadeiros “insights“ durante as aulas, sentia meu coração se abrindo e meu entendimento se expandindo. Quantas vezes não me emocionei, percebendo que meu corpo consentia a mudança, a real, a interior. E naquele lugarzinho que dói mais.... paciência, um dia passa.

Estudar yoga para mim tem sido uma experiência libertadora, que coloca meu ego em seu devido lugar, mantém minha mente focada, enleva minha alma, me traz um sorriso mais fácil e um olhar distanciado do vulgar e do senso comum. Contudo não deixo de entrar em contato com minhas dores, em contrapartida torno-me amiga delas. Às vezes me surpreendo cantando mantras que julgava impronunciáveis!

Aquele que busca alguma revelação, que se questiona para onde vai ou porque veio a esse mundo, experimente ao menos uma vez a prática da yoga. Mesmo que um dia tenha dito pra si mesmo que esta seria uma tarefa impossível. Muitas vezes, aquilo que você acredita impossível, está a sua espera.Acredito que é possível viver muitas vidas numa só, basta reinventar-se a cada dia, tendo certeza de que nada sabemos, mas que podemos nos dispor a aprender, apenas observando".

Para saber mais: http://bloglog.globo.com/biaseidl/

Paz e saúde a todos.