sexta-feira, 29 de maio de 2009

Perceba, sinta, faça...


Nosso corpo é perpassado pelos cinco elementos que permeiam todos o seres, animados ou não. Terra, fogo, água, ar e éter estão sempre mutuamente se influenciando, seja no próprio ser ou entre eles. E para que haja equilíbrio se faz necessário a presença de todos elementos em harmonia.

Por exemplo, no nosso corpo o elemento terra é presente nos ossos e o elemento água está mais presente na carne, para ficarmos em pé é comum pensarmos que nosso esqueleto é que nos sustenta, mas de que adianta os ossos se não estiverem envolvidos de uma boa massa muscular?

Certamente os ossos se desmontam se a característica da rigidez da terra não estiver associada à fluidez da água. Ossos e músculos juntos geram o equilíbrio, ou seja, terra e água dão a forma, que nada mais é do que o barro, de onde surgiu o Homem na visão cristã.

Como se vê, nossa busca é a do equilíbrio, sem este nada se sustenta. Naturalmente somos seres à imagem da perfeição (Deus) e em busca dela, mas ainda imperfeitos. Isso quer dizer que ninguém possui de maneira 100% equilibrada todos os elementos no seu corpo e mente, mas tendemos naturalmente a possuir um ou dois elementos mais exacerbados em nossa constituição psicofísica, ou seja, corpo-mente.

Temos que buscar equilibriar diariamente nossa mente, nosso corpo, nossas atitudes e comportamentos através de uma boa alimentação, de uma prática espiritual, de exercícios físicos, de momentos de lazer, tranquilidade e bom convívio e alegria.

Buscar sempre em cada momento, em cada ação ter a melhor e mais correta atitude...não criar amarras mentais, sofrimentos ilusórios, pensamentos tristes e angustiantes...

Buscar alegrias, contentamento, felicidade e gratidão... sorrir, comemorar, desejar suavemente, sonhar, conhecer, se abrir e perceber que apesar de todas as dificuldades, ainda assim, temos motivos para ser feliz e manter a vida equilibrada e saudável...

Paz e conhecimento a todos...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Yoga e você...


Ilustração: Bortonia
Yoga é indicado pelo Ayurveda, formando um sistema completo de saúde.

Yoga significa união, conexão entre mente, corpo e espírito.

Pela prática regular, percebe-se o aumento da flexibilidade, da capacidade e qualidade respiratória, relaxamento, força, disposição,....

Não estresse seu corpo, sua mente...dê atenção aos seus limites e gradualmente as respostas aparecerão.

Procure professores praticantes, experientes, dedicados, humildes e corretos...só assim poderão ajudá-lo a superar e encontrar o verdadeiro Yoga.

Durante a prática, esqueça... esqueça sua esposa, seu marido, seus filhos, seu trabalho, o trânsito, seus problemas... Lembre-se de você, perceba a si mesmo... Não converse, não sonhe, não se distraia.

Mantenha sua atenção presente, consciente, viva. Aqui e agora.

Desperte, descubra você... Encontre-se. Depare-se com suas limitações...não desista. Encontre facilidades e não apegue-se. Concentre-se, você ainda pode mais!!!

Liberte-se dos medos, das dificuldades, das dores. Sinta as dores, respire...respire bem fundo e relaxe... libere seus sentimentos, entregue-se... Sinta as emoções guardadas em cada parte do seu corpo e relaxe, aceite....

Seu corpo se abre, seus músculos relaxam, sua mente aceita, seu comportamento transforma, sua vida muda...

Paz e saúde a todos...

sábado, 23 de maio de 2009

Workshop: Ayurveda para família


Nos dias 11 e 12 de julho estarei realizando o Workshop:
“AYURVEDA PARA FAMÍLIA”.

Durante o evento trarei informações para as pessoas que ainda não têm conhecimento sobre o Ayurveda, ou para aqueles que já o conhecem. Um final de semana onde aprenderão de maneira prática como utilizar esta sabedoria milenar da Índia na vida agitada da família moderna.

Mostrarei como podemos beneficiar a nós mesmos e toda a nossa família com estes conhecimentos na rotina diária. Ensinarei os fundamentos e o preparo de algumas receitas ayurvédicas (ghee, temperos, combinação de ervas, compostos, etc.) para situações cotidianas (gases, cortes, cólicas, contusões, etc.), a fim de obter equilíbrio na saúde e prevenir problemas futuros.

Também terão informações dos princípios básicos da medicina ayurvédica. E ainda a oportunidade de aprender a fazer uma auto-massagem, que revigora, relaxa, rejuvenesce, equilibra a saúde, deixa a pele mais vigorosa e os cabelos mais brilhosos.

Detalhes:

WORKSHOP – AYURVEDA PARA FAMÍLIA.
Meios práticos de como utilizar a medicina milenar da Índia no dia-a-dia da família moderna.
com Laura Pires*

Dias: 11 e 12 de julho de 2009
Horários: Sábado das 9h às 17h e Domingo das 9h às 14h.
Local: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Inscrições e Informações: 21 94655397

Investimento: R$ 200,00

ATENÇÃO!

- Sua vaga só será efetivada mediante o pagamento antecipado.
- Para inscrições feitas até o dia 25/06 o valor poderá ser dividido em 2 vezes, 50% à vista e 50% para 11/07.
- As vagas são limitadas.
- Em caso de depósito bancário, notifique por e-mail ou telefone para confirmar sua vaga e traga o comprovante do depósito no dia do curso.
- Para efeito de uma boa organização solicitamos que a inscrição seja feita até dia 8 de julho de 2009.
- No sábado, haverá um intervalo entre as 12h e 14h para o almoço. Não haverá almoço no local.
- No domingo, haverá um lanche incluso no valor do workshop .
.....................
* Perfil: Laura Pires
·Graduação Arquitetura e Urbanismo, UFPel.
·Graduação em Letras, Unesa.
·Especialista em Vaastuvidyaparicaya (Vastushastra - Ciência da arquitetura e do bem-estar) pela Saraswat Academy of Higher Education de Kozhikode, Kerala, Índia.
·Formação em Terapia Ayurvédica pelo Ganga - Centro de Terapias Ayurvédicas, sob a orientação da Internation Academy of Ayurveda – Pune, Índia.
·Curso de Ayurveda com os médicos indianos Dr. Mukesh e Dra. Geeta Auropremi no Rio de Janeiro.
·Tratamentos e visitas, desde 2005, a renomados Hospitais Ayurvédicos na Índia.
·Curso de Sânscrito pelo Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras da UERJ.
·Cursos de meditação e pranayamas pela Fundação Arte de Viver.
·Pratica o método de Iyengar Yoga, na modalidade de Yogoterapia.
..............
Conto com a presença de vocês.
Saúde e paz a todos...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Atenção aos leitores do Blog



Desculpem o transtorno na leitura do blog...
Sei que estão tendo problemas para acessar o blog, mas este é um problema do servidor blogspot.
Todos os blogs da rede não estão abrindo, mas parece que já estão buscando solicionar o problema.

Continuem tentando, que em breve tudo voltará ao normal e poderão ter acesso aos meu posts.

Um grande abraço e saúde a todos.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Receita para acalmar o Vata


Continuando nosso tão importante assunto da alimentação, resolvi selecionar algo prático... uma receita básica para acalmar os ânimos de Vata. Pessoas muito agitadas, com excesso de atividades, pensamentos, desejos, sonhos... tudo feito ao mesmo tempo e quase que na velocidade da luz.

Agora, com o inverno chegando, os cuidados para equilibrar o corpo e mantê-lo aquecido e nutrido devem ser redobrados.

Mas isso não significa que deve-se ingerir mais chocolates, pães e bolos, significa sim, ingerir alimentos mais calóricos mas saudáveis como inhame, batata-doce, frutas oleaginosas, tâmaras, leite de castanhas, etc...

Apesar da estação mais fria "pedir" alimentos e refeições mais pesadas, o jantar deve continuar sendo a refeição mais leve do dia, já que neste horário o metabolismo está mais lento e a digestão não ocorre com tanta facilidade.

Uma sopa bem nutritiva e quente é o ideal para esta refeição.

Segue então uma receita que adoro, uma saborosa Sopa de Inhame com especiarias, para esquentar o corpo e estimular nosso fogo digestivo nesta estação fria.


Ingredientes:
1 Colher de sopa de ghee
1 Cebola roxa média cortada em cubos
500g de inhame descascado e cortado em cubos.
1 Colher de chá de sal
1 Pedaço médio de canela de pau
1 Cravo da índia
½ Colher de chá de pimenta do reino
½ Colher de chá de açafrão da terra
1 Colher de chá de páprica picante



Modo de preparo:

Em uma panela esquente o ghee, coloque a cebola e refogue até ficar dourada. Adicione a pimenta, o cravo, a canela, o açafrão, a páprica picante e o sal mexendo bem para não queimar.
Coloque o inhame e cubra com água. Reduza o fogo e deixe cozinhar até o inhame estar bem macio.
Retire a canela e leve ao liquidificador ou processador e bata até formar um purê bem consistente. (tenha cuidado pois o líquido estará quente).


E sirva em seguida...

Bom apetite...

domingo, 17 de maio de 2009

A importância da alimentação saudável


“Ninguém mais duvida que levar uma vida saudável ajuda a prevenir o câncer. E especialistas não se cansam de repetir isso porque muita gente continua a manter hábitos nocivos. Hoje se sabe que cerca de dois terços dos casos poderiam ser evitados por hábitos corretos, como não fumar. Porém, ter uma alimentação saudável é um dos fatores mais importantes. E isso, embora pareça evidente, não é encarado com a devida seriedade. De acordo com o novo relatório do Fundo Mundial para a Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer, 30% dos principais tipos de câncer poderiam ser prevenidos com dieta adequada e atividade física.
Entre as principais recomendações do último consenso, que envolveu especialistas de todo o mundo, estão, aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes, reduzir o consumo de carne vermelha, embutidos e produtos industrializados. E a escolha certa do cardápio evita o ganho de peso. Nos adultos, os quilos a mais dobram o risco de todos os cânceres.

(...) A gordura também deixa o corpo num estado de inflamação crônica, o que agride as células. E quem precisa emagrecer deve começar devagar, já que o corpo percebe o corte drástico de calorias como alerta, e a privação estimula o efeito sanfona. Estatísticas mostram que o excesso de peso e o sedentarismo são responsáveis por até 33% dos casos de cancêr de mama e esôfago.”
Trechos da reportagem do Globo Saúde de 17 de maio de 2009.

Destaquei estes trechos da reportagem do caderno saúde do Jornal O Globo, pois parece muito pertinente com o assunto que venho abordando nos últimos posts. Além do que, os estudos caminham na direção das orientações do Ayurveda quanto a prevenção através de bons hábitos alimentares.

Porém, para o Ayurveda as recomendações são mais abrangentes ainda, pois tratam dos cuidados com os hábitos de rotinas diárias e com a observação de nossos sistemas naturais de limpeza do corpo, entre outras recomendações.

Paz e saúde a todos.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Avalie seu peso - Parte III - Vata

(Imagem: Darlene Sanguenza)

O peso ideal para o Ayurveda não está baseado em números, e sim, em um corpo saudável e estável com todas as funções normais, força e resistência para cumprir as atividades diárias.

Leva-se em conta além do biotipo, a genética da pessoa, a idade, o clima do local onde se mora, a estação do ano, e quando for mulher , o ciclo menstrual.

Não é porque a vizinha, a mãe ou você tem a mesma altura, que o peso deverá ser igual. Não deve-se tomar como parâmetro o corpo dos outros e nem o próprio corpo há algumas décadas atrás.

O metabolismo muda, a assimilação e absorção de nutrientes varia, a musculatura também altera no próprio corpo e ainda é diferente de pessoa para pessoa.

Pessoas do tipo Vata em desequilíbrio Vata tendem a ficar muito magras e perdem peso com facilidade em momentos de estresse. Portanto, devem buscar um equilíbrio nas refeições. Comer várias vezes ao dia, a cada 3 ou 4 horas, ter um sono tranquilo, e ter uma dieta rica em sabores doce, azedo e salgado, que estilmulam a nutrição do corpo. Refeições cozidas e mornas, evitando o consumo de fast food, junk food e alimentos crus.

O uso de ghee é essencial para lubrificar o corpo, assim como o consumo de frutas oleaginosas que são repletas de vitaminas e minerais.

Para melhorar a absorção dos nutrientes é necessário ter uma digestão bem forte, então as pessoas vata devem inserir na dieta especiarias como cominho, cravo, canela, manjericão e pimentas.

O bom funcionamento do intestino é essencial para evitar o acúmulo de toxinas e prejudicar a assimilação dos alimentos, gerando déficits importantes no corpo que podem resultar em anemias.

Os alimentos doces (livres de açúcar refinado) devem ser consumidos antes das refeições, pois o sabor doce é o melhor digerido, e evita a indigestão e a fermentação dos alimentos que serão consumidos posteriormente.

As pessoas Vata são as que mais têm hábitos irregulares nas refeições. Ficam sem comer horas, não gostam de cozinhar, mas quando têm uma refeição que as agrada comem em excesso.

Possuem maior tendência que as demais pessoas a problemas de absorção, desnutrição, anorexia. Mas também podem desenvolver problemas de excesso de peso como obesidade, pois encontram na comida uma sensação de seguança que tanto precisam...

Saúde a todos

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Avalie seu peso - Parte II

(Foto: Vanity Fair)

A maioria das pessoas está insatisfeita com sua condição corporal. Uns tentam a todo custo emagrecer, e nada conseguem; outros tentam ficar musculosos e outros ainda "brigam" com a balança, pois não conseguem engordar.

Valores, conceitos estão equivocados, pois não estão baseados em um ponto de vista saudável e que leve realmente à saúde perfeita.

Temos que respeitar nossa natureza, nosso corpo como ele é, e assim, mantê-lo saudável. Um corpo magro não significa saúde, da mesma forma que um corpo cheinho pode significar distúrbios alimentares, comportamentais ou de absorção de nutrientes.

As pessoas Kapha têm uma tendência maior de ficarem obesas, mas uma pessoa Vata em desequilíbrio pode chegar ao mesmo ponto.

Mas antes de fazer qualquer dieta milagrosa é preciso definir realmente até que ponto sua genética, biotipo, permite.

Enxergar o distúrbio alimentar onde de fato há é o primeiro passo para definir qualquer estratégia a ser seguida, caso contrário poderá levar uma pessoa saudável a ter verdadeiros desequilíbrios orgânicos apenas por ter objetivos estéticos e na tentativa de se enquadrar nos padrões sociais de beleza.

Estes por sinal são passageiros, já que séculos atrás, as mulheres mais cheinhas estavam em voga...

Paz e saúde a todos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Avalie seu peso - Parte I

( Ilustração de Eva Uviedo)

O critério considerado para definir o peso corporal ideal varia de acordo com a cultura de cada local.

No mundo ocidental de hoje o apelo à magreza tipo “Vata” , pessoas excessivamente magras, longilíneas, sem qualquer possibilidade de “gordurinas sobrando”, se tornou uma paranóia para homens e mulheres, principalmente adolescentes.

AS clínicas de emagrecimento, cirurgias plásticas, lipospiração, produtos alimentícios de baixo teor calórico, medicamentos redutores tornaram-se objetos de consumo de uma grande parcela da população.

De acordo com o Ayurveda, o ideal é manter o corpo com menos massa corporal do que com excesso de gordura, pois geram muitas toxinas que comprometem o funcionamento de órgãos e ainda reduzem a expectativa e qualidade de vida.

Mas lembrando, claro, que primeiramente deve-se avaliar o dosha (biotipo) de cada pessoa.

As pessoas Vata são mais magras, tem dificuladade de ganhar massa muscular, apetite irregular e perda de peso constante... Envolvem-se em muitas atividades, muitas mudanças de ambiente, trabalhando muitas horas. São pessoas que tendem a “esquecer” de comer.

Enquanto que as pessoas Pitta tem estrutura óssea moderada, uma musculatura bem desenvolvida e forte, um metaolismo mais “potente”, que ajuda a “queimar” tudo o que comem e assim evitar muitos acúmulos de gordura. Como transpiram bastante dificilmente têm problemas como retenção de líquidos.

Já os Kapha, precisam tomar cuidado ao tentar fazer dietas milagrosas ou querer ficar com o corpo muito magro, pois sua natureza não permite isto, já que possuem um metabolismo mais lento e assim tendem a acumular mais gordura, toxinas e líquidos no corpo.


Além disso, possuem uma estrutura óssea mais larga e volumosa. São pessoas que não gostam de atividade física, são mais letárgicas e ainda tentam encontrar nos alimentos, além de uma satisfação do paladar, um consolo emocional, o que dificulta ainda mais a perda de peso.

Nos próximos posts falarei mais a respeito do excesso de peso, como controlá-lo e ainda manter o corpo saudável dentro dos padrões de cada dosha.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que é Marma?


Os pontos Marma são uma parte vital da compreensão da anatomia humana pela Medicina Ayurvédica.


Os Marmas são pontos de ligação do corpo, ossos, tendões, veias, artérias e orgãos. Estes pontos correspondem aos órgãos internos e sistemas do corpo. A manipulação destes pontos ajuda a promover o bem estar físico e mental.

Estes pontos são sensíveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas serão liberadas e expelidas pelo corpo. Essa estimulação tem como foco trazer o equilíbrio da energia vital e o melhorar funcionamento dos órgãos.

A tradicional massagem indiana tem sido usada durante séculos para aliviar a tensão, estresse, dores musculares, aliviar nervosismo e ansiedade, e ainda para restaurar a energia. Uma técnica muito útil sob o ponto de vista terapêutico, pois cada ponto marma corresponde a um órgão ou sistema e, tratá-lo com os recursos Ayurveda pode significar a cura.

Em todo o corpo existem 107 marmas, que são divididos da seguinte forma:

11 marmas referentes aos músculos


41 marmas referentes à veias e arteiras

8 marmas referentes aos ossos

27 marmas referentes aos tendões

20 marmas nas áreas vulneráveis

A massagem dos Marmas pode ser aplicada em qualquer pessoa, mas deve ser definido anteriormente o biótipo (dosha) da pessoa, assim como o estado de saúde real que se encontra, para que sejam estimulados os pontos corretos e o óleo a ser aplicado na massagem seja correspondente à pessoa em particular.

Saúde e conhecimento a todos

domingo, 10 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães


Mães....
Têm na alma a flor do amor...
Têm palavras doces de amor...
Têm palavras que endurecem quando precisamos uma lição...
Têm forças para nos guiar ...
E assim nos deram as asas que precisavamos para voar...

Feliz dia das mães !

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Manouso Manos no Rio de janeiro




Manouso Manos é um dos mais experientes professores de Iyengar Yoga . Apenas dois certificados de Avançado Sênior foram concedidos a nível mundial pela BKS Iyengar para professores, e Manouso é um deles. Atualmente dá aulas regulares em São Franscisco, Califórnia.


Metódico no seu ensino, Manouso estabelece uma base sólida e progressivamente refina cada um dos asanas. Seu senso de humor e sensibilidade aliados ao seu estilo dinâmico e desafiador de ensino, oportuniza aos alunos ir além dos seus limites percebidos.


Para quem já pratica Iyengar Yoga e tem pelo menos 1 ano no método, terá a grande oportunidade de praticar com este mestre nos dias 23 e 24 de Maio, no ginásio da Puc Rio.


Quem estiver interessado pode acessar o site http://www.deborahweinberg.xpg.com.br/ ou ainda entrar em contato pelo tel (21) 22266782.


Boa prática a todos

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mente ocupada...


" É muito interessante descobrir por si mesmo como sua mente está ocupada. O artista esta ocupado com sua arte, seu nome, seu progresso, a combinação de cores, com a fama, com a notoriedade; o homem erutido está ocupado com seu conhecimento; e um homem que está buscando auotconhecimento está ocupado com seu autoconhecimento, tentando como uma formiguinha estar ciente de cada pensamento, de cada movimento.
Eles são todos iguais. Apenas a mente que está totalmente desocupada, completamente vazia- apenas essa mente é que pode receber algo novo, na qual não existe ocupação alguma. Mas essa coisa nova não pode vir à existência enquanto a mente estiver ocupada" .
( Fragmento retirado das Obras reunidas de J. Krishnamurti: vol. IX)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Shantala : massagem para bebês

A medicina ayurvédica recomenda a aplicação de uma pequena quantidade de óleo de gergelim ou de coco na moleira da criança nos primeiros 9 meses de vida. Essa massagem serve para aumentar a memória da criança, sua inteligência e visão. Apenas uma massagem diária na cabeça é suficiente para fortalecer o sistema nervoso e a energia do bebê.

Uma massagem completa em todo o corpo e com diversos movimentos estabelece uma série de outros benefícios incluindo o melhor desenvolvimento dos membros.

A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê, tais como: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.

No Ocidente a massagem indiana para bebês ficou conhecida como Shantala, pois o médico ginecologista e obstetra francês Dr. Frédérick Leboyer numa de suas viagens à Índia, ficou fascinado com uma jovem mãe massageando o seu bebê numa rua de Calcutá.

Maravilhado com a técnica, resolveu batizá-la com nome da jovem mãe indiana e difundiu a técnica pelo Ocidente.

É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês, como num hábito cotidiano de cuidado e carinho.

Paz e saúde a todos.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Delicie-se....



Nos últimos posts falei a respeito do consumo de frutas oleaginosas para nossa saúde, os benefícios que podem trazer para manter nosso corpo em equilíbrio e saudável.
Muitas pessoas ficam com medo de consumí-las devido ao alto valor calórico que elas apresentam, e podem ajudar a ganhar uns quilinhos a mais.

Resolvi então colocar a receita de uma mistura de especiarias e frutas oleaginosas muito consumida na Índia com leite ou ainda adicionada nas sobremesas. O Kesari Milk Masala. Uma exótica mistura, que adicionada ao leite, contribui para uma saudável e nutritiva bebida. É muito utilizada também em doces e sorvetes.

Kesari Milk Masala:

20 gramas de pistache
50 gramas de amêndoas
10 gramas de castanha de caju
10 gramas de cardamomo
1/2 colher de chá de noz moscada em pó
5 filetes de açafrão

Moer o pistache, as amêndoas, as castanhas de caju e o cardamomo até formar um pó. Adicionar a noz moscada e os filetes de açafrão e misturar bem.

Colocar o leite para ferver e adicionar uma colher de chá do Kesari Masala para cada copo. Coloque açucar demerara a gosto, misture bem e é só beber.

Guarde a mistura em um vidro bem fechado e em local fresco.
Bom apetite...

sábado, 2 de maio de 2009

Melhore seu sistema imunológico



O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Além disso é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo.

O grande segredo para se ter uma saúde perfeita e equilibrada é fortalecer o sistema imunológico. Com isso é possível combater desde pequenas infecções até mesmo se evitar a formação de tumores.
Na atualidade, o excesso de viagens, trabalho, alimentação fast-food, estresse mental, consumo de produtos industrializados e processados prejudicam o funcionamento do sistema imune tornando o organismo mais sucetível à gripes, resfriados, bactérias e vírus.
Aquilo que ingerimos tem grande influência sobre as células brancas do sangue, responsáveis pela defesa e proteção dos organismos agressores de nosso corpo.
Uma alimentação balanceada é a grande arma para aumentar a imunidade, já que os alimentos contêm substâncias que podem estimular adequadamente o sistema imunológico, tornando-o mais forte e resistente.

Uma boa digestão também é fundamental, pois restaura o sistema imunológico ao destruir os elementos estranhos presentes no corpo.

O Ayurveda recomenda para fortalecer o sistema imune o consumo de iogurte natural, frutas cítricas, cenoura, abóbora e mamão. Além de cereja, amora e framboesa que estimulam as defesas do organismo.

O uso de especiarias como o feno-grego, zimbro e gengibre são muito importantes também e podem ser utilizados na preparação das refeições.
Assim como a prática regular de yoga e pranaymas traz uma série de benefícios para o organismo, como redução de risco para doenças cardiovasculares e manutenção da massa corpórea em níveis seguros, além de ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa contra infecções, vírus, gripe, envelhecimento e câncer.

Paz e saúde a todos