sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jala Neti: como evitar a gripe.


O corpo precisa ser limpo diariamante. O Hatha Yoga Pradipika descreve técnicas de purificação do corpo para ter saúde e previnir doenças, através de exercícios que transcendem a noção de higiene fisiológica pura e simples.

Uma dessas técnicas é o Jala Neti. Para os adeptos do Yoga é um assunto bem familiar, mas para quem não é, deve achar esse nome estranho.
Jala significa água e Neti purificação das mucosas nasais. Assim, Jala Neti é a limpeza da mucosa nasal feita por água.

A prática do Jala Neti é indicada para males dos seios frontais e nasais, como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas e resfriados, pois elimina o excesso de muco e toxinas que se acumulam nessa região.


Favorece a saúde cerebral, proporcionando clareza, vivacidade e tranquilidade à mente aos sentidos. Equilibra prana – a força vital que entra em nosso corpo principalmente através da respiração, concentrada na cabeça, além de ajudar a sutilizar a percepção dos sentidos.

Todos nós podemos perceber quando estamos prestes a “pegar” um resfriado, uma infecção na garganta, uma gripe. Mas mais frustrante é a "impotência" ou a incapacidade de fazer qualquer atitude que evite o acontecimento.
A cultura da prevenção em nossa sociedade não existe ou é quase nula. Drogas são administradas no momento que o problema já se manifestou, e muitas vezes não são suficientes para conter o agravamento.

É neste ponto que Jala Neti pode ser experenciado e comprovada sua eficácia.
De alguma maneira, a primeira vista ficamos receosos e com medo. O pensamento de sentir a água despejando nas narinas - é involuntário: "o que vai acontecer???".

Bem, nada realmente - apenas é preciso relaxar e respirar calmamente. E assim o processo ocorrerá e os benefícios serão sentidos.

Para fazer esta limpeza é necessário comprar o “Lota”. Este é um aparelho feito de cerâmica parecido com um bule. Em academias de yoga, spas ayurvédicos ou na internet é fácil encontrá-lo.


Veja como fazer:
Acrescente uma colher rasa de chá de sal marinho para 400ml de água morna. Coloque a água no lota até encher.

Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente e incline a cabeça para o lado direito; deixe a boca entreaberta (é por ela que você irá respirar durante a limpeza) e respire devagar.

Coloque o bico do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por esta narina e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço, mas pessoas com os seios nasais muito obstruídos por mucosidade perceberão uma resistência para a passagem da água.

Quando o conteúdo acabar, assoe o nariz devagar e repita do outro lado. No final, assoe novamente o nariz para que o muco e a água restante possam ser completamente eliminados.

E não esqueça: a água morna tem função vasodilatadora e se estiver pouco salgada, poderá causar dor e ressecamento. A prática é contra indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes.

Saúde e conhecimento...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Uma Índia de contrastes


Do lado de fora a sujeira completa, o mal cheiro arrepiava, as imagens chocavam, a grande bagunça confundia. Esgotos enormes, ratos, muitos ratos, cabras, porcos, bodes, cachorros e macacos por todo o lado. Ficamos anestesiados. Nem mesmo uma única foto conseguimos fazer.

Do lado de dentro uma paz, uma tranquilidade. O chão limpo, impecável e uma felicidade contagiante por estarem recebendo estrangeiros na sua casa.

Contrastes ... Grandes contrastres. Imagens de uma digna favela para nós ocidentais. Com muita pobreza e miséria. Assim era o redor da casa de um motorista em Jaipur na Índia.

Logo que chegamos na cidade, na primeira vez que estive na Índia, contratamos um motorista para nos levar a todos os locais turísticos .

Depois de alguns dias, a intensa convivência fez que Amitash nos levasse até sua casa a fim de conhecer sua família. De ínicio ficamos apreensivos, mas depois acabamos relando e deixamos-nos ser levados..

As diferenças nos surpreenderam. Por vários dias vimos palácios, fortes, hotéis luxuosos, impecáveis e de repente nos deparamos com uma típica casa simples indiana.

Nada de móveis, objetos. Apenas um grande tapete cobria o chão. Nas paredes, apenas nichos vazios, demonstrando que nada tinham.

Fiquei um pouco com medo. As mulheres rodeavam, me apertavam o braço, o nariz e tocavam na minha mão. Era o contraste de pele, de cultura, de vida.
Meu marido só observava e mantinha conversa com o motorista. Era o único que falava inglês. As mulheres da casa sorriam, faziam gestos, se comunicavam assim....
Serviram um delicioso chai repleto de especiarias...tudo muito simples...
Mas de repente uma grande surpresa. Meus conceitos foram desmoronando.

Cada uma das mulheres, a mãe, a esposa e as filhas do motoristas começaram a tirar saquinhos de jóias de dentro do sari.

Não estava entendendo nada. Um local pobre, sem nada e mulheres munidas de uma quantidade inacreditável de jóias. Ouro, prata, pedras preciosas.

Cada uma queira mostrar mais aquilo que tinha. E não entendiam porque eu não usava nenhum tipo de jóia. Perceberam que fiquei fascinda com tudo o que via. Fizeram experimentar alguns de seus objetos...tornozeleiras, anéis e muito brincos pesados e maravilhosos dignos de uma princesa.

Uma realidade surpreendente e diferente...jamais imaginaria que em um local daqueles, mulheres vestidas com roupas simples, numa casa simples teriam tantas jóias. Mostraram fotos de casamento, aniversários. Elas todas bem vestidas e adornadas com suas belas jóias.

Pura fantasia, pura realidade, puro contraste, Pura Índia.
Paz e saúde a todos...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conselhos do Coração de Wangdor Rinpoche




Na próxima semana chegará ao Brasil mais um mestre budista da linhagem do grande mestre Chagdud Rinpoche que construiu o Kadro Ling, sede do Chagdud Gonpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e prática do Budismo Tibetano. Uma comunidade de praticantes budistas mora no local e em suas terras fica o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina.

Quem ainda não conhece vale reservar alguns dias e visitar este lugar fantástico. Fica a 7 kilometros de Três Coroas no Rio Grande do Sul.

Esta é uma grande oportunidade para ir até lá, ou então, quem estiver próximo do Rio, São Paulo ou Curitiba pode ir até a sanga de cada uma destas cidades e conferir os ensinamentos de Wangdor Rinpoche.

Wangdor Rinpoche é um mestre de meditação da mesma geração de Chagdud Rinpoche. Nos anos 1960, ambos estiveram em Tso Pema, um local sagrado de Guru Rinpoche no norte da Índia.

Wangdor Rinpoche meditou nas cavernas de Tso Pema por cinquenta anos. Em retiro solitário durante os primeiros anos, com o passar do tempo mais de cinquenta iogues das cavernas juntaram-se a ele em busca de apoio e orientação.

Agora os brasileiros poderão receber os Conselhos do Coração de Wangdor Rinpoche. Todos os seus ensinamentos, oferecidos com alegria e sabedoria, tem o propósito único de mostrar como encontrar a saída da confusão do samsara e alcançar um estado de liberdade.

Programação:

São Paulo, 1 e 2 de agosto: Mais informações: www.odsalling.org
Rio de Janeiro, 5 de agosto: Mais informações: www.pedgyal.org.
Três Coroas, RS, 8 e 9 de agosto: Informações: www.chagdud.org
Curitiba-PR: 14 e 15 de agosto. Mais informações: www.chagdud.org

Uma boa semana para todos.

sábado, 25 de julho de 2009

Soluções para TPM



Ilustração: Eva Uviedo

Os melhores tratamentos para eliminar toxinas e controlar os desequilíbrio orgânicos causadores da TPM são os Panchakarmas (processos de desintoxição do Ayurveda).

O processo pode durar de 7 a 21 dias, dependendo da gravidade e duração dos sintomas. Os procedimentos tem como objetivos:

1. Afrouxamento das impurezas que foram incorporados aos tecidos e e consequentemente provocar a correta circulação no corpo e regularizar as eliminações.

2. Prover ao corpo, através de uma correta dieta, os nutrientes necessários para o funcionamento ideal de todas as funções orgânicas.

3. Um completo programa de massagens para ajudar na circulação das toxinas acumuladas e a final eliminação.

Além de um relaxamento profundo do corpo e da mente.

Mas alguns hábitos, principalmente alimentares, devem ser analisados, trocados e corrigidos.

Evitar alimentos que são difíceis de digerir, priorizar os de fácil digestão e nutritivos.
A utilização de especiarias e ervas é muito importante podem ajudar e muito na redução e controle da TPM.

Pessoas Vata devem usar ervas como sálvia, poejo, salsa, erva doce, rosas e melissa. No dias que antecedem a menstruação buscar o maior controle da dieta seguindo as restrições para Vata.

Pessoas Pitta podem utilizar centelha asiática, camomila, açafrão, ou genciana. Priorizar uma dieta redutora de Pitta, com bastante frutas, eliminar todo tipo de bebida alcoólica e estimulantes de qualquer ordem.

Já as Kapha podem utilizar angélica, sálvia, tiririca, poejo ou aloe vera. E a dieta devem ser levada a sério e evitar os alimetos restritos para Kapha, ou ainda, fazer uma dieta anti-ama (anti toxinas).
E muito importante: exercícios físicos, caminhadas, yoga e meditação devem ser incluídos nos hábitos da rotina diária para manter o corpo em completo equilíbrio e saudável.

Saúde e conhecimento a todos

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Workshop em agosto


Nos dias 15 e 16 de agosto estarei realizando mais um Workshop:

“AYURVEDA PARA FAMÍLIA”.

Com o sucesso do primeiro, os constantes e-mails solicitando uma nova data e os benefícios já gerados na saúde dos presentes do primeiro workshop, teremos uma nova turma no Rio de Janeiro.

Durante o evento trarei informações para as pessoas que ainda não têm conhecimento sobre o Ayurveda, ou para aqueles que já o conhecem. Um final de semana onde aprenderão de maneira prática como utilizar esta sabedoria milenar da Índia na vida agitada da família moderna.

Mostrarei como podemos beneficiar a nós mesmos e toda a nossa família com estes conhecimentos na rotina diária. Ensinarei os fundamentos e o preparo de algumas receitas ayurvédicas (ghee, temperos, combinação de ervas, compostos, etc.) para situações cotidianas (gases, cortes, cólicas, contusões, etc.), a fim de obter equilíbrio na saúde e prevenir problemas futuros.

Também terão informações dos princípios básicos da medicina ayurvédica. E ainda a oportunidade de aprender a fazer uma auto-massagem, que revigora, relaxa, rejuvenesce, equilibra a saúde, deixa a pele mais vigorosa e os cabelos mais brilhosos.


Detalhes:

WORKSHOP – AYURVEDA PARA FAMÍLIA

Meios práticos de como utilizar a medicina milenar da Índia no dia-a-dia da família moderna.

com Laura Pires*
Dias: 15 e 16 de agosto de 2009

Horários: Sábado das 9h às 17h e Domingo das 9h às 14h.
Local: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Inscrições e Informações: 21 94655397
buscadaessencia@yahoo.com
http://buscadaessencia.blogspot.com

Valor: R$ 200,00

ATENÇÃO!

- Sua vaga só será efetivada mediante o pagamento antecipado.
- Para inscrições feitas até o dia 05/08 o valor poderá ser dividido em 2 vezes, 50% à vista e 50% para 15/08.
- As vagas são limitadas.
- Em caso de depósito bancário, notifique por e-mail ou telefone para confirmar sua vaga e traga o comprovante do depósito no dia do curso.
- Para efeito de uma boa organização solicitamos que a inscrição seja feita até dia 12 de agosto de 2009.
- No sábado, haverá um intervalo entre as 12h e 14h para o almoço. Não haverá almoço no local.
- No domingo, haverá um lanche incluso no valor do workshop .
.....................
* Perfil: Laura Pires
·Graduação Arquitetura e Urbanismo (In), UFPel.
·Graduação Letras, Unesa.
·Especialista em Vaastuvidyaparicaya (Vastushastra - Ciência da arquitetura e do bem-estar) pela Saraswat Academy of Higher Education de Kozhikode, Kerala, Índia.
·Formação em Terapia Ayurvédica pelo Ganga - Centro de Terapias Ayurvédicas, sob a orientação da Internation Academy of Ayurveda – Pune, Índia.
-Curso de Ayurveda com os médicos indianos Dr. Mukesh e Dra. Geeta Auropremi no Rio de Janeiro.
- Especialização em Nutrição Ayurvédica com a Dr. Sunanda Ranade - International Academy Of Pune.
·Tratamentos e visitas, desde 2005, a renomados Hospitais Ayurvédicos na Índia.
·Curso de Sânscrito pelo Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras da UERJ.
·Cursos de meditação e pranayamas pela Fundação Arte de Viver.
·Pratica o método de Iyengar Yoga.
- Autora do blog de ayurveda http://buscadaessencia.blogspot.com/

..............
Conto com a presença de vocês.
Saúde e paz a todos...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Causas da TPM

Ilustração: Eva Uviedo

Uma importante contribuição do Ayurveda para a compreensão da TPM vem do entendimento do tipo de sintomas que cada mulher sente nos dias que antecedem a menstruação.

Como vocês leram no último post, cada biotipo apresenta sintomas mais específicos e recorrentes durante a TPM.

Isto ocorre porque muitos fatores contribuem para os sintomas da TPM.
O Ayurveda não se limita a identificar as anomalias físicas, corresponde-las à sintomas e consequentemente indicar alguma tipo de droga. O ayurveda sim, tenta identificar os fatores geradores.

Estes fatores podem ter origem na alimentação, digestão, acúmulo de toxinas, estresse, ausência ou excesso de exercícios físicos, rotina diária desequilibrante, etc.

Segundo os médicos indianos do Raj Health Spa as causas mais comuns da TPM são:

- Toxinas acumuladas nos tecidos e bloqueando a circulação.
- Má nutrição.
- Má digestão.
- Desequilíbrio do sistema nervoso.
- Estresse físico e mental.
- Baixa resistência natural e imunidade
- Perturbação dos ritmos biológicos naturais

Para o ayurveda dependendo do tempo da manifestação dos sintomas, gravidade e biotipo de cada mulher o tratamento será diferente. Mas algumas orientações gerais podem ser seguidas por todas as mulheres. Estas detalharei no próximo post.

Paz e saúde a todos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Síndrome da Tensão Pré-menstrual - Parte I

Ilustração: Maria Olegovna

Este é o assunto mais solicitado pelas leitores do blog. Não é à toa.

Não existem exames (leia-se medicina alopática) que comprovem a TPM, mas o fato é que oito em cada dez mulheres em idade reprodutiva sofrem com a síndrome.
“Tensão Pré-Menstrual é uma síndrome e deve ser cuidada. Há mais de 150 sintomas que aparecem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem quando a menstruação chega”, alerta o médico ginecologista Dr. José Bento em seu site.

Além disso, uma em cada dez mulheres afirma que os sintomas experimentados são tão perturbadores que não conseguem levar uma vida normal. Em poucos casos, a TPM pode ser tão grave e manifesta-se tão repentinamente que tem sido apelidada de síndrome do monstro, e é utilizada como defesa legal no Reino Unido e EUA, em casos onde as mulheres infligiram a lei. Aqui no Brasil o Código Penal também prevê atenuação de pena para casos onde o crime foi motivado ou em consequência de transtornos da TPM.
Estes casos envolvem um comportamento fora do comum, como cleptomania, violência criminal ou física durante a sua fase pré-menstrual.

Para o Ayurveda, a TPM deve ser tratada continuamente. E cada mulher, dependendo do dosha predominante, tem características específicas e mais comuns neste período.

No caso das mulheres Vata os sintomas mais frequentes são: ansiedade, depressão, insônia, constipação, dores de cabeça, câimbras, tonturas, desmaios, concentração deficiente, diminuição da libido, sentimento de abandono, súbitas mudanças de humor, descontentamento, calafrios, sede, pele seca, sentimento suicida. Um fluxo mestrual escasso e muito dolorido.

As mulheres Pitta sofrem mais de ira, irritabilidade, comportamento violento ou agressivo, argumentação, discussões, diarréia, febres, suor, acne, rash cutâneo. Com abundante fluxo menstrual e com poucos coágulos.

Mulheres Kapha têm mais tendência a fadiga, sensação de peso, sentimentalismo, choro, saudade, lembranças amorosas, gripes ou resfriados, mucos, náuseas, inchaço de seios, edemas, menstruação clara com coágulos e mucos.

Nos próximos posts continuarei este assunto. Com dicas para tratar e melhorar o dia-a-dia de vocês, leitoras do blog.
Paz e saúde a todas.

sábado, 18 de julho de 2009

Culinária indiana: Pulao de legumes



Ilustração: Eva Uviedo



A chave para saúde perfeita é a qualidade da alimentação. A primeira atitude para atingir o equilíbrio e manter o corpo saudável é desenvolver uma consciência alimentar. Perceber os erros alimentares, aceitá-los e buscar a cada dia modificá-los.

Para o Ayurveda, as mudanças devem ser lentas e gradativas. Substituindo um alimento pelo outro. Não faça mudanças radicais.... A partir de hoje não como mais carne!!!... Esqueça esses radicalismos. Fazem mal ao corpo e podem deixar você ainda mais doente.

Muitas pessoas passam pela experiência de se tornar vegetarianos, mas acabam ficando mais doentes, cansados e fadigados...na verdade a mudança foi em busca de saúde...mas não é isso que acontece.

Não porque o vegetarianismo não funciona ou não possibilitada a "correta" nutrição e absorção de proteínas e nutientes...mas porque as mudanças foram feitas de maneira brusca. O corpo não aprende, não sabe como trabalhar diferente de um dia para outro.

Precisa de tempo, de calma... precisa reconhecer, aprender novos hábitos, novas maneiras de trabalhar e agir. Assim, consequentemente...trará a tão esperada saúde perfeita.

Segue uma receitinha indiana que os leitores do blog vem pedindo há tempos e ainda não havia colocado.

Espero que gostem.

Bom apetite e saúde a todos.



Pulao de legumes

Ingredientes:


1 ½ xic de arroz basmati

1 colher de sopa de ghee

½ canela em pau

1 cardamomo
1 cravo da índia

1 colher de chá de cominho em grão

1 cebola em cubos pequeno

1 colher de chá açafrão da terra

1 pitada de pimenta preta

1 colher de chá de sal

1 tomate em cubos pequenos

1 cenoura grande ralada

100g de vagem

½ pimentão vermelho em fatias finas
1 xic de ervilha

2 1/2 xícaras de água


Esquente o ghee em uma panela e coloque o pimentão para dourar. Em seguida adicione o cominho, a canela, o cravo e as sementes de cardamomo. Misture bem e adicione a pimenta preta, o açafrão e o sal. Em seguida, coloque a cebola e deixe dourar. Acrescente o tomate, misture bem e coloque os vegetais. Refogue por cerca de 3 minutos. Em outra panela toste o arroz sem óleo por 2 minutos. Depois de tostar o arroz misture-o aos vegetais. Coloque 2 xíc. de água quente e deixe cozinhar em fogo baixo até toda água evaporar.


Sirva quente.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Inspiração Yoga: Dany Sá


Não há muito o que dizer... As imagens mostram...

Então....




"O Yoga é como a música: o ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida. "
B.K.S. Iyengar .


Para conhecer mais, inspirar-se mais ... acessem o site da minha amiga Dany Sá.



Paz e saúde a todos

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sementes de abóbora


O uso da semente de abóbora popularizou-se como vermífugo infantil e fonte de zinco. Hoje, sabe-se que as propriedades terapêuticas apresentam valores curativos mais amplos.

Esta sementinha branca consumida torrada e salgada é riquíssima em potássio, proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas A e do complexo B, fósforo, ferro, cálcio, zinco e magnésio.

A semente de abóbora tem reconhecida propriedade antiinflamatória, principalmente nas doenças da próstata e do sistema urinário. Cozida em água é uma boa indicação para o tratamento da bronquite.

Nutritivas, energéticas e com propriedades que as tornam um afrodisíaco natural, as sementes de abóbora podem ser consumidas como petiscos.

As pessoas de dosha Kapha têm poucas opções quando se trata de nozes e sementes devido ao elevado teor de gordura. Mas as sementes de abóbora são uma excelente escolha para carregar na bolsa e "enganar" a fome. São mais indicadas para Kapha e Pitta. Leves e fáceis de digerir.

Veja como preparar: separe as sementes da abóbora e limpe bem, retirando os resíduos. Depois de escorrer em uma peneira, espalhe-as em uma assadeira. Coloque sal a gosto e asse em forno médio (180° C), pré-aquecido, por 45 minutos ou até as sementes dourarem. Guarde-as em um recipiente seco.

Mas também é possível encontrá-las prontas nos supermercados e lojas especializadas em produtos naturais.

Muita saúde e paz a todos.

domingo, 12 de julho de 2009

Workshop Ayurveda para famíla: fotos






Fiquei alguns dias sem postar porque estava preparando cada detalhe para o workshop : AYURVEDA PARA FAMÍLIA.

Apostilas, flores, alimentos e ervas de cada receita, composto para os problemas de saúde mais comuns do nosso dia a dia.

O curso foi um sucesso... um final de semana de troca de informações, aprendizado e muita sabedoria para manter o corpo saudável e previnir inúmeras doenças.

Refeições balanceadas, masalas para cada dosha, chás digestivos e uma massagem muito relaxante para aplicação diária... Cuidados com a pele, cabelos, dentes,...

Tudo baseado e fundamento nos príncipios milenares do Ayurveda.

Seguem algumas fotos...para gerar saudade, curiosidade e um desejo de se apronfudar, ajudar cada vez mais a todos que buscam saúde e equilíbrio para suas vidas e para aqueles que os rodeam.

Obrigada pela presença de todas.... e aqueles que não puderam participar aguardem que ainda esta semana terei as datas do próximo workshop: Ayurveda para família...

E a pedido das presentes e inúmeros e-mails que tenho recebido: um curso de culinária ayurvédica está sendo preparado e esquematizado para o próximo mês.

Paz e saúde a todos

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Parabéns!!!!




Amigos e leitores do blog.

Alcançamos a marca de 50.000 acessos...

Obrigada por todos os acessos, comentários, sugestões, críticas e muito apoio que me deram e continuam dando.

Para um blog independente, com assuntos de saúde, yoga e bem-estar, ter alcançado este número em apenas 9 meses é considerado extraordinário.

Espero que meus posts continuem atraindo cada vez mais leitores e beneficiando cada um de vocês que me acompanham.

Obrigada, obrigada, obrigada.....

Paz e saúde a todos

terça-feira, 7 de julho de 2009

Dias de sol: cuidados para o inverno



Pesquisas científicas mostram todos os dias que tomar sol em excesso é muito prejudicial à saúde. É causa de envelhicimento precoce, câncer, etc.

Mas, assim como tomar sol em excesso faz mal, não tomar sol também faz mal à saúde. Causa osteoporose e depressão.

E pensem bem!!! Nada melhor que um belo dia de sol para ficarmos felizes e alegres com a vida.
Moramos num país tropical, com predominância de dias ensolarados. É claro que hoje deve estar um friozinho no Sul do país, mas aqui em pleno inverno carioca o sol continua a brilhar.

Aproveitei a manhã livre para desfrutar e me beneficiar do lindo dia que fez por aqui. A praia tranquila, com poucas pessoas, o céu azulado, um vento fresco e raios de sol para esquentar o corpo gelado ....

Durante o inverno o dosha Vata fica mais desequilibrado, em evidência, e geralmente em excesso no corpo de todas as pessoas.

Neste período do ano, o corpo precisa ser mais aquecido, nutrido e hidratado.

O vata que seca e esfria precisa ser apaziguado, tratado. Uma dieta anti-vata é a mais apropriada para esta estação.

A fome se torna mais constante e forte, a urgência natural de urinar se torna mais frequente, pois o corpo transpira menos.

Os ossos tendem a doer com mais facilidade e algumas doenças como dores de ouvido, vertigens, sinusites, artrites ficam mais intensas.

Trigo, farinhas, feijões, melado, leite, arroz, frutas oleaginosas e ghee devem estar sempre presentes nas refeições. Líquidos devem ser consumidos sempre mornos . Beber chá de canela, gengibre ajuda a esquentar o corpo.

A auto-massagem com óleo apropriado e morno deve ser feito diariamente, começando pela cabeça e terminando pelos pés.

Banhos de sol e idas à sauna devem também estar na rotina. Mas não esquecendo de manter os pés protegidos e calçados para evitar a entrada do frio.

Roupas de algodão, lã natural para proteger o corpo das ondas geladas e evitar gripes e resfriados...

Uma boa dose de equilíbrio e um inverno saudável e feliz...

Paz e saúde a todos.

sábado, 4 de julho de 2009

Vinho é saudável? e cerveja?




A Cris, leitora e amiga do blog, fez uma sugestão de assunto a ser abordado. Ela pediu que escrevesse um pouco sobre a visão ayurvédica dos efeitos, benefícios e consequências do álcool no nosso corpo.

Então, segue aí mais conhecimento e sabedoria para cuidarmos de nossa saúde. Espero que gostem...


O consumo de álcool tem existido na sociedade humana desde tempos imemoriais. Provavelmente todas as sociedades, pelo menos historicamente descritas, há relatos da utilização de bebidas alcoólicas como fonte comum de relaxamento, intoxicação ou embriaguez. No mundo moderno, todos os tipos de bebidas alcoólicas estão livremente disponíveis no mercado mundial.

A maioria das sociedades têm colocado algumas limitações ou restrições ao uso de álcool, devido aos perigos já conhecidos . Alguns grupos, particularmente de natureza religiosa, tentaram proibir totalmente o consumo do álcool e fizeram dele um pecado, embora alguns membros dentro destes grupos continuarem a utilizá-lo.

Álcool e nicotina são itens considerados pelo Ayurveda como destruidores da saúde física e mental. São considerados muito tamásicos.

O álcool penetra profundamente nos tecidos do corpo. É considerado um veneno, mas mais suave, já que não mata instantaneamente.

Aumenta o calor do corpo e danifica o sangue, o fígado e ainda gera desordens do tipo Pitta, principalmente no verão.

Além disso, prejudica o ossos, causa desordens mentais,intoxicação do sangue, edemas, problemas nos rins e pâncreas.

O álcool pode diminuir a concentração e dificultar o processo de aprendizado dos jovens.

O vinho, ingerido em pequenas quantidades melhora a digestão e a circulação, relaxa os nervos e promove a menstruação.

É muito utilizado na medicina ayurvédica, mas preparado com decocções de ervas para tratar de problemas de saúde, principalmente de fadiga crônica e má digestão.

Quando estava no hospital e tive uma piora no meu estado de saúde, fiquei sentindo por alguns dias uma fadiga terrível e muito forte, sem forças até mesmo para segurar um copo. Então, tive a oportunidade de experimentar este medicamento e realmente seus efeitos foram surpreendentes. São rápidos e eficazes, pois a absorção é muito fácil e profunda.

A cerveja também não é indicada, pois agrava muito o Vata e pode gerar pedras nos rins. O Uísque é considerado destrutivo e os liquores pertubadores e atrapalhadores da razão, devido a mistura de alcool e açúcar.

Então, cabe a cada um definir suas escolhas e seu próprio estado de saúde física e mental.

Paz e conhecimento a todos

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Votação TOPBLOG


Amigos e leitores do blog. A VOTAÇÃO TOPBLOG para eleger os melhores blogs continua. A votação popular vai até o dia 11 de agosto.

Já estamos entre os 100 blogs mais votados... mas ainda precisamos de mais e mais votos.
Conto com vocês!!!! É só clicar no selo TOPBLOG na barra lateral e seguir todas as orientações.

Não deixem de confirmar o voto através do e-mail.
Paz e saúde a todos!!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Comidinhas ...




Se você está pensando em ir à terra dos Marajás, embalado pelos apelos da novela Caminho das Índias, é bom saber se está realmente preparado, pois, depois disso, nunca mais você verá o mundo da mesma forma.

A Índia começará atacando seus sentidos sem pedir licença e sem ao menos avisar.
Sensações jamais experenciadas invadirão seus ouvidos, nariz, olhos e boca.

Seus conceitos ocidentais de limpeza, barulho, riqueza, pobreza, ordem e caos irão à baixo.

Você será sacudido, remexido, desconcertado, ignorado, bajulado. Ficará perdido, maravilhado, transformado. Poderá ser tão afrontado e testado que talvez volte para casa antes do previsto e jamais queira voltar à Índia.
Ou então, se apaixonará e abrirá seu coração, sua mente para cada novo momento da vida que sentir, obsevar e experienciar neste lugar.

Mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quanto a alimentação.
Milhares de turistas todos os anos ficam com infecções intestinais terríveis devido a má escolha dos alimentos ou dos restaurantes.

Carne de vaca é algo a ser esquecido na Índia. A vaca é sagrada e não se come esse tipo de alimento. Em restaurantes e hotéis internacionais talvez você encontre. Nem mesmo no Mc Donald´s há humburguer de carne de vaca. Mesmo que você deseje muito, evite o consumo, dizem que devido as constantes e rotineiras quedas de energia, a carne as vezes apodrece nos refrigeradores, e como são preparadas com muitas especiarias, o seu paladar e olfato não percebem...e assim já é tarde demais!!

Mas se você realmente estiver desesperado para comer ou desfrutar de ambientes ocidentais, depois de algumas semanas viajando por este país tão fascinante, é possivel sim encontrar raros oásis (para quem os define assim, é claro) .

Consumir hambúrgueres, macarrão, batata frita, cerveja, sucos, comida americana, mexicana e muita salada é possível . Isto mesmo, para quem quiser comer uma saladinha, refeição tão rara e temida por todos os estrangeiros em visita à Índia, já que eles não tem hábito de comer nada cru e não costumam lavar adequadamente alfaces, rúculas, etc, há uma rede de restaurantes americanos chamado RUBY TUESDAY em algumas cidades da Índia.

Possui um ambiente limpo, charmoso, uma ótima música ambiente e um serviço impecavél.

Em Mumbai fica no charmoso e moderno shopping CR2 Mall, no Nariman Point. O terceiro mais caro bairro do mundo em imóveis comerciais.

Mas se você está disposto a aceitar a Índia e desfrutá-la sempre, a melhor opção é pedir refeições cozidas e temperadas. Uma boa opção é o Thali, típica da Índia, que vem servida em um bandeijão e com várias opções...

Paz e saúde a todos