segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Hipertensão: um pouco da visão Ayurvédica


Continuando o post sobre hipertensão....

Os sintomas mais comuns da Hipertensão incluem palpitações, tontura, falta de ar ao esforço leve e fraqueza. O coração é a sede da emoção, portanto, psicológico e emocional, são fatores muito importantes e relevantes neste problema.

O tratamento da Medicina Ayurvédica consiste em restabelecer a digestão, limpando as toxinas do corpo, pacificar as energias do corpo agravadas e tonificar o coração e a mente. Dieta e ajustes no estilo de vida também são aconselhados, assim como um controle permanente dos motivos estressores na vida de cada um e o uso de ervas específicas para cada tipo de hipertensão.

Para ayurveda cada dosha apresenta sintomas específicos e causas diferentes:

A hipertensão do tipo Vatta tem natureza irregular, acontecem súbitas mudanças na pressão arterial, o pulso é irregular na frequência e ritmo. Geralmente as mudanças estão associadas à excesso de preocupações, tensões, excesso de trabalho, nervosismo e insônia.
O tratamento tem como foco fortalecer e tonificar o coração. Terapias como abhyanga, shirodhara, hridibasti são recomendadas associadas ao uso ervas como centelha asiática, malva, alho, etc.

A hipertensão Pitta desenvolve sintomas como rosto ruborizado, olhos vermelhos, dores de cabeça fortes, sensibilidade à luz, sangramentos nasais, ira, irritabilidade, queimação, e algumas vezes problemas no funcionamento do fígado. Tratamentos como purgações, associadas a abhyanga, shirodhara com óleo de específico e uso de ervas como babosa, ruibarbo, hibisco e boldo são muito eficazes.

Já a hipertensão do tipo Kapha apresenta constante pressão alta, e como consequência ou causas a obesidade, fadiga, edemas e colesterol alto. Manteiga, ovos, alimentos gordurosos devem ser eliminados da dieta. Massagens com pó, shirodhara associadas ao uso de ervas como mirra, garcínia, alho são muito importantes no tratamento. Exercícios físicos são excelentes e devem fazer parte da rotina diária.

No próximo post trarei mais algumas dicas para a prevenção e controle da Hipertensão.

Paz e saúde a todos.

domingo, 30 de agosto de 2009

Dia nacional da Esclerose Múltipla


Hoje é Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. Em todo o país as associações estão realizando palestras, passeatas, encontros para para esclarecer a população o que é essa doença que afeta cerca de 30 mil pessoas no país, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), e mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).


Deixo aqui no dia de hoje apenas uma mensagem do livro do mestre Paramahansa Yogananda "Autobiografia de um Yogui".


Espero que minha busca, minha experiência traga mais conforto, possibilidade e coragem para todos os que sofrem de doenças.


" O corpo é um amigo traicoeiro. Dê-lhe o que é devido; nada mais. Dor e prazer são transitórios; suporte todas as dualidades com calma, tentando, ao mesmo tempo, colocar-se acima do poder de ambas. A imaginação é a porta pela qual penetram tanta enfermidade quanto a cura. Não acredite na realidade da doença, mesmo quando estiver doente; um visitate inadmitido baterá em retirada" .


Paz e muita saúde a todos

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Votação TOPBLOG- Classificado


Gostaria de agradecer pela votação no Prêmio TOPBLOG.

Ficamos entre os 100 mais votados.

Agora é só esperar o resultado final da avaliação da equipe TOPBLOG.

Um grande abraço e muita saúde.



terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hipertensão: causas e sintomas pelo Ayurveda

Estive um pouco atarefada demais nos útlimos dias e não consegui postar. Mas preparei para hoje um post sobre Hipertensão. Diversas leitoras do blog pediram para falar sobre a visão ayurvédica nesta doença. Então, nos próximos dias trarei ainda mais informações de como identificar e aliviar sintomas e o tratamento para cada dosha.

A Hipertensão, também chamada de pressão alta, corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg).

Quando se ultrapassa esses índices podem ocorrer lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos. É uma das principais causas de doenças coronarianas podendo contribuir para infartos, derrames e mortes súbitas.

Em muitos casos é de origem hereditária ou de fatores étnicos. Para o ayuveda fatores como estresse mental (ansiedade, tensão, preocupações excessivas, angústica), desequilíbrios hormonais e obstruções dos canais sanguíneos e da urina são também causas da hipertensão.

O tratamento depende da avaliação dos sintomas em cada indivíduo. Cada dosha (Vata, Pitta ou Kapha) apresenta sintomas e comprometimento de órgãos diferentes. O uso das ervas e medicamentos ayurvédicos busca tratar as causas da pressão alta e não simplesmente diminuir as taxas e levá-las ao índice considerado normal.

Enquanto a Hipertensão Vata é irregular, com mudanças bruscas na pressão arterial, a hipertensão Kapha tem manifestação regular, ou seja, pressão alta elevada constante. E a Hipertensão Pitta demonstra rapidamente efeitos e comprometimentos em diversas funções orgânicas e psíquicas.

Nos próximos posts continuarei...

Paz e saúde a todos.

sábado, 22 de agosto de 2009

Carta do meu pai....


Minha família está longe. Estamos separados por cerca de 1800 km.

Ontem à noite, recebi esta linda mensagem por e-mail do meu pai, profunda, verdadeira e ...resolvi compartilhar com vocês...

Minha querida filha.

A inspiração para quem escreve, nasce e cria asas quando a imaginação é alimentada por fatos ou circunstâncias que nos chama a nossa atenção e refletem nossos sentimentos sinceros e experiências vividas. Tanto equivale dizer que deves aproveitar ao máximo as oportunidades que tivestes, tens e terás. Lamento que não tenhas estado comigo no Dia dos Pais, mas te considerei presente em meu coração. DESFRUTA TUA VIDA.

Realmente quando somos crianças temos todo o tempo do mundo e nada nos aborrece. Tudo é alegria e prazer. Quando jovens, continuamos a ser favorecidos pelo tempo disponível. Tudo é felicidade e possível, mesmo que suportando com voluntariedade, desprendimento e valentia os fardos da vida, sem nos sentirmos assoberbados.

Mas os anos passam e com ele as primeiras considerações sobre os ganhos e as perdas, mas sem exageradas preocupações, eis que ainda sobrando-nos tempo para reconsiderações. Já na maturidade avançada (que os tolos chamam de velhice e os técnicos, de terceira idade), nos vem a reflexão e constatação real, consciente e definitiva do que poderíamos ter feito ou não, mas, infelizmente, “ não há mais tempo”.

Fica com isto um recado: acrescenta VIDA a teus dias, com o amor e as virtudes que te são próprias, acreditando sempre em tuas escolhas e decisões, e as executando, na busca e alcance de tua felicidade, pois, segundo Fernando Pessoa: "tudo vale a pena se nossa alma não é pequena”.

Com um grande beijo de teu pai.

Fernando

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Você conhece a Bioginástica?



Já faz algum tempo que gostaria de falar sobre este grande mestre que vive na agitada e confusa Copacabana.

Muitas pessoas nem imaginam que no meio daquela confusão e barulho é possível encontrar um ambiente de tranquilidade, vista para montanha e muito conhecimento e sabedoria.

Orlando Cani é professor de Educação Física desde 1956 e professor de Yoga desde 1961. Treina e já treinou atletas de várias modalidade. É uma pessoa muito especial.

Desenvolveu a Bioginástica, método de ginástica fundamentado no Hatha Yoga, Kempô (Movimentos dos Animais), Tai-Chi-Chuan, expressão corporal, respiração, relaxamento, alongamento e flexibilidade. Ultiliza todos os meios de locomoção percebendo suas formas, conexões e qualidades dos movimentos do nosso corpo.

Imitar o pulo do sapo, o andar da aranha, os gritos do macaco, o balançar do vento. Na bioginástica tudo isso é possível, de maneira consciente para conhecer e entender cada parte do nosso corpo.

Selecionei este video do Youtube para vocês conhecerem um pouco mais deste grande mestre Orlando Cani.

Para saber mais: www.orlandocani.com.br

Paz e saúde a todos

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Workshop em São Paulo



Nos dias 12 e 13 de setembro estarei realizando o Workshop:“AYURVEDA PARA FAMÍLIA” em São Paulo.

Durante o evento trarei informações para as pessoas que ainda não têm conhecimento sobre o Ayurveda, ou para aqueles que já o conhecem. Um final de semana onde aprenderão de maneira prática como utilizar esta sabedoria milenar da Índia na vida agitada da família moderna.

Mostrarei como podemos beneficiar a nós mesmos e toda a nossa família com estes conhecimentos na rotina diária. Ensinarei os fundamentos e o preparo de algumas receitas ayurvédicas (ghee, temperos, combinação de ervas, compostos, etc.) para situações cotidianas (gases, cortes, cólicas, contusões, etc), a fim de obter equilíbrio na saúde e prevenir problemas futuros.

Também terão informações dos princípios básicos da medicina ayurvédica. E ainda a oportunidade de aprender a fazer uma auto-massagem, que revigora, relaxa, rejuvenesce, equilibra a saúde, deixa a pele mais vigorosa e os cabelos mais brilhosos.
Detalhes:

WORKSHOP – AYURVEDA PARA FAMÍLIA.

Meios práticos de como utilizar a medicina milenar da Índia no dia-a-dia da família moderna.

Dias: 12 e 13 de setembro de 2009

Horários: Sábado das 10h às 13h e das 15h às 18h e
Domingo das 10h às 14h.
Local: Morumbi - São Paulo
Inscrições e Informações: (21) 94655397 e (11) 35712023
buscadaessencia@yahoo.com

Valor para inscrições até o dia 7/09 : R$ 270,00
Após o dia 7/09: R$ 300,00


ATENÇÃO!

- Sua vaga só será efetivada mediante o pagamento antecipado.-
- As vagas são limitadas.
- Em caso de depósito bancário, notifique por e-mail ou telefone para confirmar sua vaga e traga o comprovante do depósito no dia do curso.
- No sábado, haverá um intervalo entre as 13h e 15h para o almoço. Não haverá almoço no local.
- No domingo, haverá um lanche ayurvédico incluso no valor do workshop
......................

* Perfil: Laura Pires·Graduação Arquitetura e Urbanismo, UFPel.
·Graduação em Letras, Unesa.
·Especialista em Vaastuvidyaparicaya (Vastushastra - Ciência da arquitetura e do bem-estar) pela Saraswat Academy of Higher Education de Kozhikode, Kerala, Índia.
·Formação em Terapia Ayurvédica pelo Ganga - Centro de Terapias Ayurvédicas, sob a orientação da Internation Academy of Ayurveda – Pune, Índia.
·Curso de Ayurveda com os médicos indianos Dr. Mukesh e Dra. Geeta Auropremi no Rio de Janeiro.
·Tratamentos e visitas, desde 2005, a renomados Hospitais Ayurvédicos na Índia.
·Curso de Sânscrito pelo Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras da UERJ.
·Cursos de meditação e pranayamas pela Fundação Arte de Viver.
·Pratica o método de Iyengar Yoga, na modalidade de Yogoterapia

...............

Conto com a presença de vocês.

Saúde e paz a todos...

domingo, 16 de agosto de 2009

Workshop Ayurveda para família II - fotos





Já estava com saudades de escrever aqui...tive uma semana bastante corrida. Palestras, eventos, preparativos para o workshop que aconteceu ontem e hoje.

A turma foi pequena mas muitooo especial... Todas estavam muito interessadas e saíram muito felizes. Preparamos um ghee que ficou muito aromático e gostoso... massalas para cada dosha, chás para males diários como cólicas, ressaca alcoólica, dores de estômago...

Dicas para alimentação. Como preparar alimentos, conselhos para uma rotina diária saudável e uma relaxante e rejuvenescedora massagem que além de manter o corpo saudável previne o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.

E ainda alguns momentos engraçados, curiosos e muita novidade... o cigarro ayurvédico (Fez um grande sucesso) para limpar os pulmões, alivar bronquites, sinusites, e ainda auxiliar os familiares a parar de fumar.

Um final de conhecimento, sabedoria e compartilhamento... obrigada a todas que participaram

Seguem algumas fotos para vocês ... e no mês de setembro estarei realizando este workshop nos dias 12 e 13 em São Paulo.

Mais informações nos próximos dias.

Paz e saúde a todos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Opções na vida...


Enquanto uns transbordam esperança, buscam a felicidade, a sabedoria, o conhecimento, a vida... outros buscam o contrário...

Enquanto desfruto, agradeço e compartilho tudo que vivenciei, aprendi e conquistei... outros desistem, se entregam... Mas cada um tem seus motivos, suas histórias.

Estava lendo o jornal OGlobo e me deparei com uma reportagem sobre a britânica Debbie Purdy, de 46 anos, que sofre de esclerose múltipla progressiva, e “conquistou uma vitória” considerada um marco na legislação de suicídio assistido. Na última quinta-feira, a Câmara dos Lordes aprovou que seu marido, acompanhe seu suicídio assistido em uma clínica especializada na Suíça sem ser processado como cúmplice de um crime.
Debbie dizia que tinha recebido sua vida de volta graças à vitória numa luta que percorrera todas as instâncias judiciais do Reino Unido - ainda que pôr fim à sua existência possa em breve aparecer em sua lista de prioridadas...”


A vida é mesmo cheia de mistérios, acontecimentos e possibilidades.

Cada um faz suas escolhas...e estas devem sim ser sempre respeitadas...
Debby Purdy fez suas escolhas, batalhou, correu atrás e está vitoriosa, nas suas crenças, nos seus desejos e seus anseios...

O conhecimento, a busca incessante e uma boa orientação podem determinar a vida de cada um.

Seja qual for a doença, a dificuldade, a limitação acredito que não devemos desistir...buscar cada vez mais novas informações, quebrar nossos padrões, enxergar além do que está estampado em nossas faces, não se contentar com uma única possiblidade, futuro, visão...

Buscar cada vez mais, crescer, enfrentrar, encarar-se, conhecer-se, permitir-se, transformar-se...

Transformar sim suas dificuldades, limitações em vitórias, esperança, e conquistas para descobrir e entender profundamente o seu ser, desfrutar a vida, buscar a vida, contemplar a vida...


Paz e saúde a todos...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Luta Livre - Revista Joyce Pascowitch



Apesar da correria e de tantos afazeres durante a semana, tive um final de semana de descanso, alegrias e boas surpresas.

Uma dessas marvilhosas surpresas foi ao abrir a Revista Joyce Pascowitch, que espero a cada mês por uma nova edição. Os textos são muito bem escritos, tudo de melhor em moda, estilo, atualidades, ...

Uma linda matéria, com uma paginação bacana, boas fotos e escrita de forma preciosa e simples... um pouco da minha história, da minha busca e da minha vida!!! Obrigada Joyce, obrigada Malu.
Fiquei muitooo feliz! É o Ayurveda sendo propagado, divulgado. É esperança, exemplo, ajuda, prevenção, rejuvenescimento e saúde equilibrada para todas as pessoas.
Segue um trecho da reportagem para vocês ficarem com curiosidade e lerem a matéria completa na revista. Está na página 161.

Paz e saúde a todos...

LUTA LIVRE

Com o diagnóstico de uma grave doença, Laura Pires ignorou as más previsões de especialistas brasileiros. Encontrou na Índia o que estava procurando: além da cura, a força para seguir adiante.

Até 2006, a decoradora Laura Pires mal podia imaginar o quanto sua vida estaria ligada ao universo indiano - apesar da visita ao país um ano antes por causa do trabalho. Em uma manhã, sentiu a visão embaçar. Dias depois, mal conseguia ler. Outros mais e nada de ficar em pé. Maratona de médicos, exames, até chegar ao diagnóstico...

Agosto 2009 J.P

sábado, 8 de agosto de 2009

Ayurveda para família


Nos dias 15 e 16 de agosto estarei realizando mais um
Workshop:
“AYURVEDA PARA FAMÍLIA”.
Durante o evento trarei informações para as pessoas que ainda não têm conhecimento sobre o Ayurveda, ou para aqueles que já o conhecem. Um final de semana onde aprenderão de maneira prática como utilizar esta sabedoria milenar da Índia na vida agitada da família moderna.
Mostrarei como podemos beneficiar a nós mesmos e toda a nossa família com estes conhecimentos na rotina diária. Ensinarei os fundamentos e o preparo de algumas receitas ayurvédicas (ghee, temperos, combinação de ervas, compostos, etc.) para situações cotidianas (gases, cortes, cólicas, contusões, etc.), a fim de obter equilíbrio na saúde e prevenir problemas futuros.

Também terão informações dos princípios básicos da medicina ayurvédica. E ainda a oportunidade de aprender a fazer uma auto-massagem, que revigora, relaxa, rejuvenesce, equilibra a saúde, deixa a pele mais vigorosa e os cabelos mais brilhosos.
Detalhes:
WORKSHOP – AYURVEDA PARA FAMÍLIA
Meios práticos de como utilizar a medicina milenar da Índia no dia-a-dia da
família moderna. com Laura Pires*
Dias: 15 e 16 de agosto de 2009
Horários: Sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h e
Domingo das 9h às 14h.
Local: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Inscrições e Informações: 21 94655397
Valor: R$ 200,00

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Chás ayurvédicos


Desculpem a demora em postar, mas estou um pouco ocupada ... estou fazendo as fotos do livro de culinária ayurvédica, então muito trabalho...cozinhar, decorar para o fotógrafo clicar... e depois muita comilança!!!

Tem sido cansativo, mas o resultado será ótimo!!!! e está ficando tudo muito lindo e apetitoso !!! Também estou fazendo algumas modificações nos textos e em breve espero estar com tudo pronto e conseguir a publicação!!!

Bom.... sobre os chás vamos continuar....Hoje vou dar as outras receitas prometidas...
Chá calmante Vata:
As pessoas Vata estão sempre com a sensação de falta tempo, inquietude e ansiedade. Um chá com ervas específicas de sabor doce, suave e quente pode ajudar a acalmar a mente e sossegar o corpo, fazendo os Vatas relaxar.

1 colher de chá de alcaçuz em pó
1 colher de chá de erva-doce
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de erva-cidreira
1 cardamomo
Ferver em 200ml de água mineral. Não precisa adicionar açúcar.

E para as pessoas Kapha um delicioso e eficiente chá energizante

Ervas estimulantes, motivadoras e energéticas. Tudo que os kaphas precisam para sentirem-se alertas, sairem da inércia e ganharem ânimo para realizar todas das atividades do dia.

Chá Energizante (Kapha):

¼ de colher de chá de gengibre seco
¼ de colher de chá de cravo
1 casca de canela pequena
1 cardamomo
¼ colher de pimenta preta
Ferver tudo em 200ml de água mineral. Tomar puro ou adoçar com mel cristalizado.


Saúde e paz a todos

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Chás ayurvédicos para saúde


A Janaína, leitora assídua do blog, enviou um e-mail pedindo que falasse da importância do consumo de chás para o ayurveda e algumas receitas básicas para cada dosha.

Preparei mais um post com todo carinho para vocês e espero que gostem...

Para a Ayurveda os chás de ervas são fundamentais para a manutenção da saúde e devem ser tomados diariamente de acordo com seu dosha. Adquirir este hábito pode previnir doenças e manter o corpo saudável.

No Brasil, o consumo regular de café ainda tem mais popularidade. Mas a bebida feita de flores, folhas, cascas ou sementes deve entrar na rotina pelos benefícios que traz ao corpo. Há milênios o chá é indicado para previnir e tratar doenças.

A quantidade deve ser limitada, já que as ervas tem poderes medicinais, e em excesso podem acabar prejudicando o organismo.

Mas para que os benefícios sejam sentidos, é necessário regularidade. As ações devem ser constantes e equilibradas. Cada cada pessoa tem um comportamento, uma atitude e uma reação diante da mesma situação. Diferenças essas, que devem ser levadas em consideração e respeitadas...

Assim, a escolha adequada das ervas e sua ingestão devem ser específicas para cada dosha e cada momento da vida.
A absorção dos princípios ativos que cada pessoa terá ao ingerir uma determinada erva não dependerá apenas da indicação correta, mas também do plantio, da colheita, e da forma de preparo.

Um chá pode ser preparado de três maneiras: por infusão, decocção e maceração.

A infusão costuma ser indicada para flores, folhas ou frutos, mas pode-se utilizar outras partes das ervas. Quando a água alcançar fervura, desligue e mergulhe nela as partes da planta. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

A decocção é o método mais adequado para cascas, caules, frutos secos, raízes e sementes. Nesse caso, as plantas são colocadas em uma chaleira com água fria. Leve ao fogão, espere ferver e aguarde de 5 a 10 minutos antes de tirá-la do fogo.

Já a maceração é indicada para plantas que se decompõem quando fervidas. Reservada as substâncias sensível ao calor, se obtêm deixando as partes da planta de 12 a 48 horas de molho dentro de água fria.

Segue aí uma receitinha de chá ayurvédico para Pitta e nos próximos posts para Vata e Kapha.


Chá refrescante para Pitta.

Proporciona um efeito calmante e de resfriamento do corpo, da mente e das emoções. É perfeito para beber quando estiver sentindo raiva, frustração, irritabilidade, excesso de calor. Para resfriar as emoções Pitta e mantê-lo tranquilo e pacífico.


Ingredientes:
2 colheres de chá de hibisco
2 cardamomos em pó
1 colher de chá de rosa branca seca
1 colher de chá de capim-limão.
1 colher de chá de jasmim.

Ferver 200ml água mineral e colocar as ervas em infusão por 10minutos.
Se desejar pode adoçar com açúcar cristal ou demerara.

Saúde e paz a todos...

domingo, 2 de agosto de 2009

Uma Flor de Lótus



Símbolos, imagens, mantras, deuses...uma infinidade de representações indianas bombardeiam a mente e o coração de todas as pessoas.

Seja onde for, ela está lá viva, desenhada, representada, estilizada.

A flor de lótus é um mito, uma realidade, um conhecimento sagrado.

O Lótus (Nelumbo nucifera), é uma flor sagrada e ocupa uma posição única na arte e mitologia da antiga Índia e tem sido um símbolo auspicioso da cultura indiana desde tempos imemoriais.

Está associada à deusa da riqueza Lakshmi, que é a personificação da beleza, da graça e do charme.

A flor cresce em águas turvas e lamacentas, sobre um longo caule para um florescer glorioso. Intocada pela impurezas do lodo, o lótus simboliza a pureza do coração e da mente. É o símbolo do espírito escapando da matéria, da vida obscura e confusa para o desabrochar na divinddae e evidenciar aquilo que há de mais puro em nosso ser.

Além disso, dizem que as sementes podem durar milhares de anos e continuar perfeitas para a germinação. É um símbolo forte da força vital que poderia resistir à condições extremamente adversas.
A flor de lótus representa, assim, longa vida à saúde, à honra e à boa sorte.

Foi esta profundidade, delicadeza e sabedoria que fizeram os fundadores da moderna Índia consagrar o Lótus, na Constituição, como a Flor Nacional.

Saúde e conhecimento a todos...