segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Faça sua escolha...




O último post sobre animais gerou alguns bons comentários...recebi também e-mails de pessoas que não conseguiram ver o vídeo inserido ...outros ainda não gostaram e pararam logo no início. A verdade escondida, camuflada e ignorada por uma sociedade é dura, impactante e reveladora.

O desenho animado Meatrix, que coloquei hoje, é mais suave nas cenas, mas seu conteúdo nos expõe à realidade que nunca nos foi explicitamente dita, revelada. No entanto, nosso inconsciente ou consciente buscará mais uma vez tentar fugir, se esconder e se negar a encarar as verdades da vida.

Enxergar, perceber e confrontar a realidade, e voltar a vida normal, nos permite e nos exige encararmos este mundo para construir para nós mesmos vidas significativas. Participar ativamente, como adultos, da realidade de que a vida é séria.

Temos responsabilidades totais por nossos atos, por nossas escolhas e todas as consequências diretas à nossa própria vida e de outros seres.

A animação em questão é um “ brincadeira” com o título do filme Matrix, aquele que busca desvelar a realidade escondida atrás das ilusões. Da mesma forma, em Meatrix, em que Meat significa carne em inglês, a animação busca a revelação da realidade oculta atrás de cada embalagem, alimento oferecido, vendido, nas grandes vitrines, congeladores de supermercados e boutiques de carnes tenras e saborosas.

Mais informações no site: http://www.meatrix.com/
Paz e conhecimento a todos

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aos animais...



Realmente o desejo dos seres humanos não tem fim...

Talvez você já tenha se perguntado, analisado, ou talvez não, as razões para tornar-se um vegetariano.

Talvez não tenha encontrado motivos suficientes, informações nutricionais e médicas eficientes, coerentes que o levem a tomar esta decisão.

Mas por que parar de consumir carne? Pelos animais?

Pela sua saúde? Colesterol alto, câncer de cólon, câncer de reto, obesidade, infarto?

Por sua beleza? envelhecimento precoce, manchas na pele?

Talvez sua própria saúde não seja suficiente para entender... talvez ainda não tenha nenhuma doença, nenhuma dor, não tenha visto ninguém infartar, ter câncer...

Mas talvez você tenha um cão de estimação, chamado de filho, amado, companheiro... talvez você tenha tanto amor por ele que não consiga viver alguns dias sem ele...

Mas o desejo do ser humano desafia...quando ele não enxerga, não percebe e não quer ver... Mas talvez o desejo pela carne de vaca, de peixe, de frango que você consome, talvez aumente...talvez o desejo seja incontrolável, por alimentos, objetos...
Talvez, simplesmente, você compare...compare com o desejo de outros, de outros países, de outros estados, de seus vizinhos, amigos, parentes... Talvez você analise, entenda, surpreenda-se e comente...

Se quiser assistir o filme completo acesse o link http://video.google.com/videoplay?docid=-239204330856039070#

As imagens são fortes, reais e tristes... Prefiro belas imagens, belos exemplos e inspirações...mas, às vezes, o real é necessário para despertamos e ganharmos convicção em nosso caminho.

Paz e muito conhecimento a todos

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Doenças do estresse


Incidentes relacionados à desordens de estresse tem sido vistos e comentados nos grandes jornais e revistas devido ao altos índices apresentados nos últimos anos.

Estes episódios são mais comuns em áreas urbanas do que em áreas rurais. Dentre os distúrbios mais recorrentes encontram-se a síndrome do colón irritável, anorexia nervosa, infartos, hipertensão, artrites crônicas, enxaquecas graves e síndrome do pânico.

Na raiz, todas estas desordens, segundo o Ayurveda, têm semelhanças para o surgimento.

Grande parte da tensão mental ocorre como resultado de excesso de estímulos recebidos através dos órgãos dos sentidos e estes levam ao aumento da atividade do centro psíquico do cérebro.

Como resultado, ocorre uma série de reações em cadeia em todo o corpo. Isto leva à liberação excessiva de substâncias neuronais, que estimulam e causam transtornos em vários órgãos e tecidos.

Excesso de atividades mentais, trânsito, barulho, poeira, má alimentação e principalmente a fuga mental e medo para assumir, encarar e resolver os problemas presentes geram, contribuem para o desenvolvimentos destas patologias.

E é aqui neste contexto moderno, que o yoga e ayurveda têm um imenso valor para toda a humanidade. Não só como tratamento mas também como prevenção.

A prática regular de Yoga traz a normalização do padrão neuronal desestabilizado. Isto leva a estabilidade do funcionamento de todas as glândulas endócrinas sensíveis ao estresse que por sua vez normalizam também o processo metabólico.

Como resultado, o corpo inteiro e os seus órgãos vitais recuperam a saúde e ajudam a enfrentar as situações estressantes de forma mais eficaz, eficiente e consciente.
Paz e saúde a todos

domingo, 20 de setembro de 2009

Caminhos...


Em algum momento da vida nos deparamos com questionamentos sobre nossa existência.

Refletimos, pensamos, avaliamos cada ato, cada momento, cada atitude e acontecimento do presente. Percebemos, às vezes, que o caminho escolhido não era o ideal, ou ainda não queremos ver o porquê a vida chegou a este ou aquele ponto.

Sentimos raiva, medo, angústia, depressão, dor, culpa por não estarmos fazendo aquilo que gostaríamos, que deveríamos.

Nossas vidas tomaram rumos diferentes, surpreendentes, felizes, dolorosos... cada um com uma experiência, aproveitamento, aprendizado, tropeço...

Mas neste momento de vazio, questionamento... cada pessoa, cada ser, busca uma maneira diferente de lidar, de mudar, de permanecer, de desisitir, de morrer....com os problemas e acontecimentos que o presente apresenta.

Atitudes passadas, escolhas passadas definiram o presente. Um presente bom ou ruim, um presente de conquistas, vitórias, realizações ou um presente de conflitos, mágoa, pertubador....

Alguns procuram terapias psicológicas, Freud, Jung, Lacan...conversam, debatem, enrolam-se. Outros buscam a hipnose, se deparar com seus erros, seus acertos, os modificar, os transformar...

Outros ainda se dopam para rapidamente esquecer, enebriar o que não querem ver, enfrentar, perceber, resolver....

Outros ainda buscam a fé, a imagem, o conforto, as promessas divinas. Outros ainda o auto-conhecimento, a introspecção, a meditação, a observação, o entendimento...

E outros mais, novos caminhos, velhos caminhos da ignorância ou sabedoria, da verdade ou da mentira.

Cada um com seu tempo, com suas escolhas, trilhando mais uma vez aquilo que querem, que pensam, que acham, que enxergam...

Paz e saúde a todos

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Uma outra São Paulo...


Muitos dias sem escrever... Tirei umas férias do computador... Agora de volta à minha casinha, à minha vida diária.

Passei ótimos dias em Sampa!!! encontrei amigos queridos, conheci lugares especiais e percebi um público sedento e dedicado, buscando e estudando os conhecimentos de ayurveda, yoga, meditação...

Uma cidade grandes construções, de dinheiro, de consumo... mas também uma cidade com uma busca espiritual, conhecimento e dedicação surpreendentes...Fiquei impressionada...não conhecia esta "São Paulo".

Agora, muitas atividades, compromissos, muito planejamento e contagem regressiva. Organizar tudo, pensar em tudo.... Em dois meses estarei na Índia!!! Reservar hóteis, fazer contatos... preparar cada detalhe, cada momento... e esperar para mais conhecimento, sabedoria e muita experiência.

"A sabedoria não é injetável de fora para dentro. A força e a extensão da sua receptividade interior determinam o quanto você poderá absorver do verdadeiro conhecimento e quão rapidamente" .


Paramahansa Yogananda.

domingo, 13 de setembro de 2009

Padaria Orgânica


Estou em São Paulo. E é claro, nada como fazer alguns programas favoritos dos paulistas. Café da manhã na padaria. Mas é claro que não fui em qualquer padaria. Fui conhecer e provar um delicioso pão orgânico na PÃO -Padaria Artesnanal Orgânica.

O lugar é bem pequeno, mas muito charmoso. Três mesinhas e um balcão-vitrine de pães, bolos e tortas de encher os olhos e dar água na boca e ainda feitos de maneira artesanal e somente com produtos orgânicos. E o mais importante: eles passam por um longo processo de fermentação natural e são assados diretamente na pedra.

O dono da padaria, muito solícito e simpático falou que tudo é preparado com farinha de trigo orgânica, sal do himalaia e amor.

No menu, tem o francês normal ou integral, e receitas especiais, como o pão de azeitona com vinho branco e azeite , ou figo seco com noz pecan.

A Padaria Pão fica na Rua Bela Cintra 1618- Jardim Paulista- SP, vale muito a pena conhecer e se deliciar com bolos, pães saudáveis e deliciosos.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Reportagem

Ontem tive uma boa surpresa.. Há um tempo atrás um repórter do Diário Popular, jornal da cidade onde nasci e minha família mora, me ligou falando que faria uma reportagem para conscientização das pessoas sobre a Esclerose múltipla. Muitas pessoas desconhecem a doença ou tem preconceito.

Relatei a minha experiência e tratamento e ontem saiu uma matéria muito bacana, clara e objetiva. Parabéns André, belo trabalho e pesquisa.

Paz e saúde a todos.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Reféns sociais...


Estou um pouco assustada. Não sei extamente para onde nossa sociedade está caminhando, mas o rumo parece não ser nada louvável.

Amigos, parentes, conhecidos, desconhecidos incluem na sua rotina diária doses de remédios anti-depressivos, ansiolíticos, inibidores, controladores...

Sabe-se através de pesquisas, que nos EUA, o uso de anti-depressivos dobrou nos últimos 10 anos. Hoje cerca de 27 milhões de pessoas tomam esse tipo de medicamento no país.

Acredito que há algo errado nessa história. Estava pesquisando sobre o uso destes medicamentos e me deparei com orientações médicas e comentários preocupantes.

Pessoas utilizando, orientadas por seus psiquiatras, Prozac, Rivotril, Verotina, Daforin, primeiramente por 3 meses para "curar" uma depressão. Mas, depois perceberam que não poderiam viver sem...pretendem tomar os remédios pelo resto de suas vidas...já que desta maneira percebem e convivem em um mundo muito melhor.

Antes desentendimentos rotineiros de casal, desobediências dos filhos as tiravam do sério. Hoje, nada mais é problema. Com remédios há mais "tolerância" e "perdão". Sem os remédios dizem que os casamentos já teriam acabado, chorariam com mais facilidade, não aguentariam as pressões da vida.

Não consigo me acostumar com esta idéia, com estes parâmetros, com esta metodologia que estão "implantando" na vida das pessoas que me rodeiam.

Uma sociedade que ampara, indica, "receita" uma vida maquiada, uma vida inventada, uma vida dopada.

O enebriamento humano. Ninguém mais é capaz de assumir seus erros, seus desejos, suas angústias.

Ninguém mais é capaz de conter seus impulsos, seus problemas, sua vida...

Uma sociedade dominada, controlada, sedada, orientada por fluorexetina, alprazolam, clonazepam, venlafaxina,.....
Paz e conhecimento a todos.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Prisioneiros...




Cada vez que me apronfundo nos estudos ayurvédicos percebo uma realidade diferente, um aspecto diferente, uma visão diferente, uma busca de saúde diferente.

Minha mente racional, científica, metódica, cartesiana é confrontada, desafiada, destruída... Métodos científicos, ensaios laboratoriais, regras pré-estabelecidas mostram-se na maioria das vezes, irrelevantes, falhos diante da experiência, observação e entendimento de cada indivíduo, de cada ser com suas alegrias, sofrimentos, angústias, desejos e doenças.

As revistas modernas, ensaios científicos da modernidade tratam adultos, crianças como gens, moléculas, endorfinas, encefalinas, dopaminas, noradrenalinas.....

Nossas funções, comportamentos, pensamentos, cada vez mais são analisados micro, microbiologicamente, em laboratórios, máquinas potentes, mas...isoladamente da realidade individual, familiar, verdadeira. Nos analisam por partes, fragmentos...

Se estamos com dores de cabeça, analgésico. Se estamos com um tumor na mama, removem a mama. Se estamos com gorduras excessivas, lipospiração. Se estamos em depressão, somos dopados, anestesiados, "tarjados".

E a vida continua...fora da mente, do corpo adormecido, removido, apagado da realidade, da vida, dos medos, dos problemas... ficamos esquecidos, inconscientes, ignorantes, escondidos...

Exatamente o contrário do que todos buscam, anseiam...a liberdade, o conhecimento, a igualdade.

Tornam-se todos escravos, prisioneiros da própria vida, da própria realidade, da própria experiência e de seus desejos....

Paz e saúde a todos.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dicas ayurvédicas para Hipertensão


Encerrando o post sobre Hipertensão selecionei algumas dicas que devem ser seguidas para prevenção e tratamento.

Para o Ayurveda a recomendação dietética é bem específica e busca equilibrar os três doshas.

Seguir uma dieta vegetariana, sem carne vermelha, frango ou peixe.

Consumir com bastante regularidade alho, limão e salsinha. Frutas frescas são muito úteis no combate à pressão alta, como a uva, banana, goiaba e melancia.
Frutas secas são igualmente consideradas benéficas.

A quantidade de sal utilizada deve ser minimizada ao máximo possível. Utilizar sempre o sal marinho ou o sal de rocha (Sal do Himalaya).

O café deve ser evitado devido ao seu teor de cafeína. Eliminar o uso de óleo refinado assim como o consumo de gorduras hidrogenadas e alimentos que as contenham.

Evitar o consumo de alimentos congelados, pizzas, sopas enlatadas, caldos e molhos para saladas, que são ricos em sódio.

A prática regular de exercício físico é a melhor maneira de manter a hipertensão controlada e o peso.Praticar yoga e meditação é muito eficaz e ajudará a levar uma vida menos estressante.

Exercícios de respiração (pranaymas) ajudam a acalmar a mente, os batimentos cardíacos e consequentemente regularizar a pressão arterial.

A terapia do riso é considerada um bom remédio para o tratamento da hipertensão.

Bom sono e repouso adequado é fundamental. Evitar momentos de raiva, tensão, ansiedade e para os fumantes, parar de fumar.

Espero que estas dicas ayurvédicas possam ajudar vocês... qualquer dúvida continuem deixando seus comentários..

Paz e saúde a todos...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Workshop em SP


Amigos e leitores do blog...Não esqueçam...


Workshop:“AYURVEDA PARA FAMÍLIA” em São Paulo.

Será na casa da decoradora Neza César.

Dias: 12 e 13 de setembro de 2009
Horários: Sábado das 10h às 13h e das 15h às 18h e
Domingo das 10h às 14h.

Local: Morumbi - São Paulo
Inscrições e Informações:
(21) 94655397 e (11) 35712023

buscadaessencia@yahoo.com
http://buscadaeesencia.blogspot.com/
Valor para inscrições até o dia 7/09 : R$ 270,00
Após o dia 7/09: R$ 300,00.