sábado, 31 de outubro de 2009

Desintoxicação


Para evitar o acúmulo de toxinas armazenadas, o Ayurveda recomenda um programa de desintoxicação conhecido como panchakarma, que inclui uma dieta e tratamentos com massagens, sauna e processos mais delicados (basti, purgações,...) para liberar as toxinas do aparelho digestivo ou das vias respiratórias.


Mas pode-se também fazer uma desintoxicação suave e mais "rápida" em casa.


Se seu dosha é do tipo Kapha , você pode fazer um jejum somente com líquidos, uma vez por semana. Se você é um tipo Pitta, pode fazer um dia de desintoxicação a cada mês. Em geral, aqueles que são predominantemente Vata têm mais problemas em permanecer sem comida, e o jejum só é recomendado se for supervisionado por um profissional.


É melhor escolher um período em que seja fácil de seguir de forma pacífica as orientações e permitir-se sair da rotina. Quando se estiver passando por um período de estresse, muito trabalho, tristeza, depressão não é recomendado fazer nenhum tipo de jejum.

A regra mais importante é começar de forma gradual o jejum e voltar a comer lentamente para o corpo se habituar novamente aos alimentos sólidos.

Outros fatores importantes que devem ser levados em conta durante um jejum:

Ter uma noite de sono completa
Evitar todo tipo de estimulação (Tv, rádio, jornais, internet). Descansar
Beber água morna durante todo o dia

Tomar chás picantes para ajudar a "queimar" as toxinas.

As pessoas do tipos Vata têm dificuldade de manter a energia do corpo estável, têm baixo peso e são muito ativos. Por isso, o jejum deve ser feito com precaução e deve conter sempre algum alimento, como arroz, feijão moyashi ou kichari.


Os tipos Pitta são bons em gestão de energia, para equilibrar o peso.Eles se beneficiam de um jejum de um a três dias e pode ser feito apenas com uma fruta apropriada ou sucos de vegetais.


As pessoas Kapha armazenam muita energia, tendem ao excesso de peso e têm uma tendência a ser demasiado estático.Eles podem tolerar jejuns mais longos e se beneficiar muito. O jejum pode ser leve, apenas com chá picantes ou água morna.


Saúde e conhecimento.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Jejum e Ayurveda


Você está se sentindo cansado, pesado, com o cabelo e a pele sem vida? Com pouca disposição, sem vitalidade e doente regularmente?

Como já falei anteriormente, para o Ayurveda a principal causa de doenças e desequilíbrios tem sua origem no sistema digestivo. Estes desequilíbrios estão essencialmente ligados a uma alimentação desequilibrada, geralmente proveniente de combinações incompatíveis de alimentos.

A maior parte das pessoas acaba se rendendo às facilidades e abusa de alimentos processados, prontos, cheios de gordura, açúcar e conservantes. Para poder ter uma rotina rápida, cheia de atividades e compromissos, a alimentação fica “de lado”. Não tem o devido cuidado e dedicação.

Mas tudo tem seu preço e, depois de algum tempo, essa facilidade, em abrir embalagens prontas e colocar no microondas ou no fogão e apenas esquentar, acaba refletindo no físico, mostrando os resultados negativos da má alimentação e dos maus hábitos.

Estes hábitos sobrecarregam o sistema digestivo e diminuem o agni (fogo digestivo), propiciando a formação de toxinas no estômago e intestinos, e mais tarde, espalham-se por todo o corpo, gerando assim patologias.

Para ajudar a limpar o corpo regularmente e evitar acúmulos de toxinas, o ayurveda indica o jejum. Este é um procedimento eficaz para acender o fogo digestivo e queimar as toxinas acumuladas no corpo. Também elimina os gases, torna o corpo leve, melhora a clareza mental, e preserva a saúde geral. O Ayurveda sugere vários tipos de jejum, realizados em tempos regulares, com durações de apenas um dia ou até uma semana.

Segundo a Ayurveda, abster-se de comida ou água por longos períodos, pode comprometer os tecidos corporais, levando a um desequilíbrio maior do dosha. Portanto, antes de começa-lo é necessário alguns cuidados.

Os principais tipos de jejum no Ayurveda, incluem:
- Consumir apenas alimentos leves (como Kitchari )

-Consumo de frutas, legumes, ou apenas sucos.
-Abster-se de alimentos sólidos e ingerir apenas água ou chás de ervas.
-Abster-se de qualquer tipo de comida.

Para determinar o tipo apropriado de jejum, é importante levar em conta a sua constituição, a força digestiva, o nível de ama (toxinas), e a vitalidade geral.

No próximo post falarei mais....

Paz e saúde a todos

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fotos palestra em Pelotas




Ontem aconteceu o 1° Encontro de Ayurveda em Pelotas. Fiquei muito feliz em ver a sala cheia e com muitas pessoas interessadas no assunto. Muita gente buscando a melhor saúde, a melhor qualidade de vida, o melhor caminho para uma vida saudável e equilibrada.
Estou compartilhando algumas fotos do evento com vocês.

Paz e saúde a todos.

domingo, 25 de outubro de 2009


Desculpem a falta de posts. Estou viajando e ainda não tinha tido tempo para acessar meus e-mails, blog e tudo mais.
Vim para Pelotas visitar minha família e aproveitar para dar curso de ayurveda. A palestra seria ontem, mas devido a intensa chuva que caiu, o local da palestra ficou inviável de ser acessado, e tranferimos para hoje a tarde.

Um belo dia surgiu...um lindo sol e uma temperatura agradável.

Vou ficar por aqui mais uns 10 dias, e na contagem regressiva para viagem à Índia em novembro.

Segue uma fotos das minhas amadas cachorrinhas que ficaram por aqui...estou matando as saudades...
Paz e saúde a todos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Encontro de Ayurveda


Gostaria de lembrá-los que neste sábado, dia 24 de outubro, estarei em Pelotas para uma palestra de Ayurveda no Kaydara - Instituto de saúde e educação.
O Kaydara fica próximo à Cascatinha. cerca de 30 minutos do centro da cidade. http://www.kaydaraise.com/mapa.php . O evento será das 14h às 16h e a entrada é gratuita. Para confirmar a presença liguem para (53) 8118 4877 e falem com Tereza Cristina.

Durante o evento trarei informações a respeito dos princípios gerais do Ayurveda, assim como a importância da alimentação saudável.

Estarão a venda, produtos ayurvédicos como masalas, ghee, ervas, óleo para massagem, entre outros...

Conto com a presença de vocês... Qualquer outra dúvida podem escrever para o meu e-mail: buscadaessencia@yahoo.com

Paz e saúde a todos

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sabotagem


Depois de vários posts, já temos consciência de que dietas rápidas e milagrosas são um perigo para saúde. Cada pessoa, dependendo do seu dosha, terá resultados diferentes com os mesmos hábitos alimentares e atividades, pois o metabolismo reage de maneira singular. Vimos que a escolha dos alimentos, as atitudes e nossos comportamentos são determinantes para nossa saúde, bem estar e, consequentemente, um corpo esbelto e saudável.

Agora é hora de começar a mudar atitudes, de planejar novos hábitos alimentares e comportamentais. Conhecer as limitações de seu corpo, segundo o ayurveda, e assim definir metas, estratégias e ter muita dedicação e comprometimento com si próprio.

Estava pensando a respeito da tendência humana de burlar a consciência o e criar estratégias inconscientes para não conseguir completar aquilo que estamos tentando mudar no nosso comportamento. São atitudes de medo, de perder o controle, perder padrões que já conhecemos e a dificuldade de enfrenter novos desafios, mesmo que estes sejam benéficos a nós mesmos.

Ontem pela manhã, quando voltava da praia, presenciei uma cena que ilustra muito a ideia que gostaria de passar neste post, a capacidade incosciente e consciente de sabotar atitudes de mudanças...

Em frente ao meu prédio, há uma pequena praça, onde muitas pessoas levam seus cães para brincar, crianças jogam bola, correm e se divertem. Entretanto, uma cena em especial me chamou atenção: um homem corria com grande disposição ao redor da praça e seu cão, um lindo e gorducho Golden Retriever, vinha logo atrás ofegante e lentamente seguindo os passos do dono. De repente, o cachorro aparentemente muito cansado, escondeu-se na sombra de um pequeno arbusto. O dono ao fazer a curva não encontrou o cão, mas continuou a correr.

O cachorro percebendo a atitude do dono saiu em disparada, feliz e com o rabo balançando, bem diferente do que aparentava há poucos instantes...mas para isso, ele usou a estratégia de cruzar a praça ao meio, fazendo um atalho, e se colocou em frente ao dono... correu mais alguns metros feliz e contente e novamente quando o dono fez uma nova curva...escondeu-se para cortar caminho e atravessar a praça em diagonal... o dono ria, se divertia, e mantinha sua meta, apesar do aparente cansaço e sol forte...o cachorro “esperto” sabotava a cada volta e mantinha seus velhos e “gorduchos” hábitos como muitos de nós...

Paz e saúde a todos

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Perca peso rápido - Parte III

Ilustração: Maria Olegovna

A maioria das pessoas que realmente estão acima do peso ideal têm grandes chances de desenvolver patologias como obesidade, diabetes, hipertensão, etc.
Todos os profissionais de saúde sabem e indicam que seja feita alguma dieta para redução deste peso, afim de gerar mais saúde, conforto e qualidade de vida.

Pessoas com excesso de peso tem a longevidade reduzida...você conhece alguém que foi obeso a vida toda e conseguiu chegar aos 60, 70 anos? Eu não conheço...e a própria medicina ocidental sabe que a expectativa de vida é reduzida.. O excesso de peso gera outras consequências além de morte prematura e infartos como odor forte, excesso de suor, baixa vitalidade, resitência física, colesterol alto, dores abdominais, etc. Muitas pessoas acham que isso tudo é normal. Estão apenas fora de “forma” e não estão doentes... mas excesso de peso é um uma doença sim.

Mas para perder peso, em primeiro lugar é necessário ter consciência e esquecer todas as dietas do chá, da sopa, do suco... é preciso encarar e modificar hábitos, comportamentos e desejos. É preciso analisar que tipo de alimento se está ingerindo, o quanto de atividade física está sendo realizada, o seu dosha e se há alguma doença pré-existente como problemas na tireóide, difunções hormonais ou efeitos colaterais de medicamentos de quimioterapia, uso de corticóides, que podem estar interferindo e determinando as gordurinhas a mais.

Tirando os fatores de efeitos medicamentosos ou de doenças genéticas, o responsável pelo excesso de peso é você mesmo, consciente ou inconscientemente, com suas escolhas, seus hábitos e seus comportamentos.

Nos próximos post continuarei...

Paz e conhecimento a todos...

domingo, 11 de outubro de 2009

Perca peso rápido. - Parte II

(Divirta-se na festa, mas lembre-se - à meia-noite você volta a ser uma pessoa que faz dieta).

Acredito que a maioria das mulheres que estão lendo ou lerão este post já testaram alguma das milagrosas dietas rápidas. Os homens, nem todos, não são fissurados nos mesmos desejos femininos de "ficar magra", "barriga sequinha", "sem gordurinhas".

Dieta dos pontos, dieta South Beach, dieta da proteína, dieta da lua, dieta dos líquidos, dieta dos shakes... pelo menos uma dessas foi seguida à risca, tentada, ou pelo menos desejada.

Quem testou percebeu que sim..é possível perder peso. Nas revistas, na internet proliferam depoimentos: " Eu consegui!" , " Veja o meu antes e depois".

Mas por quanto tempo? À que custo? E a saúde? Afinal o que você quer?
Quer realmente ficar magra? Manter o corpo sequinho?
Bom, isso não é possivel, pelo menos com estas dietas rápidas e milagrosas. E ainda por cima, diminuem ainda mais a possibilidade de manter seu corpo magro e saudável por muito tempo.
Com estas propostas a saúde, o bem-estar ficam de lado, ou melhor, nem são lembrados. Busca-se só uma bela imagem, uma boa forma para entrar num deteminado vestido, numa calça nova, numa roupa da moda... o que se busca com estes métodos é apenas satisfação momentânea, temporária e perigosa.

O corpo precisa de tempo para se adequar, se adaptar a novos padrões, novas medidas, novos hábitos...
Deve-se buscar métodos eficientes, prolongados e de reeducação alimentar e comportamental...sem esquecer que cada um pode atingir ou não à essas metas impostas por uma sociedade hipnotizada por magreza.

Recorrer à dietas rápidas pode adoecer, comprometer sua saúde, seu estado emocional... pode trazer um efeito perigoso: emagecer rápido e logo em seguida engordar ainda mais. Mas ninguém comenta, revela as consequências de tantas mudanças radicais. Ninguém se preocupa, enxerga, percebe as reais conexões... Ninguém quer ver...só quer emagrecer...

No próximo post continuarei este assunto...
Paz e saúde a todos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Perca peso rápido. Parte I


No conceito e nas palavras da maioria das pessoas Comer é muito mais do que ingerir a energia necessária para sobreviver. Comer é satisfazer-se. Comer é sentir prazer. Comer é umas das mais importantes experiências e momentos da vida.

Quando viajamos, podemos definir, conhecer um povo por sua culinária. No dia-a-dia, podemos conhecer alguém por seus hábitos alimentares. Podemos, se soubermos avaliar, enxergar, o futuro, o desenrolar de uma vida através do tipo de alimentação.

O ato de comer, portanto, define a nossa vida, a nossa história, o nosso futuro...

Os desejos alimentares têm transbordado, atropelado as reais necessidades do corpo. A variedade de produtos no supermercado aumenta a cada dia, as substâncias químicas criadas para tranformarem-se em alimentos são criadas a cada instante, as propagandas da Tv induzem sabores, gostos, desejos...

Mas esta busca e consumo descontrolados por comida vem gerando no mundo inteiro um aumento significativo dos casos de obesidade, como já falei anteriormente em outros posts. (
http://buscadaessencia.blogspot.com/2009/05/avalie-seu-peso-parte-i.html)


E é aí que entra o desejo e a busca incessante por dietas milagrosas, que façam todos perder seus quilos em 5 dias, 10 dias, um mês.

Todos querem consumir, desejar, devorar produtos , guloseimas, doces...
Todos querem consumir, desejar, conquistar corpos magros, sarados, esbeltos...Todos querem rapidez, resultados, milagres na balança...

Todos querem, mas nem todos podem, nem todos conseguem, nem todos precisam...

Saúde e conhecimento a todos...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Preparativos...


Desculpem a demora em postar... Ando um pouco em falta com o blog e com todos vocês que me acompanham.

Estou preparando os detalhes finais para a viagem... ir para Índia requer planejamento, organização, paciência, disposição e desapego pelo seu esforço, agendamento, etc... pois, pode ser que tudo que você planejou, reservou, confirmou...não funcione, não aconteça!!!

Mas mesmo assim estou fazendo reservas de hotel, comprando passagens aéreas, alugando um apartamento e ainda checando passaportes, visto, roupas, dinheiro...

e ainda acertar os detalhes da vida, da casa e de tudo que fica por aqui... E antes da longa jornada indiana, uns dias no sul do país, para ver minha família e fazer algumas palestras.

Serão quase três meses, do outro lado do mundo, distante, muito distante daqui...mas perto de muita saúde, conhecimento, aprendizado, desafio...

E sobre novos posts...não se preocupem, não desistam...estou preparando, estudando e checando muitas informações, estudos e pesquisas para uma série de posts sobre emagrecimento e dietas que começarei amanhã.

Muita paz e saúde a todos

domingo, 4 de outubro de 2009

Palestra Ayurveda em Pelotas


No dia 24 de outubro de 2009 estarei em Pelotas, Rio Grande do Sul realizando uma palestra sobre Ayurveda.

O encontro será no Kaydara - Instituto de Saúde e EducaÇão às 14h.

Nesta palestra apresentarei o Ayurveda, seus princípios, doshas, importância da alimentaÇão saudável para previnir doenÇas e manter o corpo e a mente saudáveis.

Além disso, desfrutarão de um ambiente lindo, de muita tranquilidade e em contato com a natureza.

Ainda terão a oportunidade de comprar produtos ayurvédicos como óleos para massagem, ghee, especiarias, chai, masalas, etc...

Aguardo vocês por lá. Maiores informaÇões com Tereza Cristina, através do telefone (53) 8118 4877 ou e-mail: kaydara@kaydaraise.com

Paz e saúde a todos

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dicas para Esclerose Múltipla


Tenho recebido alguns e-mails solicitando um post com dicas para pessoas com Esclerose múltipla.

Dentro do Ayurveda a esclerose múltipla é considerada um distúrbio do tipo Vata, podendo também ocorrer desequilíbrios em Pitta, principalmente nas pessoas que desenvolvem sintomas nos olhos.

Os benefícios alcançados com esta medicina oriental são surpreendentes e verdadeiros. Mas tudo depende da idade do paciente, do tempo de manifestação dos desequilíbrios, das limitações, do uso de medicamentos, alimentação, etc.

Não há uma fórmula única. Não há um tratamento padrão. Existem algumas semelhanças entre os tratamentos de cada paciente. Em cada pessoa, as doenças se manifestam de forma diferente, as pessoas são diferentes, os hábitos e comportamentos são diferentes...portanto os tratamentos são individualizados para cada caso específico.

Isso que me dá muita segurança com esta medicina oriental. Somos vistos como somos, individualmente e como nos portamos em cada momento, cada situação. O que é tratado não é a doença e sim a pessoa.

Para eficácia completa e bons e verdadeiros resultados é necessário acompanhamento de um médico ayurvédico experiente e que realize os processos chamados de Panchakarma, assim como a prescrição de ervas medicinais.

Mas existem alguns hábitos que podem ser inseridos na rotina diária para começar a amenizar os sintomas da esclerose múltipla. Eu mesma experenciei e os realizo diariamente para manter o corpo saudável e equilibrado.

- Manter o intestino funcionando diariamente e livre de constipação. Para isto, pode-se beber, em jejum, um copo de água com uma colher de linhaça batida no liquidicador. Utilizar nas refeições óleo de girassol prensado a frio (não levar ao fogo), beber líquidos e evitar alimentos que gerem gases e facilitam a constipação como batata inglesa, feijão preto, carnes.

- Fazer uma auto-massagem diária com óleo de gergelim natural e puro, levemente amornado, por todo o corpo. Permanecer deitado (sem qualquer atividade) por cerca de 1 hora com este óleo e depois tomar um banho morno.

- Ter uma prática diária de yoga e pranayamas específicos que devem ser orientados e ensinados por professores experientes.

- Permitir-se um momento de relaxamento profundo por pelo menos 1 hora do dia. A meditação é o ideal, mas se for muito difícil, pelo menos, deitar ou permanecer sentado por cerca de 30 minutos e ouvir uma música tranquila, prestar atenção na respiração. Não pensar em problemas, tarefas, sonhar, desejar...apenas relaxar e observar-se.

- Ter uma alimentação totalmente vegetariana (sem carne de vaca, frango ou peixe). Eliminar da dieta todos os alimentos que provoquem gases e estimulantes como café, chocolate, bebidas alcoólicas, açúcar refinado, feijões, etc. Evitar também o consumo de alimentos crus, processados ,embalados e ainda eliminar por completo o uso de óleos refinados na preparação dos alimentos. Substitutir por manteiga clarificada (manteiga de garrafa ou ghee)

-Consumir com frequência frutas oleaginosas.

-Ter um sono tranquilo e reparador.

-Evitar atividades muito estressantes, falar demais, expor-se ao frio e ao vento. Fazer viagens com muita frequência e manter-se plugado em ativiades intelectuais por muito tempo.

Saúde e conhecimento a todos