sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ayurveda sem mitos


Tenho recebido vários e-mails perguntando quais as orientações dos médicos ayurvédicos quanto a prática de meditação e yoga. Se há prática de yoga coletiva e qual método eles aplicam em um grande hospital ayurvédico.

Na verdade não há nenhum tipo de orientação, nenhuma prática. Ninguém fala em meditação, yoga, alinhamento de chakras, karma...nada disso é Ayurveda.
Os médicos sabem que a prática de pranayamas, yoga e meditação são excelentes para a saúde, mas estes métodos devem ser praticados com pessoas dedicadas a estes próposito. Nos verdadeiros hospitais há apenas tratamentos para tratar e previnir doenças através da realização de panchakarmas, uso de medicamentos ou outros procedimentos ayurvédicos.

Às vezes é dificil entender...a mente da maioria dos ocidentais acredita que tudo que vem do Oriente é perpassado por mitos, crenças... Rotulam tudo como alternativo e espiritual, mas o Ayurveda, como já falei muitas vezes, é um sistema médico, onde se trata doenças com medicamentos, procedimentos teraupeticos e até cirurgia.

Não há nada de rituais espirituais e religiosos. Há sim, um templo, onde todos podem orar, fazer pujas, cantar, mas sem qualquer orientação ou doutrina religiosa. Cada um com suas próprias crenças. Uma mistura de religiões, culturas...hindus, católicos, muçulmanos...todos utilizando o mesmo espaço.

Já vi no Brasil, teraupeutas ayurvédicos recomendando procedimentos para alinhar chakras, curar doenças kármicas...Aqui na Índia, nenhum lugar sério de Ayurveda que conheci nestes últimos 5 anos de viagens à Índia mencionou algo parecido... Os médicos buscam tratar o que realmente veem e entendem...Nada de anormalidades, fantasia ou super-poderes...

Paz e saúde a todos

7 comentários:

Ana Flávia disse...

Tenho aprendido muito com seu Blog. Vc é uma pessoa realmente iluminada, e o bem que vc transmite para nós leitores, volta com muita energia verdadeira para vc. Um beijo, com carinho, Ana Flávia

Anônimo disse...

Gostei do post. ja consultei medicos ayurvedicos que mandaram alinhar chakras. Nao gostei disso, não acredito que alguém no Brasil tenha a capacidade de fazer algo deste tipo. Na India vc já viu alguém alinhando chakras?

Muito esclarecedor...cada vez mais vc mostra a que veio.
Parabéns pelo seu belo blog. Sou sua seguidora há muito tempo.
Liana - Florianópolis

Cristina disse...

Oi Laura!
Acompanho seu site e estou lendo algumas obras sobre Ayurveda, tudo o que você expôs é a realidade desta magnífica ciência dos Vedas.
Tenho conhecimento da sua rotina diária, sendo assim, gostaria de saber o que ou quem a levou a acrescentar outras práticas, distintas dos procedimentos ayurvédicos, no processo de sua recuperação, as quais se mantém até hoje.
Um abraço
Cris/RJ

Ramananda das disse...

Olá,

Creio q vc deve estudar mais o Charak Samhita, texto fundamental de Ayurveda. Lá vc irá encontrar q a parte espiritual e o karma são partes inseparáveis da Ayurveda, afinal todas as doenças vêem do karma da pessoa.

Ramananda Das

Laura Pires disse...

Olá Ramananda Das.
Concordo com você que há referências nos livros clássicos de ayurveda sobre karma e espiritualidade relacionadas à doenças.

Mas, nos hospitais ayurvédicos, ninguém busca tratar, "limpar" o karma das pessoas.
Buscam sim, sarar as dornças que já estão manifestas no corpo.

Paz e saúde

Erick Schulz disse...

Parabéns, por tão sábias paravaras ....

Anônimo disse...

Ola , gostaria de informacoes , onde encontro ; dashamoola em Sao Paulo - capital , pode ser , raiz , planta , em forma de cha , po , se alguem puder me ajudar com alguma informacao , agradeco , paz a todos... marksbr@hotmail.com