terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Silêncio...


Já estamos quase um mês no hospital ayurvédico e, diariamente fazemos nossas refeições na cantina. Quando chegamos, percebemos que todos os funcionários permaneceram. Nos reconheceram imediatamente, lembraram nossos nomes e até mesmo as restrições alimentares que o médico havia prescrito no ano passado.Impressionante a memória dos indianos.


Mas um fato me chamou bastante atenção: um dos funcionários, um garoto de 14 anos, que trabalha limpando as mesas, não respodia nada que perguntávamos. Percebi, ao longo das semanas, que quando os outros funcionários também falavam com ele, nada respondia. O garoto ficou mudo? sofreu algum acidente? doença grave? Pensei...

Fiquei intrigada com tal situação e resolvi perguntar ao dono da cantina o que havia acontecido...Ele ficou reticente em contar, apenas afirmou que nada aconteceu..o menino fala normalmente e não tem problemas, mas que no momento não pode falar, está em silêncio por 40 dias...

Fiz mais perguntas e ele não quis responder o motivo... No dia seguinte, o menino ficou sabendo que estava curiosa com o fato e trouxe à nossa mesa a foto Ayyappa, um deus da cultura Hindu.

Fiquei feliz em ver um menino de apenas 14 anos fazendo um sacrífio por seu deus...

Mas fiquei imaginando se isso seria possível na nossa sociedade. Já vi algumas pessoas cumprindo promessas na Igreja Católica: acendendo velas, participando de procissão, deixando de comer algo, etc... mas silêncio absoluto por 40 dias???

Talvez seja impossível...não consigo imaginar o chefe de uma grande empresa aceitar que um funcionário fique sem falar por tanto tempo... ou mesmo os familiares..o que iriam pensar?? como iriam reagir???

Diferentes culturas, diferentes costumes, novas visões, novos conhecimentos....

Paz e saúde a todos

5 comentários:

Bia disse...

Adorei muito isto!!
Que lindo!
Quero ver foto dele.
Que nos sirva de exemplo.
Bjs

v.for.vendetta.a disse...

Vou tentar fazer isso comecando por amanha, ficarei 10 dias em silencio absoluto.. trabalho em uma grande empresa, vamos ver se consigo!

Leonice disse...

Laura, que provocação as nossas capacidades esta atitude do menino. Uma das minhas maiores dificuldades o "silêncio", quando dominar esta fraqueza ja tenho percorri um grande caminho ao equilibrio. Adorei ler esta tua postagem, me provocou muito.

Um abraço
Leonice

Camila disse...

Muitooo interessante. é dificil ficar em silencio. acho que jamais conseguiria.
Adorei o post.
Camila

Cristine Colv disse...

Excelente. muito interessante esse post. Queria um dia ficar pelo menos uma semana sem falar...ehehhe Acho impossível.
é o mal do ocidente das mulheres..falar muitooooooo.

Cristine