quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alimentos para o verão


Ainda estou tentando entrar no ritmo da vida diária...mas está bastante difícil!!!! O calor no Rio de Janeiro está superando todas as condições físicas e psicológicas de todos...

Desde que cheguei, acho que não tivemos um momento do dia ou da noite com menos de 30 graus...está realmente quase que insuportável !!!

Algumas pessoas ainda estão de férias, curtindo praias, clubes, saindo para passear neste finalzinho de verão escaldante. Mas é um momento que exige cautela, para evitar riscos à saúde e as doenças sazonais, pois alterações climáticas fortes comprometem o correto funcionamento de todo o corpo humano.

O Ayurveda recomenda e sugere soluções eficazes para todas as estações... Nos momentos mais críticos, ou seja, nas mudanças de estações e no pico de cada período, os cuidados devem ser maiores. As seguintes precauções e práticas de saúde, ajudam a combater o calor abrasador e os problemas daí resultantes.

- Beber uma quantidade adequada de líquidos, de preferência água ou sucos frescos em intervalos frequentes para evitar a desidratação e acidentes vasculares devido ao extremo calor.

-Também recomenda beber água de coco, principalmente para as pessoas Pitta, que mais sofrem nesta época do ano, chás de ervas refrescantes como capim-limão, hortelã, rosas, hibisco e suco de romã.

- É melhor incluir a abundância de frutas e legumes frescos, evitando massas, carnes e alimentos gordurosos e difícies de digerir. Evitar frutas secas, castanhas e sementes para evitar a desidratação.

- Consumir especiarias que refrescam o organismo: hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

- Manter o corpo limpo, tomando banho pelo menos uma vez por dia. Usar roupas leves e nada justas. Acima de tudo, assegurar a proteção da pele da exposição direta à do sol, usando chapéu, óculos de sol e protetor solar.

- Fazer auto-massagem com óleo de coco, que ajuda a refrescar a pele e todo o sistema orgânico.

-Evitar o uso de pimentas e alimentos picantes, assim como vinho tinto e frituras, que aumentam as chances de surgir problemas de pele, suor excessivo e irritabilidade.


Paz e saúde a todos

Um comentário:

Márcia Gomes da Silva disse...

Muito boas estas dicas..valem para os portoalegrenses que assim como os cariocas estamos sofrendo com calor...bjos sds