terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Osteoporose e Ayurveda - Parte I


A osteoporose é uma doença progressiva caracterizada pela diminuição da densidade óssea. O significado da palavra osteoporose significa literalmente ossos porosos.
Os ossos enfraquecidos podem causar dor, deformação do sistema esquelético, e suscetibilidade à fratura.

Para o Ayurveda a osteoporose é um processo natural do corpo que ocorre com o envelhecimento, mas está relacionada a um desequilíbrio do dosha Vata que provoca diminuição do tecido ósseo e consequentemente a porosidade.
Muitos fatores podem contribuir para este desequilíbrio como estresse constante, ansiedade, exaustão física e mental, excesso de trabalho sem dar ao corpo e à mente momentos de relaxamento e descanso. Assim como insônia prolongada, excesso de viagens, emoções constantes de medo, tristeza, sofrimento, dieta diária somente com alimentos crus ou secos, bebidas, ingestão de bebidas e refeições geladas. Pessoas com dosha Vata que vivem e expoem-se com frequência à baixas temperaturas, vento e secura.

Pessoas expostas aos fatores relacionados acima, e que tem como dosha predominante Vata são mais propícias a desenvolver este desequilibrio. Assim como mulheres após a menopausa e que tiveram ciclos menstruais desregulares. Os homens são mais propensos à perda óssea devido a maus hábitos de vida como tabagismo, consumo excessivo de álcool, consumo de esteróides e falta de exercício.

A medida que envelhecemos, a parte interna dos ossos começa a se decompor mais rápido do que sua reconstituição. Isto não deve ser tratado como doença a menos que certos sintomas conjugados apareçam durante um período de tempo, como por exemplo: fraturas constantes, perda de peso, inflamações da gengiva e perda de dentes, dor aguda na coluna, câimbras nas pernas, artrite reumatóide, inchaço nas articulações após pequenas lesões ou sem traumas, comportamento mental muito agitado.

Quanto mais fatores de risco que você tem, maior a tendência a desenvolver osteoporose. Mesmo se você tiver muitos dos fatores de risco, existem passos que você pode tomar para fortalecer os ossos e minimizar a perda. Estes descreverei nos próximos posts.

Paz e saúde...

2 comentários:

Taddeu Vargas disse...

Olá Laura! Te encontrei no twitter, na página de um amigo e sua foto de perfil me chamou atenção. Vim parar aqui e gostei muito do que vi. Parabéns pelo seu espaço e por sua trajetória. Voltarei! Abraço forte.

Laura Pires disse...

Olá Taddeu. Obrigada por suas palavras. Fico feliz que tenha gostado do blog.

Um grande abraço e muita saúde.