
Quando a capacidade do corpo de curar naturalmente é aumentada e reforçada os desequilíbrios formados nas funções vitais são removidos, e o processo de reconstituição óssea é positivamente influenciado.
Para isto, o ayurveda recomenda:
- Terapias de panchakarma para aliviar o Vata quando em desequilíbrio;
- Auto-massagem diária com óleo de gergelim medicado;
- Atividade física diária e bem orientada por profissionais experientes e competentes;
-Prática de yoga e meditação para um efeito calmante e controle da mente. Caso, já esteja com osteoporose, os ásanas devem ser feitos com cuidado, calma e muita conciência para evitar fraturas;
- Nutrição do corpo com alimentos naturais. Evitar gorduras saturadas, gordura hidrogenada (margarina), queijo amarelo e processado. Prefirir o consumo de ghee, óleo de girassol ou coco;
- Limitar o consumo de café e chá preto para no máximo uma xícara diária;
- Maior consumo de alimentos ricos em cálcio como leite e derivados, espinafre, brócolis, milho, sementes de gergelim, amêndoas, broto de bambu, aspargo, tahine.
- A vitamina D é importante para a construção de massa óssea, pois ajuda na absorção do cálcio. É produzida na nossa pele após a exposição à luz solar e também é encontrada em grãos integrais e no óleo de linhaça;
- Evitar substâncias que interferem na absorção de cálcio ou que atingem diretamente os ossos como: consumo de refrigerantes, bebidas com cafeína e álcool.
Paz e saúde a todos
Um comentário:
Laura
Queria sugerir posts sobre tabagismo!
Bjs
Postar um comentário