sábado, 21 de agosto de 2010

Líquidos e o Ayurveda



De acordo com a medicina ayurvédica, bebidas geladas suprimem os sucos gástricos e paralisam o processo digestivo. As bebidas devem ser consumidas sempre em temperatura ambiente ou mornas.

Se você sente necessidade de líquidos refrescantes para o corpo, troque os gelados por chás de ervas, que dão esse mesmo efeito, mas sem gerar desequilíbrios.

Consuma líquidos somente entre as refeições para, desta forma, manter o corpo hidratado e eliminar toxinas corporais. Não ingira líquidos durante as principais refeições.

Pequenas doses de chá ou café podem ser consumidos com lanchinhos leves no meio da manhã e no meio da tarde. Escolha sempre uma bebida que equilibre seu dosha.

Chá refrescante de capim – limão
1 colher de sobremesa de capim limão em pedaços pequenos.
4 folhas de hortelã fresca
2 fatias finas de gengibre fresco
1 cardamomo moído
1 casca pequena de canela
4 xícaras de água

Em um recipiente coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver, reduza o fogo e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo, deixe tampado por alguns minutos, coe e sirva em seguida. Se desejar adoce com mel ou açúcar cristal.


Paz e saúde a todos

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá... O ayurveda não diz ser prejudicial aquecer o mel, por causa da transformação que ocorre na sua formula com o aquecimento?

Laura Pires disse...

Diz sim. Portanto deve-se adoçar o chá ou leite após retirar do fogo.
abraços