quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cuidados durante a gravidez- Parte I


Resolvi recomeçar a falar de um assunto que há muito tempo iniciei... Gravidez. Não sei o que aconteceu, mas muitas amigas engravidaram, todas na mesma época!!!!!


Antes mesmo de chegar da Índia comecei a receber uma série de mensagens contando as novidades e agora todas querem algumas dicas ayurvédicas para passar os meses que restam com muita saúde e tranquilidade. E é claro, ganharem bebês saudáveis e felizes!!!!!

Como falei anteriormente o Ayurveda ensina e orienta as futuras mamães para a concepção e preparação da gravidez, também sugere uma série de comportamentos e hábitos para o desenvolvimento de uma criança saudável, e um período gestacional para mãe de muita tranquilidade e saúde.

A gravidez não é um processo meramente fisiológico. É uma grande responsabilidade, ambos, pai e mãe, devem estar cientes e, portanto, preparados fisicamente e psicologicamente para enfrentá-la. A mãe, que tem de carregar o bebê em seu ventre, nutri-lo e, mais importante, dar à luz o bebê, tem mais responsabilidades e comprometimento.

O Ayurveda tem uma descrição bem documentada de como cuidar de mulheres grávidas, chamada Garbhini Paricharya. Estas orientações são dadas para cada mês e estágio da gravidez. Estes sistemas são, de fato, praticados por as inúmeras famílias indianas.

As orientações referem-se à dieta, estilo de vida e pensamentos, para serem seguidas durante a gravidez, uma vez que estas têm um efeito direto sobre a mãe e a criança.

Para a dieta saudável é dada uma grande importância, pois ajuda no crescimento do feto, a saúde materna e aleitamento após o parto. Muito cuidado também é recomendado durante os três primeiros meses e após a conclusão do sétimo mês de gravidez.

Durante os primeiros três meses de gravidez, o feto está em um estágio de formação. Portanto, uma dieta com bastante líquidos é recomendada, com frutas como melão, melancia, maçã, água de coco e leite.

O leite é considerado um componente essencial para as mulheres grávidas, pois é fonte de cálcio, lactose e gordura, além de ter quantidades moderadas de proteína com propriedades anabolizantes que dão força.

Mais informações nos próximos post...

Paz e saúde a todos

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Prevenção da Osteoporose

As melhores armas contra o desenvolvimento da osteoporose:

O Ayurveda, no tratamento e prevenção da osteoporose, se concentra em buscar o equilíbrio dos doshas, especialmente do Vata, manter os dhatus (tecidos do corpo) livres de ama (toxinas), e um eficiente funcionamento do metabolismo corporal capaz de ajustar o processo de envelhecimento natural.

Quando a capacidade do corpo de curar naturalmente é aumentada e reforçada os desequilíbrios formados nas funções vitais são removidos, e o processo de reconstituição óssea é positivamente influenciado.

Para isto, o ayurveda recomenda:

- Terapias de panchakarma para aliviar o Vata quando em desequilíbrio;

- Auto-massagem diária com óleo de gergelim medicado;

- Atividade física diária e bem orientada por profissionais experientes e competentes;

-Prática de yoga e meditação para um efeito calmante e controle da mente. Caso, já esteja com osteoporose, os ásanas devem ser feitos com cuidado, calma e muita conciência para evitar fraturas;

- Nutrição do corpo com alimentos naturais. Evitar gorduras saturadas, gordura hidrogenada (margarina), queijo amarelo e processado. Prefirir o consumo de ghee, óleo de girassol ou coco;

- Limitar o consumo de café e chá preto para no máximo uma xícara diária;

- Maior consumo de alimentos ricos em cálcio como leite e derivados, espinafre, brócolis, milho, sementes de gergelim, amêndoas, broto de bambu, aspargo, tahine.

- A vitamina D é importante para a construção de massa óssea, pois ajuda na absorção do cálcio. É produzida na nossa pele após a exposição à luz solar e também é encontrada em grãos integrais e no óleo de linhaça;

- Evitar substâncias que interferem na absorção de cálcio ou que atingem diretamente os ossos como: consumo de refrigerantes, bebidas com cafeína e álcool.

Paz e saúde a todos

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Osteoporose e Ayurveda - Parte I


A osteoporose é uma doença progressiva caracterizada pela diminuição da densidade óssea. O significado da palavra osteoporose significa literalmente ossos porosos.
Os ossos enfraquecidos podem causar dor, deformação do sistema esquelético, e suscetibilidade à fratura.

Para o Ayurveda a osteoporose é um processo natural do corpo que ocorre com o envelhecimento, mas está relacionada a um desequilíbrio do dosha Vata que provoca diminuição do tecido ósseo e consequentemente a porosidade.
Muitos fatores podem contribuir para este desequilíbrio como estresse constante, ansiedade, exaustão física e mental, excesso de trabalho sem dar ao corpo e à mente momentos de relaxamento e descanso. Assim como insônia prolongada, excesso de viagens, emoções constantes de medo, tristeza, sofrimento, dieta diária somente com alimentos crus ou secos, bebidas, ingestão de bebidas e refeições geladas. Pessoas com dosha Vata que vivem e expoem-se com frequência à baixas temperaturas, vento e secura.

Pessoas expostas aos fatores relacionados acima, e que tem como dosha predominante Vata são mais propícias a desenvolver este desequilibrio. Assim como mulheres após a menopausa e que tiveram ciclos menstruais desregulares. Os homens são mais propensos à perda óssea devido a maus hábitos de vida como tabagismo, consumo excessivo de álcool, consumo de esteróides e falta de exercício.

A medida que envelhecemos, a parte interna dos ossos começa a se decompor mais rápido do que sua reconstituição. Isto não deve ser tratado como doença a menos que certos sintomas conjugados apareçam durante um período de tempo, como por exemplo: fraturas constantes, perda de peso, inflamações da gengiva e perda de dentes, dor aguda na coluna, câimbras nas pernas, artrite reumatóide, inchaço nas articulações após pequenas lesões ou sem traumas, comportamento mental muito agitado.

Quanto mais fatores de risco que você tem, maior a tendência a desenvolver osteoporose. Mesmo se você tiver muitos dos fatores de risco, existem passos que você pode tomar para fortalecer os ossos e minimizar a perda. Estes descreverei nos próximos posts.

Paz e saúde...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alimentos para o verão


Ainda estou tentando entrar no ritmo da vida diária...mas está bastante difícil!!!! O calor no Rio de Janeiro está superando todas as condições físicas e psicológicas de todos...

Desde que cheguei, acho que não tivemos um momento do dia ou da noite com menos de 30 graus...está realmente quase que insuportável !!!

Algumas pessoas ainda estão de férias, curtindo praias, clubes, saindo para passear neste finalzinho de verão escaldante. Mas é um momento que exige cautela, para evitar riscos à saúde e as doenças sazonais, pois alterações climáticas fortes comprometem o correto funcionamento de todo o corpo humano.

O Ayurveda recomenda e sugere soluções eficazes para todas as estações... Nos momentos mais críticos, ou seja, nas mudanças de estações e no pico de cada período, os cuidados devem ser maiores. As seguintes precauções e práticas de saúde, ajudam a combater o calor abrasador e os problemas daí resultantes.

- Beber uma quantidade adequada de líquidos, de preferência água ou sucos frescos em intervalos frequentes para evitar a desidratação e acidentes vasculares devido ao extremo calor.

-Também recomenda beber água de coco, principalmente para as pessoas Pitta, que mais sofrem nesta época do ano, chás de ervas refrescantes como capim-limão, hortelã, rosas, hibisco e suco de romã.

- É melhor incluir a abundância de frutas e legumes frescos, evitando massas, carnes e alimentos gordurosos e difícies de digerir. Evitar frutas secas, castanhas e sementes para evitar a desidratação.

- Consumir especiarias que refrescam o organismo: hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

- Manter o corpo limpo, tomando banho pelo menos uma vez por dia. Usar roupas leves e nada justas. Acima de tudo, assegurar a proteção da pele da exposição direta à do sol, usando chapéu, óculos de sol e protetor solar.

- Fazer auto-massagem com óleo de coco, que ajuda a refrescar a pele e todo o sistema orgânico.

-Evitar o uso de pimentas e alimentos picantes, assim como vinho tinto e frituras, que aumentam as chances de surgir problemas de pele, suor excessivo e irritabilidade.


Paz e saúde a todos

domingo, 7 de fevereiro de 2010

De volta ao Rio


Cheguei...pois é, estou de volta na minha casinha...Nem acredito!!! O tempo passou muito rápido, 3 meses na Índia...nunca tinha ficado tanto tempo por lá... Muita coisa aconteceu...momentos difíceis, desagradáveis..situações boas e gratificantes...

Como tudo na vida...impermanência de acontecimentos, emoções...impernanência na vida...

Agora é voltar à vida normal... Mas com uma grande diferença...a certeza e a sensação que fiquei ótima... Estou muitooooo feliz, o médico no hospital falou que não precisarei mais voltar... Daqui para frente, Índia, somente para estudar, passear e desfrutar...

Hoje, tenho certeza que o caminho escolhido foi o correto. Apesar da distância, das dificuldades enfrentadas...tudo foi superado, resolvido, encontrado...

Cada cuidado diário, alimentação correta, exercícios físicos, relaxamento, yoga...cada atitude, cada orientação seguida trouxeram um excelente resultado... Nada de pílulas mágicas, procedimentos modernos e sofisticados... simplicidade nas escolhas, dedicação, persistência e muita, mas muita disciplina...

Um caminho cheio de mudanças, tropeços, aprendizado, cabeçadas... Claro que foi difícil, confuso.. Mudar hábitos, mudar conceitos. Aceitar e viver em outros padrões, diferente de todos os amigos, familiares e conhecidos...

Mas hoje, percebo e sei que tudo valeu... Aprendi a cuidar do corpo, da mente, da alma, da vida... Encontrei novos caminhos, novos amigos, novas oportunidades...Novas experiências...

Vida nova... a cada dia...a cada momento...a cada vivência...a cada descoberta...

Paz e muita saúde a todos....