domingo, 30 de maio de 2010

Mudança de estação


Para o Ayurveda, os ritmos e as forças da natureza, a alternância do dia e da noite, o ciclo das estações, as mudanças da lua, das marés, afetam os ciclos da vida humana.
Nosso corpo está vulnerável a todas as mudanças, e muitas vezes nem percebemos estas alterações.

Não podemos controlar o tempo, as alterações climáticas que afetarão nosso corpo e nosso mente, mas podemos controlar alguns fatores como o alimento ingerido, o tipo, a quantidade e qualidade da atividade física, as ervas e especiarias ingeridas, os locais de exposição, etc, todos, importantíssimos para mantermos nosso corpo saudável e menos vulnerável.

Mesmo aqueles que seguem uma alimentação saudável, uma vida regrada, sem exageros, com atividade física regular devem estar atentos para os períodos de mudança.

A chegada do inverno é um dos períodos de maior vulnerabilidade. No inverno, o céu fica nublado e cinza, muitas vezes, o clima é frio, seco, ou chuvoso. A vida se move mais lentamente, os hábitos mudam, a noite chega mais cedo.

Doenças respiratórias, sinusites, rinites, gripes se tornam mais frequentes, assim como artrites, rigidez muscular, dores e ressecamento da pele.

Para isto, o ayurveda recomenda que o sistema imunológico deve ser fortalecido, o aparelho digestivo deve estar em equilíbrio para evitar formação e acúmulo de toxinas, já que nesta época temos a tendência a comer alimentos mais pesados e gordurosos.

Uma voracidade “anormal” por alimentos, ou melhor, um apetite mais constante e intenso torna-se frequente no inverno. "Desejos" por chocolates, café, bebidas quentes, ... Isto acontece porque o corpo contrai os poros da pele e dos tecidos superficiais para evitar a perda de calor, edireciona o calor dos tecidos periféricos para o núcleo do corpo, incluindo o estômago. O Agni e o apetite, tornam-se, portanto, mais fortes no inverno.
Paz e saúde a todos

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Terapia alimentar ayurvédica


Gostaria de comunicar a todos você leitores do blog, amigos, seguidores que estou atendendo com Terapia Alimentar Ayurvédica na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, as segundas e quartas-feiras.

Para agendar sua consulta liguem para 3388-0983 ou 9465-5397 ou pelo e-mail
buscadaessencia@yahoo.com

TERAPIA ALIMENTAR AYURVÉDICA

Ensina a manter a saúde, equilibrando as energias vitais através da alimentação, hábitos de vida e rejuvenescimento.

Ayurveda é um sistema tradicional de saúde, completo e holístico, praticado na India há mais de cinco mil anos. Literalmente significa a Ciência da Vida.

Este milenar sistema de saúde encara o indivíduo como um todo – corpo, mente e alma, e considera indispensável analisar a relação do homem com o seu meio.



Segundo o Ayurveda, "Nós somos aquilo que comemos"! Esta ciência antiga acredita que a maioria das doenças comuns são o resultado de uma má alimentação.

Ayurveda não faz distinção entre alimentos e medicamentos, e define que a falta de alimentos nutritivos, uma dieta irregular e em confronto com seu dosha (biotipo) provoca no organismo desequilíbrios e disfunções leves ou até mesmo irreversíveis.

O corpo de cada um de nós é distinto, e nossa saúde é determinada por nossa atitude e resposta às escolhas conscientes e inconscientes na vida ás quais nos submetemos.

Paz e saúde a todos...

sábado, 15 de maio de 2010

De volta ao blog


Depois um grande silêncio retorno ao meu blog...

Muita coisa compartilhei, vivenciei, aprendi, li, ouvi e ensinei nestes dois anos de blog. Minha vida tornou-se um pouco aberta, ficou exposta...cheia de espectadores, novos amigos, conselheiros, interessados, admiradores...

Momentos felizes, momentos difícies superados e compartilhados...

Mas precisei de um tempo de silêncio, um tempo para me reorganizar, para começar uma nova vida... pois, me separei do meu marido depois de 9 anos juntos...

Muitas mudanças...muitas transformações...muita incerteza, expectativa, planos, desejos, pensamentos...
Obrigada pelos e-mails, mensagens de preocupação por tanto tempo sem escrever, responder... Obrigada pelo carinho, apoio, força...obrigada a todos meus amigos, seguidores, leitores,...

Pois agora, vida nova...