terça-feira, 28 de junho de 2011

Inverno e Ayurveda

O inverno chegou e de maneira bem intensa...as temperaturas despencaram em todo país e nosso corpo começa a sentir os efeitos.

As articulações enrijecem, a pele resseca, pés e mãos ficam gelados, a preguiça para levantar da cama aumenta.

Mas a vida precisa continuar, e alguns hábitos podem ser modificados para que possamos passar por este período do ano. As pessoas Pitta são as que mais se adaptam a esta estação por terem o corpo quente...mas as Vatas sofrem a cada amanhecer...

Seguem algumas dicas para ultrapassar melhor este inverno...

É hora de diminuir drasticamente o consumo de bebidas frias, saladas,alimentos crus, sorvetes... é tempo de ingerir sopas, ensopados,chá quente e compota de frutas sem açúcar, massas !

Alimentos que nutrem e equilibram o corpo no inverno frio e seco. Priorizar sabores como doce, azedo e salgado e diminuir a ingestão de adstringente, amargo, picante .

Priorizar comidas quentes, caseiras, alimentos cozidos , com molhos, preparadas com óleos como o Ghee ou óleo de girassol. Evitar alimentos fritos , comida congelada, comida preparada mais 4 horas antes do consumo, alimentos frios ou gelado pois podem apagar o fogo digestivo.

Outro fator muito Importante é aumentar a imunidade. De acordo com a Ayurveda, a imunidade está relacionada com a digestão. Quando a digestão é forte e o apetite é bom, então imunidade é reforçada. Tudo o que enfraquece a digestão, enfraquece a imunidade. O aumento da Imunidade pode acontecer pela ingestão de alimentos frescos, orgânicos, de fácil digestão, leite, doces com frutas orgânicas, iogurte, legumes frescos e orgânicos, frutas, grãos integrais e ghee (manteiga clarificada). Uso de especiarias (como o gengibre, canela, cominho, salsa e coentro) que deve ser adicionado durante o cozimento dos alimentos.

Banhos quentes com óleos, massagens com óleos na pele da cabeça aos pés, a prática de meditação, uma rotina de yoga suave... todos paras acalmare esquentar a mente e o corpo.

Paz e saúde a todos



2 comentários:

Flor Baez disse...

Ótimas dicas!

:)

Elizabeth Battaglini disse...

Amei!
Gratidão.🙏💛☕❄