segunda-feira, 11 de julho de 2011

A importância da alimentação saudável – Parte I



Nossa dieta é um fator essencial para a formação e funcionamento do nosso corpo. É claramente mencionado em 'Charak Samhita "que a dieta imprópria é a principal causa das doenças e que "Uma dieta adequada e direcionada a uma doença é equivalente a cem comprimidos e qualquer quantidade de droga dificilmente se compara as bons resultados obtidos com uma dieta adequada para ao tratamento de uma doença. "

Provérbio Ayurvédico:

“Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário”.

“Faz do teu alimento teu remédio”. Hipócrates, considerado pai da medicina moderna.

A boa alimentação é uma das principais bases da saúde, do bem-estar e da longevidade. Devemos prestar atenção nas sabedorias do passado, e adaptarmos para nossa vida no presente.

Hoje vivemos a correria própria das grandes cidades e a vida moderna provoca um estranho fenômeno que parece reduzir o tempo para todos. O corre-corre, a necessidade de cumprir metas cada vez mais exigentes, de trabalhar, estudar e ter uma vida social; faz com que as pessoas esqueçam de dar atenção a qualidade e tipo de alimentação escolhida.

A atenção e cuidado com as refeições acaba sacrificada pela praticidade e pela rapidez do preparo da comida. O que, muitas vezes, pode indicar uma comida de má qualidade nutricional e normalmente nada saudável.

No entanto, por mais atarefado que você seja; é muito importante que você entenda a importância de uma alimentação saudável e de qualidade para melhor aproveitamento do seu dia e da sua vida.

Uma alimentação de má qualidade pode provocar carências nutricionais que provocarão desequilíbrios no corpo, simples ou graves....

Desde uma simples queda de cabelos, irritabilidade, à manifestações de doenças auto-imunes, problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, cegueira, perda de disposição, depressão e inúmeros outros problemas de saúde ....


Segundo o ayurveda vários fatores devem ser levados em conta para uma Dieta saudável:

* Lavar as mãos e o rosto antes da refeição. Jantar sentado em um lugar silencioso e limpo, em ambiente agradável com as pessoas afetuosas.

* Comer apenas alimentos preparados por mãos amorosas de uma forma amorosa. Isso aumenta a vitalidade dos alimentos e de quem ingere.

* Mastiguar a comida até que a consistência esteja homogênea antes de engolir.

* Não ingerir bebidas geladas antes, durante ou após as refeições. Também não beber grandes quantidades de líquido durante as refeições.
Isto enfraquece a digestão.

* O consumo de alimentos excessivamente quentes leva à fraqueza.
Comida fria e seca leva a digestão lenta.

Outras informações nos próximos posts..

Paz e saúde a todos

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