quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Doce de coco com nozes para acalmar.....


Nossa, ontem me deu uma saudade da Índia...
E saudade remete a momentos bons, felizes e deliciosos...
Geralmente associadas as lembranças memorizamos cheiros, sabores, sensações...
Estava precisando de mais aconchego, quietude, silêncio, carinho, cuidar um pouco mais de mim...
Aproveitei o dia depois de uma prática de yoga completa, bem restaurativa, muito pranayama e meditação e para fazer um doce que sempre comia na Índia...
Peguei meu diário de viagem...com milhares de anotações indianas, coisas que via pelas ruas, palavras em hindi, sânscrito, frases importantes e muitas receitas gostosas.... foi um momento de voltar e sentir aqueles acontecimentos... e me preparar talvez para uma nova viagem... com novas possibilidades, novas pessoas, novos sentimentos....
Mas, então resolvi acalmar meu corpo e emoções com uma receitinha doce e saborosa " Burfi de coco com nozes" e agora compartilho esta delícia com vocês...

Paz e saúde a todos...

Doces de coco com nozes

Esta receita diminui o Vata e aumenta o Kapha....

Ingredientes de preparo:

- 4 xícaras de coco fresco ralado

- 1 xícara de nozes pecan esmagadas ou trituradas no pilão ou no liquidificador..
- 4 bagas de cardamomo. Esmagar as sementes até formar um fino pó.

- 3 ½ copos açúcar demerara

- 6 copos de água
- 1 colher de sopa de ghee

Coloque a água e o açúcar em uma panela alta e com fundo grosso e leve ao fogo médio.
Mexa até o açúcar se dissolva completamente e, em seguida, aumente o fogo para ferver suavemente até que o açúcar chegar a uma consistência mais cremosa e homogênea. (isso leva cerca de 20 minutos)
Adicione o coco ralado e pedaços de nozes.
Manter o fogo no médio e mexendo continuamente para evitar que a mistura grude no fundo da panela. Em cerca de 10 a 15 minutos, a mistura vai começar a firmar e soltar com facilidade da panela.. Misture o cardamomo em pó e imediatamente despeje em uma travessa de vidro já untada com ghee.

Deixe esfriar bem e corte cubinhos.

Agora é só se deliciar....

Um comentário:

Cleusa Pinheiro disse...

Minha maior fraqueza: Doce de coco.
Meus maior desafio: comer um só pedaço.
Mas com certeza vale a pena provar.