terça-feira, 30 de agosto de 2011

Esclerose Múltipla e Dra. Kousmine


Hoje mais uma vez em virtude de ser o Dia Nacional de conscientização da Esclerose Múltipla trago mais uma reportagem sobre uma grande neurologista que tratou muitos pacientes com sucesso na França. Conheci seu trabalho através da internet, depois falei com alguns pacientes da Dra Kousmine por telefone e todos estes me relatam grande melhoras....mas o problema para todos eram um só: Ter que restringir a comida!!!!!

As pessoas disseram que sentiram melhoras impressionantes, uma delas relatou que voltou a andar normalmente e recuperou a visão e ficou estável por 3 anos.

Mas cansou da dieta: não podia comer pizza, não podia comer carne vermelha.... então fez a opção de voltar a ter a dieta que queria e automaticamente muitos dos sintomas da doença voltaram....

Ela preferiu este caminho, pois assim podia ter prazer em comer!!!!

Cada um faz suas escolhas... tem suas prioridades...

Cada um escolhe seu caminho...

Segue um pouco da pesquisa da Dra Kosmine e outras informações no site oficial: http://www.kousmine.fr/#

Já falei sobre ela há muito tempo atrás, mas hoje, mais do que nunca, que relembrar um pouco das orientações desta médica russa.

Catherine Kousmine foi uma médica , que nasceu na Russia, e acreditava na medicina baseada nutricionalmente. Kousmine focou sua pesquisa sobre as seguintes doenças: câncer ,esclerose múltipla, artrite reumatoide, e outras doenças auto-imunes .

Dra. Kousmine afirmava que uma grande quantidade de doenças degenerativas (esclerose múltipla, artrose, diversos cânceres, etc.) eram consequências diretas da alimentação com produtos alterados pela indústria. Insistía na necessidade de comer cereais recém moídos e assegurava que "sem saúde não existe a alegria de viver nem a felicidade verdadeira".

Então aqui está as algumas dicas que contribuem para a estabilização da evolução da esclerose múltipla segundo o método da Dra Kousmine:.

- Aceitar que nada jamais será o mesmo novamente, e agora, atenção contínua na qualidade e estilo da comida escolhida
- Decidir- se envolver pessoalmente em uma abordagem terapêutica de longo prazo
- Retire cuidadosamente toda a gordura saturada
- Preferência aos óleos poliinsaturados (ômega-6 e ômega-3)
- Peixe como preferência na na escolha de proteína animal

- Práticas de higiene e regular limpeza intestinal (basti)
- Verifique cuidadosamente a condição dos dentes, obturações. Evite locais – Evitar - ficar exposto a comportamentos de risco (computadores, televisão, tabaco, álcool, sedativos, antidepressivos ...)

- Alimentos proibidos: Bebidas estimulantes, o café. Bebidas alcoólicas.Gordura hidrogenada, frituras, refogados com qualquer tipo de óleo. Alimentos processados industrialmente, com aditivos, corantes e conservantes.

O conceito de alimentação sã para C. Kousmine é claro. Devem consumir-se alimentos produzidos sem aditivos químicos, na sua forma completa, viva e natural, ou com processamentos industriais mínimos e que não alterem as características originais do alimento, sem conservantes, corantes, aromas artificiais, substâncias de síntese. A palavra de ordem é variar, variar, variar.
As alterações introduzias com a industrialização alimentar dos anos 50 fazia sentir a sua diferença sobretudo na qualidade dos cereais e dos óleos alimentares que começaram a divulgar-se entre a população. Por isso, foram esses o alvo prioritário da atenção de C. Kousmine.

Paz e conhecimento a todos....

Um comentário:

Ana Costa disse...

Laura, muito interessante. mas o que seria (como fazer) :
- Práticas de higiene e regular limpeza intestinal (basti)
Beijos, Ana