segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Iyengar Yoga e Esclerose Múltipla


Esta é a semana de Conscientização da Esclorose Múltipla.

Em todo Brasil vários eventos estão sendo realizados pelas Associações...

Hoje eu trago uma parte de uma reportagem que achei guardada nos meus arquivos sobre uma pesquisa feita pela Oregon Health & Science University a respeito da pratica de Iyengar Yoga para pacientes com Esclerose múltipla.

Se você quiser ler a pesquisa completa: http://www.ohsu.edu/xd/

Apenas seis meses de yoga reduz significativamente a fadiga em pessoas com esclerose múltipla”, diz um novo estudo da Oregon Health & Science University.


O estudo, publicado na revista Neurology, descobriu que a ioga é tão bom quanto um programa de exercícios aeróbicos tradicionais para melhorar sintomas de fadiga, um sintoma comum e potencialmente incapacitante na Esclerose múltipla. Foi o primeiro estudo randomizado de yoga em pessoas com EM.


O estudo não foi projetado para determinar o impacto do yoga sobre a doença em si, disse o autor principal do estudo, Barry Oken, MD, professor de neurologia e neurociência comportamental da Faculdade de Medicina da OHSU. Em vez disso, pretendeu-se determinar o efeito da yoga e exercícios aeróbicos na função cognitiva, humor, fadiga e qualidade de vida entre as pessoas com EM.


"Há algumas reivindicações por aí que a ioga ajuda a E.M em si, que pode diminuir o número de lesões" causada porE.M , disse Oken, diretor do Centro de Oregon para Medicina Complementar e Alternativa em Distúrbios Neurológicos (ORCCAMIND) em OHSU . "Eu não tenho certeza de que esse é o caso, porque o stress pode ter um impacto. Mas isso não era o que estávamos tentando mostrar."


O co-autor Dennis Bourdette, MD, professor de neurologia na Escola de Medicina e OHSU diretor do Centro de Esclerose Múltipla de Oregon, disse que yoga foi estudada, porque muitas pessoas com o E.M já estão usando e tendo resultados beneficos.


"Queríamos ver se era ou não benéfica quando estudados cientificamente e como isso comparado com um tipo de exercício que os médicos recomendam - exercício em uma bicicleta estacionária supervisionado por um fisioterapeuta", disse Bourdette, presidente da Escolado Departamento de Medicina de Neurologia e diretor associado do ORCCAMIND.


"Por isso, é bastante utilizado comumente, e acredito que com a publicação de nossos resultados irá ganhar aceitação ainda mais ", disse ele.
O estudo "também demonstra claramente que as posturas de Iyengar yoga podem ser modificadas para uso entre pessoas com esclerose múltipla que possuem deficiências causadas por sua condição e que a ioga pode ser feita com segurança e eficácia."


O estudo analisou 69 pacientes com esclerose múltipla em três grupos: um tendo 1 aula de ioga Iyengar semanal e com prática em casa, outro exame de uma classe semanal de exercícios usando uma bicicleta estacionária, juntamente com exercícios em casa, e um terceiro grupo colocado em uma lista de espera para servir como controle
.


Os participantes foram monitorados pela atenção, qualidade de atenção, ansiedade de humor, fadiga, e de vida global.
As aulas de yoga foram oferecidos uma vez por semana por 90 minutos.
Aos participantes foram ensinados até 19 posturas, cada uma realizada entre 10 e 30 segundos, com períodos de descanso de 30 segundos a um minuto.Eles também realizaram exercícios de respiração para promover a concentração e relaxamento, bem como o relaxamento progressivo, visualização e técnicas de meditação. E a prática diária em casa foi fortemente incentivado.
O outro grupo com exercício aeróbico para E.M foi semelhante à intervenção yoga, com uma aula por semana, além de exercícios em casa.
Ele consistia em usar bicicleta reclinada ou de dupla ação bicicletas estacionárias, e cada aula começou e terminou com cerca de cinco minutos de alongamento.Os participantes receberam bicicletas de exercício para usar em casa e eram encorajados a usá-los fora da classe semanal.
Das técnicas de yoga, Iyengar yoga é o tipo mais comum praticado nos Estados Unidos com portadores de E.M.

Participantes assumem uma série de posições fixas que empregam contração isométrica e relaxamento de grupos musculares diferentes para criar alinhamentos específicos do corpo. Há também um componente de relaxamento.


"Eu vejo isso principalmente como um tipo de atividade física com um componente de redução de estresse e características consciência corporal", disse Oken. "Ela tem esse aspecto de trazer a sua atenção para o momento presente. Mas é difícil saber se isso é devido ao relaxamento ou se sua mente para de se preocupar um pouco."
Seja qual for o método, o exercício parece ajudar os pacientes a reduzir os sintomas de fadiga na E.M, Bourdette disse.

"Eu estava esperando mostrar algum benefício cognitivo, mas o principal benefício foi uma redução da fadiga e níveis mais altos de energia", explicou Oken.


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