quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que aprendi hoje – Estagnação x quietude



Tenho tido uma vida meio corrida... muitos encontros, conversas , consultas, cursos, projetos, retiros, ....ufa... minha vida está um turbilhão de acontecimentos...

Mas em cada momento de quietude, de tranqüilidade, depois da minha pratica de yoga, pranayamas e meditação tenho analisado minhas atitudes e das pessoas que interagem comigo e geram reações...

E ontem fiquei pensando sobre duas situações: Estagnação e Quietude...

Estagnação é um tipo de doença, é apatia, é inconsciência, é falta de motivação, de vida, de objetivos..
Quietude é vida, é plenitude, é foco interno, é presença!!!
Quando olhamos de fora : uma pessoa dormindo sentada ou uma pessoa meditando pode até parecer a mesma coisa, mas internamente é bem diferente.
A quietude te traz silencio, ausência de movimentos inconscientes, tranqüilidade
A estagnação te traz inconsciência, inércia, desestabilização.

A mente tem a tendência a ficar estagnada e precisamos de motivação interna para transformar nossas atitudes, nossos comportamentos.
Precisamos ter clareza do que queremos , e a estagnação nos move para longe disto e a quietude para perto....

Todos os dias precisamos nos perguntar: Qual a minha prioridade? O que eu busco na vida?
Toda vez que você se analisa, permite se ouvir... você se move em direção oposta a estagnação... e trilha o caminho para chegar a quietude para dar clareza , responsabilidade e vitalidade em todos os atos da sua vida....

Paz e muito conhecimento a todos....


Um comentário:

Sonia Maria Mattoso de Moura disse...

Olá Laura Pires estou adorando seu blog, não sou uma pessoa estagnada, mas vc me fez refletir várias coisas e aprender é muito bom . deixo aquí um lembrete vou fazer o chá e mão na massa.