quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quer emagrecer com saúde? O Ayurveda ajuda...


No conceito e nas palavras da maioria das pessoas Comer é muito mais do que ingerir a energia necessária para sobreviver. Comer é satisfazer-se. Comer é sentir prazer. Comer é umas das mais importantes experiências e momentos da vida.

O ato de comer define a nossa vida, a nossa história, o nosso futuro...

Muitos dos resultados do ayuverda são obtidos pela nutrição alimentar.

Sabe quando você faz de tudo para emagrecer, evita comer doces, corta as massas, os alimentos gordurosos do seu cardápio e começa a fazer atividades físicas diariamente e não consegue emagrecer? Para a medicina Ayurvédica o problema é simples: desequilíbrio entre corpo e mente.

A dieta ayurvédica determina que, nas principais refeições do dia, devem estar presentes seis sabores – ácido, picante, amargo, adstringente, salgado e doce –,mas é tudo dosado, é claro, de acordo com o dosha de cada um e com o histórico de saúde.

Leia-mais em Avalie seu Peso I, e Avalie seu peso II

A alimentação ayurvédica melhora a qualidade de vida porque, ao comer de acordo com as reias necessidades do seu corpo, você consegue eliminar o excesso de gordura sem perder a saúde.

No Ayurveda não há uma tabela e nem métodos iguais para todas as pessoas emagrecerem. O Ayurveda é uma filosofia de vida que você deve seguir sempre e não fazer em apenas um de terminado período, para emagrecer certa quantidade e depois voltar a comer cachorro quente, embutidos, açúcar branco...

Eu sempre digo aos meus pacientes: “O Ayurveda é um caminho sem volta” pois você tem a experiência de sentir-se mais leve, mais saudável, com mais disposição. É necessário apenas fazer um pequeno esforço inicial, e permitir-se sentir os efeitos do Ayurveda. Depois esta experiência fica registrada no seu corpo, na sua mente...e você tem a certeza que precisa dela para ter qualidade de vida e boa saúde”.

Mais informações nos próximos posts...

Paz e saúde a todos

Nenhum comentário: