quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tratamento para aftas com Ayurveda




Meu post de hoje é sobre aftas... algumas medidas simples e fáceis podem ser tomadas para evitar ou ajudar a tratar este problema muito recorrente.

A boca ou cavidade oral é dito ser o espelho do sistema digestivo, principalmente estômago e intestino.

As úlceras da boca são chamadas de estomatites. Segundo o dicionário Aurélio: Aftas: Qualquer inflamação na mucosa da boca : Pode ter vários aspectos, de acordo com as causas: vírus, bactéria, lesão mecânica, câncer etc. úlcera avermelhada pequena que ocorre na área interna da boca .

Aftas são inflamações na mucosa do estomago. Elas geram dor, sensação de ardência, e quando mais severas sangramentos.

Causas na visão ayurvédica :

Estão geralmente associadas a fatores psicológicos como stress , medo, excesso de trabalho, mas outras causas alimentares e digestivas podem também gerar aftas.

Aftas são comumente desequilíbrio de Pitta, excesso de acidez vindo do intestino que acumula no estomago e irrita a mucosa estomacal, gerando feridas e inflamações.

Excesso de Vata também pode causar aftas devido a problemas nervosos. Deficiência de kapha(secreções no estomago) podem gerar as aftas


Outros fatores podem gerar as aftas como:




- Traumas: Principalmente durante a escovação ou alimentação e objetos pontiagudos e duros, ou principalmente, ao consumir carne com ossos, ou as vezes pode ocorrer pelos próprios dentes

- Constipação: Muitas pessoas que sofrem de constipação intestinal tem problemas com ulceras orais..

- Indigestão- Esta também é
muito comum.

- excesso na ingestão de comida picante.

- Pouca ingestão de água.

Uma dieta equilibrada é indicada para o tratamento preliminar:

Consumo de grãos como feijão moyashi, lentilha verde, lentilha vermelha, ou seja, grãos muito pequenos e fáceis de digerir.

Leite é indicado. Álcool e cigarro devem ser eliminados assim como pimentas, pickles, vinagre e outras subtâncias com sabores fortes,

assim como alimentos com corantes, conservantes.

Banana, tomate, berinjela, cogumelos devem ser ingeridos com muita cautela.

Água de coco é excelente para diminuir o Pitta e refrescar o corpo, mas nunca deve ser ingerida junto das refeições ou a noite.


A aplicação de mel no local onde há uma úlcera, cerca de 3-4 vezes ao dia ajuda a obter alívio imediato da dor.

Se a acidez estomacal foi sentida claramente é possível ingerir uma infusão de 1 colher de chá de cominho em grão, 1 colher de chá de coentro em grão em 1 copo de água. Deixar as sementes em infusão por 7 horas. Coar e beber o liquido , em jejum , pela manhã.

Mas algumas orientações mais especificas devem ser seguidas , dependendo do tipo de desequilíbrio Vata, Pitta e Kapha... para um melhor tratamento procure um terapeuta ou médico ayurvédico experiente para orientá-lo melhor.

Paz e saúde a todos


Um comentário:

Orestes disse...

Muitos não conhecem o tratamento ayurvedico para sintomas do corpo, que por minha parte acho o melhor.

Parabéns pelo post.