sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feliz Primavera!!!!!!


O Frio está acabando, os dias estão ficando mais quentes e mais longos, e a vontade ficar na rua e fazer atividades ao livre, ir a praia aumentam.
No entanto,há muita gente com peso excessivo, letargia e preguiça...resquícios do inverno...
Não precisa se preocupar, tudo isto é parte da transição para a Primavera!
Nosso corpo é o reflexo da Natureza , e neste período percebemos e sentimos ainda mais: excesso de fluidos e gordura, retenção de líquido, bem como a presença de toxinas acumuladas em nossos canais e tecidos.
Mas a alimentação ayurvédica pode ajudar a entrar em equilíbrio!!!!
Uma dieta de desintoxicação, aliada a exercícios físicos, auto-massagem diária, respiração (pranayamas) podem transformar nossa mente e corpo.

Ayurveda acredita que fonte de saúde está num bom funcionamento do sistema digestivo. Muitas vezes, nosso corpo está comprometido (por exemplo, dieta inadequada, estilo de vida estressante, fatores ambientais), deixando uma série de toxinas no corpo.
Na Primavera, seguindo o ciclo da natureza, nosso corpo começa esquentar e os fluidos começam a circular melhor pelo corpo.

Uma dieta detox na entrada da primavera ajudará a limpar as toxinas, aumentar a digestão, e aumentar as sementes de vitalidade e da disposição no corpo e na mente!!!!.
Alimentação ayurvédica visa o equilíbrio de corpo, mente e espírito.

Através da culinária ayurvédica você passa a compreender quais alimentos são benéficos para o seu equilíbrio e quais tiram sua harmonia.
Saber reconhecer os alimentos, a quantidade, a qualidade , o tipo de alimento ideal para si próprio é o passo inicial para alcançar uma vida saudável.


A desintoxicação completa do corpo é feita através de Panchakarma. O Panchakarma é um tratamento indicado para tratamento de doenças, prevenção e manutenção da saúde. "Pancha" significa cinco e "karma" significa ação; são cinco terapias utilizadas para eliminação de toxinas e fortalecimento dos tecidos feitos em clinicas de Ayurveda e com médicos ayurvédicos:

- Vamana (vômito terapêutico): elimina toxinas armazenadas no estômago;
- Virechana (diarréia terapêutica): elimina toxinas do fígado e intestino delgado;
- Bastis (enemas): elimina toxinas no cólon;
- Nasya (limpeza nasal): limpeza dos seios da face e tratamento para a mente;
- Rakta mokshana: limpeza do sangue.


Mas antes de fazer um tratamento mais profundo, ou para manutenção desta limpeza, ou como único tratamento , o Ayurveda também indica processos de desintoxicação mais suaves com dieta alimentar e orientações de hábitos diários que visam também eliminar toxinas e manter o corpo saudável.

O detox alimentar ayurvédico pode ser feito em casa, apenas mudando alguns hábitos por alguns dias que podem variar de acordo com a condição individual de cada pessoa. E depois... as mudanças são naturais e gradativas... Você passa a reconhecer seu corpo, sua mente, suas reais necessidades, sua verdadeira essência...Laura Pires

E aprenda a culinária Detox: Curso em São Paulo no Restaurante Quattrino
http://buscadaessencia.blogspot.com/2011/09/sao-paulo-curso-de-culinaria-detox.html


Nenhum comentário: