quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Substituir alguns itens pode fazer muita diferença....



Hoje, estava conversando com uma amiga que trabalha com animais de competição. Ela me procurou para conversarmos e acabou me contando que estava com alguns probleminhas de saúde e queria aproveitar que eu desse algumas dicas...

Sabia que mesmo me pedindo ajuda, ela não iria dar a menor atenção!!! Já que iria fazer observações em algo muito “difícil” para ela. A comida...

Foi então que resolvi virar o “jogo”e não falar nada de benefícios do ayurveda, alimentação saudável... resolvi apenas ouvir a experiência dela e fiquei interrogando sobre os animais que ela trabalha...Perguntei a respeito da alimentação é claro...pois queria fazer um comparativo, para que ela própria pudesse entender os cuidados com a própria saúde.

Ela me relatou exatamente o que esperava: qualquer treinador de cães ou cavalos sabe que alimentação influencia no comportamento, desempenho, disposição durante os treinamentos e competições.

Mesmo tendo a experiencia nós gostamos de esquecer isso quando se trata de nós mesmos, o que comemos tem uma influência enorme não só sobre nosso bem estar físico, mas também sobre nossos pensamentos, o nosso estado emocional e bem-estar espiritual.

Aquilo que ingerimos pode determinar e influenciar nas nossas atitudes, reações e comportamentos assim como os animais...

Para o ayurveda existem alimentos considerados sáttvicos que promovem clareza e serenidade de espírito e são favoráveis para o crescimento espiritual. Estes alimentos incluem a maioria das frutas, nozes, sementes, vegetais, particularmente vegetais de folhas verdes, cereais integrais, mel, água pura e leite integral.

Dada a quantidade de pesticidas e fertilizantes químicos usados ​​em lavouras comerciais, apenas produtos orgânicos são Sattvicos e alimentos enlatados ou congelados não são.

Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença: trocar açúcar refinado por açúcar mascavo ou demerara

Substituir- margarina por ghee, azeite, óleo de coco

- farinha branca refinada por farinha integral

- Adoçantes artificiais por adoçantes naturas como stevia, agave.

- Sal refinado por sal de rocha ou sal marinho

Microondas por fogão, panelas...

E muito amor e devoção ao preparar as refeições para nós mesmos e nossos familiares e amigos...

Paz e saúde a todos....

Nenhum comentário: