segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O que é equilíbrio???




Algumas pessoas perguntam se estar em equilíbrio é ter os três doshas na mesma proporção

no corpo!!!


Na realidade, Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. No

momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é,um predomina em relação

ao demais. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida

surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti),


Durante a vida, passamos por situações, momentos que podem nos desequilibrar...sim..todos

nós passamos por isso


Se estamos em um ambiente de trabalho estressor, com muita agitação barulho, nosso Vata

aumenta podendo gerar desequilíbrios... podemos ir em um viés que o desequilibra ainda

mais: não comer, se distrair com musica agitada, televisão, festas,.... ou podemos ir bem para

o oposto: comer muito, abusar de doces pesados e açucarados, não fazer atividades.... o

caminho a seguir é muito tênue...


Este é apenas um exemplo...mas você pode estar passando por outro tipo de situação... mas

também precisa organizar, equilibrar...

Então o que fazer afinal?


Em silêncio agora... Pare, sente, desligue-se das distrações e olhe para si...


Para sua respiração, para seus pensamentos, para seus batimentos cardíacos...

Como se sente? Como sente seu corpo? Algo dói? Sua coluna consegue ficar ereta e sem dor?

Há algo que vem em seus pensamentos e você não controla?

Há algo que perturba sua paz? Suas emoções? Quer sorrir? Quer chorar?

Apenas respire...apenas observe...

Sabe...eu sou uma pessoa Vata, meu dosha predominante é vata..e como tenho viajado muito,

muitos movimentos, muitos cursos, falado bastante, e muitas preocupações

desnecessárias......Isto tudo desequilibra ainda mais o meu Vata... aumenta cada vez mais... e

podem vir a gerar sensações, sintomas, desequilíbrios ...

Mas isso é possível parar... Então intensifico meus cuidados... não me exponho ao

vento..durmo cedo. Faço minhas refeições em casa, ou quando vou para rua levo minha

marmita...faço aplicação de óleo no meu copo, não deixo minha pratica de yoga... e respiro,

respiro... e percebo... é hora de diminuir o ritmo...


Observo, silencio, acalmo... relaxo...percebo....


Este é o meu momento... e você ? o que está fora de equilíbrio? O que está em equilíbrio?


Paz e saúde a todos...

Nenhum comentário: