quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Início do Panchakarma...


Agora tudo resolvido ...

Consegui meu limpo, e silencioso quartinho no Hospital Ayurvédico.

Assim que fiz a admissão, preenchimento das fichas, pagamento, comecei a organizar minhas coisas.

Cerca de 1 hora depois, um dos residentes veio fazer um interrogatório de uns 30 minutos... se sentia dores, como está minha digestão, sono, apetite, tudo direitinho e conforme todo o script ayurvédico!!!! Depois, um auxiliar de enfermagem veio medir minha pressão, checar meu peso e pediu que eu o acompanhasse até a sala do medico chefe.

O médico chefe do meu prédio, um senhor muito simpático lia meu prontuário. Virava cada folha, lia, relia. Sorridente, pegou meu pulso!!! Muito interessente seu caso. Pelo visto tem feito seu dever diário direitinho, mas.... Nossa você esta bem Vata!!!! Claro!!! Ainda mais com essa quantidade de voos que peguei para chegar até aqui, respondi!!!

Conversamos um pouco, por cerca de 30 minutos, e então ele começou a escrever num grande papel... as medicações e tratamentos.

Serão 20 dias de Panchakarma para dar uma sacudida na alma, no corpo e na mente. Limpar tudo!!! Fazer uma grande faxina!!!

Depois de fazer uma lista enorme do meu tratamento falou: Você está bem ... mas agora é hora de cuidar um pouco de você. Limpar seu corpo, cuidar mais do seu fogo digestivo, fazer uma restrita dieta e descansar sua mente, para ficares bem forte para um próximo ano de muito trabalho.

Li atentamente cada orientação e segui para meu quarto. Em poucos minutos, um rapaz chegou com todas as medicações.

Separei conforme os horários e fui para cantina, fazer minha ultima degustação dos próximos dias com bolos ayurvédicos, chai... nos próximos dias, por causa da medicação nada de açúcar, mel, arroz, lentilhas, temperos, proteínas animais, etcc... Uma dieta sem muitos sabores e sem variações... e uma rotina intensa de massagens e shirodhara...

Enfim... entregar-se ao cuidados do Ayurveda de maneira muito profunda e intensa...

Vou ficar um pouco reclusa nos próximos dias, mas assim que me sentir pronta volto a compartilhar cada momento desta minha viagem com vocês...

Paz e muita saúde a todos ...

Um comentário:

Patrícia Lopes disse...

Fazer um panchakarma na India é uma oportunidade pra poucos, que seja mto iluminado seu tratamento!
Om shanti!
Paty Lopes !