quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que aprendi hoje – Estagnação x quietude



Tenho tido uma vida meio corrida... muitos encontros, conversas , consultas, cursos, projetos, retiros, ....ufa... minha vida está um turbilhão de acontecimentos...

Mas em cada momento de quietude, de tranqüilidade, depois da minha pratica de yoga, pranayamas e meditação tenho analisado minhas atitudes e das pessoas que interagem comigo e geram reações...

E ontem fiquei pensando sobre duas situações: Estagnação e Quietude...

Estagnação é um tipo de doença, é apatia, é inconsciência, é falta de motivação, de vida, de objetivos..
Quietude é vida, é plenitude, é foco interno, é presença!!!
Quando olhamos de fora : uma pessoa dormindo sentada ou uma pessoa meditando pode até parecer a mesma coisa, mas internamente é bem diferente.
A quietude te traz silencio, ausência de movimentos inconscientes, tranqüilidade
A estagnação te traz inconsciência, inércia, desestabilização.

A mente tem a tendência a ficar estagnada e precisamos de motivação interna para transformar nossas atitudes, nossos comportamentos.
Precisamos ter clareza do que queremos , e a estagnação nos move para longe disto e a quietude para perto....

Todos os dias precisamos nos perguntar: Qual a minha prioridade? O que eu busco na vida?
Toda vez que você se analisa, permite se ouvir... você se move em direção oposta a estagnação... e trilha o caminho para chegar a quietude para dar clareza , responsabilidade e vitalidade em todos os atos da sua vida....

Paz e muito conhecimento a todos....


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Esclerose Múltipla e Dra. Kousmine


Hoje mais uma vez em virtude de ser o Dia Nacional de conscientização da Esclerose Múltipla trago mais uma reportagem sobre uma grande neurologista que tratou muitos pacientes com sucesso na França. Conheci seu trabalho através da internet, depois falei com alguns pacientes da Dra Kousmine por telefone e todos estes me relatam grande melhoras....mas o problema para todos eram um só: Ter que restringir a comida!!!!!

As pessoas disseram que sentiram melhoras impressionantes, uma delas relatou que voltou a andar normalmente e recuperou a visão e ficou estável por 3 anos.

Mas cansou da dieta: não podia comer pizza, não podia comer carne vermelha.... então fez a opção de voltar a ter a dieta que queria e automaticamente muitos dos sintomas da doença voltaram....

Ela preferiu este caminho, pois assim podia ter prazer em comer!!!!

Cada um faz suas escolhas... tem suas prioridades...

Cada um escolhe seu caminho...

Segue um pouco da pesquisa da Dra Kosmine e outras informações no site oficial: http://www.kousmine.fr/#

Já falei sobre ela há muito tempo atrás, mas hoje, mais do que nunca, que relembrar um pouco das orientações desta médica russa.

Catherine Kousmine foi uma médica , que nasceu na Russia, e acreditava na medicina baseada nutricionalmente. Kousmine focou sua pesquisa sobre as seguintes doenças: câncer ,esclerose múltipla, artrite reumatoide, e outras doenças auto-imunes .

Dra. Kousmine afirmava que uma grande quantidade de doenças degenerativas (esclerose múltipla, artrose, diversos cânceres, etc.) eram consequências diretas da alimentação com produtos alterados pela indústria. Insistía na necessidade de comer cereais recém moídos e assegurava que "sem saúde não existe a alegria de viver nem a felicidade verdadeira".

Então aqui está as algumas dicas que contribuem para a estabilização da evolução da esclerose múltipla segundo o método da Dra Kousmine:.

- Aceitar que nada jamais será o mesmo novamente, e agora, atenção contínua na qualidade e estilo da comida escolhida
- Decidir- se envolver pessoalmente em uma abordagem terapêutica de longo prazo
- Retire cuidadosamente toda a gordura saturada
- Preferência aos óleos poliinsaturados (ômega-6 e ômega-3)
- Peixe como preferência na na escolha de proteína animal

- Práticas de higiene e regular limpeza intestinal (basti)
- Verifique cuidadosamente a condição dos dentes, obturações. Evite locais – Evitar - ficar exposto a comportamentos de risco (computadores, televisão, tabaco, álcool, sedativos, antidepressivos ...)

- Alimentos proibidos: Bebidas estimulantes, o café. Bebidas alcoólicas.Gordura hidrogenada, frituras, refogados com qualquer tipo de óleo. Alimentos processados industrialmente, com aditivos, corantes e conservantes.

O conceito de alimentação sã para C. Kousmine é claro. Devem consumir-se alimentos produzidos sem aditivos químicos, na sua forma completa, viva e natural, ou com processamentos industriais mínimos e que não alterem as características originais do alimento, sem conservantes, corantes, aromas artificiais, substâncias de síntese. A palavra de ordem é variar, variar, variar.
As alterações introduzias com a industrialização alimentar dos anos 50 fazia sentir a sua diferença sobretudo na qualidade dos cereais e dos óleos alimentares que começaram a divulgar-se entre a população. Por isso, foram esses o alvo prioritário da atenção de C. Kousmine.

Paz e conhecimento a todos....

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Iyengar Yoga e Esclerose Múltipla


Esta é a semana de Conscientização da Esclorose Múltipla.

Em todo Brasil vários eventos estão sendo realizados pelas Associações...

Hoje eu trago uma parte de uma reportagem que achei guardada nos meus arquivos sobre uma pesquisa feita pela Oregon Health & Science University a respeito da pratica de Iyengar Yoga para pacientes com Esclerose múltipla.

Se você quiser ler a pesquisa completa: http://www.ohsu.edu/xd/

Apenas seis meses de yoga reduz significativamente a fadiga em pessoas com esclerose múltipla”, diz um novo estudo da Oregon Health & Science University.


O estudo, publicado na revista Neurology, descobriu que a ioga é tão bom quanto um programa de exercícios aeróbicos tradicionais para melhorar sintomas de fadiga, um sintoma comum e potencialmente incapacitante na Esclerose múltipla. Foi o primeiro estudo randomizado de yoga em pessoas com EM.


O estudo não foi projetado para determinar o impacto do yoga sobre a doença em si, disse o autor principal do estudo, Barry Oken, MD, professor de neurologia e neurociência comportamental da Faculdade de Medicina da OHSU. Em vez disso, pretendeu-se determinar o efeito da yoga e exercícios aeróbicos na função cognitiva, humor, fadiga e qualidade de vida entre as pessoas com EM.


"Há algumas reivindicações por aí que a ioga ajuda a E.M em si, que pode diminuir o número de lesões" causada porE.M , disse Oken, diretor do Centro de Oregon para Medicina Complementar e Alternativa em Distúrbios Neurológicos (ORCCAMIND) em OHSU . "Eu não tenho certeza de que esse é o caso, porque o stress pode ter um impacto. Mas isso não era o que estávamos tentando mostrar."


O co-autor Dennis Bourdette, MD, professor de neurologia na Escola de Medicina e OHSU diretor do Centro de Esclerose Múltipla de Oregon, disse que yoga foi estudada, porque muitas pessoas com o E.M já estão usando e tendo resultados beneficos.


"Queríamos ver se era ou não benéfica quando estudados cientificamente e como isso comparado com um tipo de exercício que os médicos recomendam - exercício em uma bicicleta estacionária supervisionado por um fisioterapeuta", disse Bourdette, presidente da Escolado Departamento de Medicina de Neurologia e diretor associado do ORCCAMIND.


"Por isso, é bastante utilizado comumente, e acredito que com a publicação de nossos resultados irá ganhar aceitação ainda mais ", disse ele.
O estudo "também demonstra claramente que as posturas de Iyengar yoga podem ser modificadas para uso entre pessoas com esclerose múltipla que possuem deficiências causadas por sua condição e que a ioga pode ser feita com segurança e eficácia."


O estudo analisou 69 pacientes com esclerose múltipla em três grupos: um tendo 1 aula de ioga Iyengar semanal e com prática em casa, outro exame de uma classe semanal de exercícios usando uma bicicleta estacionária, juntamente com exercícios em casa, e um terceiro grupo colocado em uma lista de espera para servir como controle
.


Os participantes foram monitorados pela atenção, qualidade de atenção, ansiedade de humor, fadiga, e de vida global.
As aulas de yoga foram oferecidos uma vez por semana por 90 minutos.
Aos participantes foram ensinados até 19 posturas, cada uma realizada entre 10 e 30 segundos, com períodos de descanso de 30 segundos a um minuto.Eles também realizaram exercícios de respiração para promover a concentração e relaxamento, bem como o relaxamento progressivo, visualização e técnicas de meditação. E a prática diária em casa foi fortemente incentivado.
O outro grupo com exercício aeróbico para E.M foi semelhante à intervenção yoga, com uma aula por semana, além de exercícios em casa.
Ele consistia em usar bicicleta reclinada ou de dupla ação bicicletas estacionárias, e cada aula começou e terminou com cerca de cinco minutos de alongamento.Os participantes receberam bicicletas de exercício para usar em casa e eram encorajados a usá-los fora da classe semanal.
Das técnicas de yoga, Iyengar yoga é o tipo mais comum praticado nos Estados Unidos com portadores de E.M.

Participantes assumem uma série de posições fixas que empregam contração isométrica e relaxamento de grupos musculares diferentes para criar alinhamentos específicos do corpo. Há também um componente de relaxamento.


"Eu vejo isso principalmente como um tipo de atividade física com um componente de redução de estresse e características consciência corporal", disse Oken. "Ela tem esse aspecto de trazer a sua atenção para o momento presente. Mas é difícil saber se isso é devido ao relaxamento ou se sua mente para de se preocupar um pouco."
Seja qual for o método, o exercício parece ajudar os pacientes a reduzir os sintomas de fadiga na E.M, Bourdette disse.

"Eu estava esperando mostrar algum benefício cognitivo, mas o principal benefício foi uma redução da fadiga e níveis mais altos de energia", explicou Oken.


sábado, 27 de agosto de 2011

Nova turma: Culinária Detox no Rio de Janeiro



CURSO DE CULINÁRIA DETOX AYURVEDICO

com Laura Pires

Prepare-se para mudar!


Sopas, sucos, doces, lentilhas, arroz, legumes com especiarias, etc.


A desintoxicação ayurvédica ajuda você a conhecer melhor as necessidades do seu corpo,

elimina toxinas e ainda emagrece. Dieta Detox !!!




Curso de Culinária Detox Ayurvédico

Dia 17 de setembro de 2011

Horário: 9h as 13h


Garanta já a sua vaga. www.mepeg.com.br ou ligue para 2491-4090 ou 7735 3003


Valor: R$ 180,00


ENDEREÇO: Estrada da Barra da Tijuca, 1.636 - Bloco B - Loja A

- Itanhangá - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Felicidade...



‎"Felicidade é uma decisão. A decisão de aceitar tudo que acontece e chega pra nós." Amma

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Felicidade!!!!!


Dias de muitaaaa Felicidade!!!!!!!

"A felicidade é o resultado da realidade.. Ela só se acha no agora". Krishnamurti

Doce de coco com nozes para acalmar.....


Nossa, ontem me deu uma saudade da Índia...
E saudade remete a momentos bons, felizes e deliciosos...
Geralmente associadas as lembranças memorizamos cheiros, sabores, sensações...
Estava precisando de mais aconchego, quietude, silêncio, carinho, cuidar um pouco mais de mim...
Aproveitei o dia depois de uma prática de yoga completa, bem restaurativa, muito pranayama e meditação e para fazer um doce que sempre comia na Índia...
Peguei meu diário de viagem...com milhares de anotações indianas, coisas que via pelas ruas, palavras em hindi, sânscrito, frases importantes e muitas receitas gostosas.... foi um momento de voltar e sentir aqueles acontecimentos... e me preparar talvez para uma nova viagem... com novas possibilidades, novas pessoas, novos sentimentos....
Mas, então resolvi acalmar meu corpo e emoções com uma receitinha doce e saborosa " Burfi de coco com nozes" e agora compartilho esta delícia com vocês...

Paz e saúde a todos...

Doces de coco com nozes

Esta receita diminui o Vata e aumenta o Kapha....

Ingredientes de preparo:

- 4 xícaras de coco fresco ralado

- 1 xícara de nozes pecan esmagadas ou trituradas no pilão ou no liquidificador..
- 4 bagas de cardamomo. Esmagar as sementes até formar um fino pó.

- 3 ½ copos açúcar demerara

- 6 copos de água
- 1 colher de sopa de ghee

Coloque a água e o açúcar em uma panela alta e com fundo grosso e leve ao fogo médio.
Mexa até o açúcar se dissolva completamente e, em seguida, aumente o fogo para ferver suavemente até que o açúcar chegar a uma consistência mais cremosa e homogênea. (isso leva cerca de 20 minutos)
Adicione o coco ralado e pedaços de nozes.
Manter o fogo no médio e mexendo continuamente para evitar que a mistura grude no fundo da panela. Em cerca de 10 a 15 minutos, a mistura vai começar a firmar e soltar com facilidade da panela.. Misture o cardamomo em pó e imediatamente despeje em uma travessa de vidro já untada com ghee.

Deixe esfriar bem e corte cubinhos.

Agora é só se deliciar....

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Treinar a mente...


"O treinamento da mente e do corpo leva à consciência da alma." BKS Iyengar


Olhe sua casa: e veja que ela está cheia de coisas antigas, móveis velhos...

E de repente: um caminhão chega à porta de sua casa com móveis novos esperando por uma mudança.

Mas, para que este possa ser descarregado, é necessário se desfazer de todas as coisas antigas...

E com a mente e o corpo acontece a mesma coisa: é preciso desobstruir os canais que impedem que eles silenciem para encontrarmos nossa essência...

Para começar, é preciso aprender a se livrar da ansiedade, do apego, do medo ... se livrar daqueles sentimentos de querer fazer tudo certo e de ter controle sobre tudo a nossa volta.

E isso é uma questão de treino...

Parar, sentar, inspirar, expirar com consciência....


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Consultas em Terapia Alimentar Ayurvédica _ Rio de Janeiro




Venha descobrir porque uma alimentação saudável é tão importante na nossa vida . Conhecer um pouco dos princípios básicos ayurvédicos para iniciar mudanças de hábitos alimentares saudáveis a fim de ter mais vitalidade, saúde e qualidade de vida.

Consultas individuais com duração de 1 hora.

Análise da sua saúde, recomendações alimentares e de hábitos de vida baseados nos princípios da Medicina Ayurvédica.


Rio de Janeiro:

De 25 de agosto a 6 de setembro


Agende sua consulta:

Locais e datas:
Studio Pilates - Barra da Tijuca . Tel 2431 6741
Dias 29 de agosto e 5 de setembro

Antaryamin - Copacabana . Tel 3201 1355
Dias 26 de agosto e 2 de setembro

Clinica de Fisioterapia - Recreio dos Bandeirantes . Tel 9108 2252
Dias 25 e 30 de agosto e 1 e 6 de setembro

domingo, 21 de agosto de 2011

Só por um instante ...


Por um instante... só por um instante... as janelas da realidade se abriram...a consciência plena se manifestou e a visão do agora se mostrou.

Com um frio na espinha...um arrepio na alma...uma sensação de perda de controle...

só por um instante...eu percebi que estou fora do comando...

Se Deus, Allah, Krishna, Buda, Existência....por um segundo me deixasse....por um segundo me esquecesse... e me desse o controle desta vida....eu nada mudaria....

Só por um instante, ...no silêncio, na pausa de uma conversa sem pontos, vírgulas...

eu percebi que alguém me conduzia...

Eu percebi que olharia para a vida a cada instante....

Eu sonharia menos e realizaria mais....

Eu amaria mais intensamente...

Eu cuidaria com mais amor...

Eu me dedicaria com mais vigor...

Só por um instante eu percebi....

Que nada eu mudaria...

Só por um instante eu percebi...

Que nada eu posso definir....

E então...

Agora, eu resolvi...que deixar minha alma mais exposta..

Minha mente mais adormecida...

Minha consciência mais desperta...

Só por um instante eu percebi...

Que amanha quem sabe o vento muda...e a vida pode mais uma vez sair do prumo....e para quem sabe mais na frente...

Por um instante eu possa perceber...

Que era aqui mesmo que eu deveria estar....

Então... neste instante... eu decidi experienciar...e perceber...

o que destino de alguma forma preparou...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cuidados com a pele no clima seco


Dentre as principais noticias dos jornais de ontem , uma delas me chamou bastante atenção: O extremo clima seco que estamos enfrentando:

“O Rio de Janeiro também sofre com o tempo seco que aflige parte do país. Três regiões da cidade estão em estado de alerta, com a umidade relativa do ar abaixo dos 20%: Vila Militar (17%); Jacarepaguá (17%) e Santa Cruz (18%), todas na zona oeste. Nos arredores do aeroporto do Galeão, na zona norte, esse número chegou a 21%”. (Fonte: Folha de São Paulo)

“A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de alerta em toda a cidade na tarde desta quarta-feira devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o órgão, o índice estava em torno de 18% por volta das 15h”. (Fonte: Folha de São Paulo)

Eu como todas as pessoas Vata, sinto os efeitos maléficos deste clima no meu corpo e na minha mente rapidamente.

E para que nosso corpo não sofra com desequilíbrios e venha ter problemas, algumas medidas importantes devem ser tomadas nestes dias.

Na semana passada estava em SP e senti bastante os efeitos do clima seco. Cheguei ao Rio na sexta e por apenas alguns dias pude sentir um pouco de alivio.

Como voltarei para São Paulo amanhã, meus cuidados estão redobrados e segue algumas dicas ayurvédicas para vocês que estão nas regiões mais secas do país e possam preservar sua saúde....

-Não usar água muito quente no banho.
- Usar toalhas bem macias para um contato mais suave com a pele.

- Evite usar sabões sabonetes esfoliantes e com glicerina para não remover a lubrificação natural da pele.

- Hidrate muito a pele com óleos puros. Os óleos acalmam a pele e fazem manter a umidade entre os poros. Use óleo de coco, semente de uva ou gergelim natural.

- Aplique uma camada de óleo após terminar o banho.

Evite produtos de limpeza facial e corporal à base de álcool.

Ter uma dieta equilibrada que inclua alimentos como legumes, frutas, cereais, leite e produtos lácteos.

Elimine junk food, como batatas fritas, hambúrgueres, carnes Evite alimentos secos, fritos, congelados e preparados há mais de 4 horas..

- Fique com óleos na pele o máximo de tempo que puder.

-Ingira frutas doces e suculentas.

- Beber muita água (lembre-se nunca gelada)

- Consuma frutas oleaginosas

- Consuma ghee diariamente

Paz e saúde a todos....

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eu aprendi...


" Eu aprendi que todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada". Gabriel Garcia Marquez

Tratamento para aftas com Ayurveda




Meu post de hoje é sobre aftas... algumas medidas simples e fáceis podem ser tomadas para evitar ou ajudar a tratar este problema muito recorrente.

A boca ou cavidade oral é dito ser o espelho do sistema digestivo, principalmente estômago e intestino.

As úlceras da boca são chamadas de estomatites. Segundo o dicionário Aurélio: Aftas: Qualquer inflamação na mucosa da boca : Pode ter vários aspectos, de acordo com as causas: vírus, bactéria, lesão mecânica, câncer etc. úlcera avermelhada pequena que ocorre na área interna da boca .

Aftas são inflamações na mucosa do estomago. Elas geram dor, sensação de ardência, e quando mais severas sangramentos.

Causas na visão ayurvédica :

Estão geralmente associadas a fatores psicológicos como stress , medo, excesso de trabalho, mas outras causas alimentares e digestivas podem também gerar aftas.

Aftas são comumente desequilíbrio de Pitta, excesso de acidez vindo do intestino que acumula no estomago e irrita a mucosa estomacal, gerando feridas e inflamações.

Excesso de Vata também pode causar aftas devido a problemas nervosos. Deficiência de kapha(secreções no estomago) podem gerar as aftas


Outros fatores podem gerar as aftas como:




- Traumas: Principalmente durante a escovação ou alimentação e objetos pontiagudos e duros, ou principalmente, ao consumir carne com ossos, ou as vezes pode ocorrer pelos próprios dentes

- Constipação: Muitas pessoas que sofrem de constipação intestinal tem problemas com ulceras orais..

- Indigestão- Esta também é
muito comum.

- excesso na ingestão de comida picante.

- Pouca ingestão de água.

Uma dieta equilibrada é indicada para o tratamento preliminar:

Consumo de grãos como feijão moyashi, lentilha verde, lentilha vermelha, ou seja, grãos muito pequenos e fáceis de digerir.

Leite é indicado. Álcool e cigarro devem ser eliminados assim como pimentas, pickles, vinagre e outras subtâncias com sabores fortes,

assim como alimentos com corantes, conservantes.

Banana, tomate, berinjela, cogumelos devem ser ingeridos com muita cautela.

Água de coco é excelente para diminuir o Pitta e refrescar o corpo, mas nunca deve ser ingerida junto das refeições ou a noite.


A aplicação de mel no local onde há uma úlcera, cerca de 3-4 vezes ao dia ajuda a obter alívio imediato da dor.

Se a acidez estomacal foi sentida claramente é possível ingerir uma infusão de 1 colher de chá de cominho em grão, 1 colher de chá de coentro em grão em 1 copo de água. Deixar as sementes em infusão por 7 horas. Coar e beber o liquido , em jejum , pela manhã.

Mas algumas orientações mais especificas devem ser seguidas , dependendo do tipo de desequilíbrio Vata, Pitta e Kapha... para um melhor tratamento procure um terapeuta ou médico ayurvédico experiente para orientá-lo melhor.

Paz e saúde a todos