domingo, 22 de abril de 2012

Curso Culinária Detox Ayurvédica no Rio de Janeiro - Maio de 2012




                                            Dia 12 de maio de 2012


Curso Detox Ayurvédico no Rio de Janeiro

Das 9h às 13h na Mise En Place

Receitas:  
Quibe de abobóra com especiarias e brotos
Arroz basmati 
Espinafre com especiarias
Inhame refogado
Lassi,
Ghee
Masalas
E outras mais...


                                Inscrições: 2491-4090 / 7735-3003 ou www.mepeg.com.br

sábado, 21 de abril de 2012

Vitamina de Banana Saudável


Ayurveda, tem uma abordagem lógica e científica para determinar a dieta ideal para cada indivíduo. Vata, pitta e kapha, o conceito  tri-dosha, é um dos fatores levados em consideração para a escolha dos alimentos a ser ingeridos por cada pessoa. Ayurveda tem uma visão  bastante diferente da visão "tradicional" de uma dieta equilibrada, ou seja, comer diariamente a partir dos grupos de alimentos básicos: Carne, laticínios, frutas, grãos e legumes, vitaminas, mineiras...

Segundo a literatura Ayurvédica, tal esquema não é suficiente para nos levar ao caminho da boa saúde.

O terapeuta e nutricionista ayurvédico deve prestar atenção à situação atual de saúde do paciente, o estilo de vida, desequilíbrios, historio e condição  de seu agni (fogo digestio) ao fazer sugestões em relação à dieta.

Segundo a Ayurveda, cada alimento tem seu próprio sabor (rasa), virya (propriedade de aquecer ou resfriar) e vipak (efeito pós-digestivo). 

 Embora seja verdade que o Agni de um indivíduo em grande parte determina o quão bem ou mal o alimento é digerido, as combinações de alimentos também são de grande importância.
Quando duas ou três substâncias  diferentes no efeito de energia, sabor e pós-digestivo são combinadas, o  agni pode ficar sobrecarregado e a digestao não acontece por completo, favorecendo a  produção de toxinas no sistema.

Os alimentos podem então permanecer no estômago durante sete a oito horas. 
Esses mesmos alimentos, se consumidos separadamente podem estimular o agni, ser digeridos mais rapidamente e até mesmo ajudar a queimar ama. 
 Assim, a ingestão  de alimentos incompatíveis, ou seja, alimentos que não são digeridos corretamente quando combinados  de forma inadequada pode produzir indigestão, fermentação, putrefação, e formação de gases.
 Esta condição, se prolonga, pode levar ao acumulo de ama e desencadear desequilíbrios e patologias.

 Por exemplo, comer bananas com leite pode diminuir agni, alterar a flora intestinal produzir toxinas e ainda  causar congestão nasal, resfriado, tosse e alergias.

Saúde e conhecimento a todos


Receita de Vitamina de banana ayurvédica by Laura Pires

Rende 2 copos

2 bananas
50g de coco fresco
10 amêndoas sem casca
250 ml de água mineral
1 colher de chá de cardamomo
1 pitada de canela em pó
mel ou açúcar demerara gosto

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cursos de Culinária Saudável no Rio de Janeiro


Neste sábado !!!

Dia 14 de abril de 2012

Curso de culinária Ayurvédica no Rio de Janeiro

Horário: 9h as 13h

Local : Mise en Place

Estrada da Barra da Tijuca, 1.636 - Bloco B - Loja A - Itanhangá - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro



Inscrições: : 2491-4090 / 7735-3003




Receitas deste sábado:

Arroz basmati, Chutney de Manga, Farofa com especiarias,

Bobó de pupunha fresca e orgânica,

Torta de amêndoas, ghee, masalas e outras mais....

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lembre-se de você....



Na agitação diária, do seu trabalho, da sua família, dos seus amigos, da sua casa, da sua cidade e ou de qualquer outro local que você costuma frequentar na sua rotina diária....raramente você lembra de VOCÊ...

Um momento, simplesmente, para sentar e apreciar o silêncio.Um momento para perceber você mesmo.... muito raro, quase que inexistente...

Quando foi a ultima vez que você parou e percebeu a agitação do seu ser? a preguiça do seu corpo? Um batimento cardíaco acelerado? Uma mente descontrolada por tantos pensamentos? Quando foi a ultima que vez que você observou VOCÊ MESMO?

Momentos de silêncio são tão produtivos quanto os de muita atividade física ou mental...

Parar em silêncio, muitas vezes, é encontrar a clareza que precisamos para descobrir a solução, é encontrar a confiança que precisamos para desfrutar experiências novas e diferentes, é encontrar a paz e o contentamento escondidos e que tanto procuramos do lado de fora.

O silêncio é um presente que podemos dar a nós mesmos e não apenas à noite, após um longo dia de atividades....

O silencio deve acontecer várias vezes ao dia Em sessões curtas...cerca de 5 a 10 minutos...

Marque no seu relógio cinco ou dez minutos, quando você chegar no trabalho , depois de pegar um transito pesado, ou o ônibus cheio, o metrô lotado....antes de começar a trabalhar... Sente-se na cadeira ou no chão(se for possível) com os olhos fechados, e concentra-se na sua respiração. Permitir o que vier em sua mente,não controle seus pensamentos, mas então deixe-os passar como se você estivesse assistindo a correnteza de um rio. Se você está estressado, reconheça que você está estressado. Se você é impaciente, reconheça que você está impaciente.

Se você está triste reconheça... se esta desmotivado, observe-se... Cada vez que você reconhece um pensamento ou sentimento, volte para a sua respiração e continue apenas a observar sua respiração... não controle NADA!!! E respire....


Torne estes momentos parte da sua rotina diária... ao se sentir sobrecarregado por uma quantidade significativa de responsabilidade, pare 5 minutos e observe-se.

Embora, inicialmente você ache ser um sacrifício “perder” 5 minutos preciosos do seu tempo, no decorrer da pratica... você vai realmente sentir que isso o tornará mais presente e eficiente com o em suas tarefas.


E então, depois de ter conquistado isso, você vai passar a sentir e experienciar o verdadeiro silêncio....

Paz , saúde e uma excelente semana a todos...

domingo, 1 de abril de 2012

Curso em SP no Quattrino -


Nesta quarta-feira
Dia 4 de abril de 2012
Curso de Culinária ayurvédica no Quattrino Restaurante
Horário: 18h às 21h
Valor: R$ 150,00
Inscrições: (11)3068 0319