sábado, 29 de setembro de 2012

Digestão mental


O que os outros veem, o que nossas ações , atitudes demonstram são apenas a expressão da natureza de nossos desejos...  é por isso, que os mestres nos ensinam a purificar e dirigir nossos pensamentos....pois nossos pensamentos puros inspiram desejos puros...refletem em ações , karma equilibrado e correto...
Na maioria de nossos dias, na nossa vida obscurecida, vivemos e agimos num  estado de não yoga.  A nossa consciência agitada, nos faz  perder as rédeas que comandam a mente, a habilidade compreender e de agir e  passamos a nos identificar e ser o nosso próprio ego. 
Acabamos perdendo o contato com nossa essência, com nossa natureza , com nosso verdadeiro lar... isto se encaixa com um ditado indiano “  Toda a doença é saudade do lar” ..
 E a busca pelo retorno, pelo encontro ao nosso verdadeiro ser, sem identificação com nossos desejos, ego... nos permite momentos, sensações, desejos, pensamentos e consequentemente ações livres, puras e sábias...
É um caminho de reeducação... a revolta , as brigas, o sofrimentos são apenas o relacionamento equivocado com nosso ego e nossos desejos.
A pratica constante e o verdadeiro desapego são as chaves segundo Patanjali...  é aí que começa a nossa dieta mental...
O conhecimento é o alimento para o pensamento . A comida é o alimento para o corpo.  O processo digestivo acontece, nosso Agni estável permite uma digestão eficiente, mas se este se desequilibra o corpo sente seus efeitos. A dor de estomago, indigestão aparecem.. a estagnação dos alimentos , a má absorção acontecem e sinas rápidos e perturbadores acontecem..
A mente tem um processo semelhante. Se depois de ganhar conhecimento, este não é posto em prática através da meditação e da contemplação para  absorver a essência e se conectar com  a pérola da sabedoria a indigestão também acontece.
O conhecimento guardado, não vivenciado fica recolhido... a semente plantada fica constantemente tentando germinar. Mas os momentos de ignorância voltam a tomar conta. A mente, sem capacidade de externar, vomitar  rapidamente o conhecimento, as verdades  estagnadas  e má absorvidas e não colocadas em praticas ficam  lá retidas e  as poucos “fermentando e estragando” como um resto de alimentos no intestino...
E quando um incidente acontece e faz termos acesso à consciência do conhecimento adquirido e não utilizado  a insanidade, a depressão, a identificação errada com ego, com os desejos acontece de maneira muito intensa...
Então... apenas a pratica constante,  a vivencia verdadeira torna a nossa alma, o nosso corpo, as nossas ações puras, corretas, felizes e cheias de amor...
Saúde e paz a todos...

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pesquisa comprova efeitos do transgênico e agrotóxico




Pesquisa comprova efeitos do transgênico e agrotóxico

Pela primeira vez na história foi realizado um estudo completo e de longo prazo para avaliar o efeito que um transgênico e um agrotóxico podem provocar sobre a saúde pública. Os resultados são alarmantes.

O transgênico testado foi o milho NK603, tolerante à aplicação do herbicida Roundup (característica presente em mais de 80% dos transgênicos alimentícios plantados no mundo), e o agrotóxico avaliado foi o próprio Roundup, o herbicida mais utilizado no planeta – ambos de propriedade da Monsanto. O milho em questão foi autorizado no Brasil em 2008 e está amplamente disseminado nas lavouras e alimentos industrializados, e o Roundup é também largamente utilizado em lavouras brasileiras, sobretudo as transgênicas.

O estudo foi realizado ao longo de 2 anos com 200 ratos de laboratório, nos quais foram avaliados mais de 100 parâmetros. Eles foram alimentados de três maneiras distintas: apenas com milho NK603, com milho NK603 tratado com Roundup e com milho não modificado geneticamente tratado com Roundup. As doses de milho transgênico (a partir de 11%) e de glifosato (0,1 ppb na água) utilizadas na dieta dos animais foram equivalentes àquelas a que está exposta a população norte-americana em sua alimentação cotidiana.

Os resultados revelam uma mortalidade mais alta e frequente quando se consome esses dois produtos, com efeitos hormonais não lineares e relacionados ao sexo. As fêmeas desenvolveram numerosos e significantes tumores mamários, além de problemas hipofisários e renais. Os machos morreram, em sua maioria, de graves deficiências crônicas hepato-renais.

O estudo, realizado pela equipe do professor Gilles-Eric Séralini, da Universidade de Caen, na França, foi publicado ontem (19/09) em uma das mais importantes revistas científicas internacionais de toxicologia alimentar, aFood and Chemical Toxicology.

Segundo reportagem da AFP, Séralini afirmou que "O primeiro rato macho alimentado com OGM morreu um ano antes do rato indicador (que não se alimentou com OGM), enquanto a primeira fêmea, oito meses antes. No 17º mês foram observados cinco vezes mais machos mortos alimentados com 11% de milho (OGM)", explica o cientista. Os tumores aparecem nos machos até 600 dias antes de surgirem nos ratos indicadores (na pele e nos rins). No caso das fêmeas (tumores nas glândulas mamárias), aparecem, em média, 94 dias antes naquelas alimentadas com transgênicos.

O artigo da Food and Chemical Toxicology mostra imagens de ratos com tumores maiores do que bolas de pingue-pongue. As fotos também podem ser vistas em algumas das reportagens citadas ao final deste texto.

Séralini também explicou à AFP que "Com uma pequena dose de Roundup, que corresponde à quantidade que se pode encontrar na Bretanha (norte da França) durante a época em que se espalha este produto, são observados 2,5 vezes mais tumores mamários do que é normal".

De acordo com Séralini, os efeitos do milho NK603 só haviam sido analisados até agora em períodos de até três meses. No Brasil, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) autoriza o plantio, a comercialização e o consumo de produtos transgênicos com base em estudos de curto prazo, apresentados pelas próprias empresas demandantes do registro.

O pesquisador informou ainda que esta é a primeira vez que o herbicida Roundup foi analisado em longo prazo. Até agora, somente seu princípio ativo (sem seus coadjuvantes) havia sido analisado durante mais de seis meses.

Um dado importante sobre esse estudo é que os pesquisadores trabalharam quase que na clandestinidade. Temendo a reação das empresas multinacionais sementeiras, suas mensagens eram criptografadas e não se falava ao telefone sobre o assunto. As sementes de milho, que são patenteadas, foram adquiridas através de uma escola agrícola canadense, plantadas, e o milho colhido foi então “importado” pelo porto francês de Le Havre para a fabricação dos croquetes que seriam servidos aos ratos.

A história e os resultados desse experimento foram descritos em um livro, de autoria do próprio Séralini, que será publicado na França em 26 de setembro sob o título “Tous Cobayes !” (Todos Cobaias!). Simultaneamente, será lançado um documentário, adaptado a partir do livro e dirigido por Jean-Paul Jaud.

Esse estudo coloca um fim à dúvida sobre os riscos que os alimentos transgênicos representam para a saúde da população e revela, de forma chocante, a frouxidão das agências sanitárias e de biossegurança em várias partes do mundo responsáveis pela avaliação e autorização desses produtos.

Com informações de:

Etude unique, la plus longue et la plus détaillée sur la toxicité d'un OGM et du principal pesticide – CRIIGEN, 19/09/2012.

EXCLUSIF. Oui, les OGM sont des poisons ! – Le Novel Observateur, 19/09/2012.

Estudo revela toxicidade alarmante dos transgênicos para os ratos -
AFP, 19/09/2012.

Transgênicos matam mais e causam até três vezes mais câncer em ratos, diz estudo – UOL, 19/09/2012.

Referência do artigo:
"Long term toxicity of a Roundup herbicide and a Roundup-tolerant genetically modified maize". Food and Chemical Toxicology, Séralini G.E. et al. 2012.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6164831-EI8147,00-Estudo+revela+toxicidade+alarmante+dos+transgenicos+para+os+ratos.html

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Respeite a vida!! Agrotóxicos e Orgânicos no Brasil




“Você Sabe de Onde Vem Seus Alimentos?”, documentário de curta-metragem (8min) produzido pelo Coletivo Aura sobre a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), de Porto Alegre (RS). 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gratidão

Ontem foi o último módulo do Curso básico de Ayurveda aqui no Rio.
Há exatamente 1 ano atrás quando tomamos a decisão de fazer este curso aqui no Rio, muitas duvidas, questionamentos, objetivos e cuidado vinham na mente.
Ao conversar com Dr
. Rugue e Janaina meus parceiros, apoiadores, mestres sobre a estrutura deste curso, uma única e importante certeza eu tinha em minha mente... Mostrar aos futuros terapeutas o Ayurveda na sua essência , a teoria, as base da Ayurveda, e ainda mais que isso, mostrar que a vida ‘e Ayurveda, que o dia a dia é Ayurveda!!!
O curso não acabou, e em poucos dias teremos a grande benção de passar uma semana com Dr Ruguê n Ashram Suddha Dharma para muito mais conhecimento.
Mas ontem, após um final de semana maravilhoso com esta turma muito interessada,dedicada, amorosa e que se manteve do inicio ao fim... uma grande e maravilhosa “surpresa” ou melhor realização aconteceu.
Cada um da sua maneira, fez mudanças simples: “passou a acordar mais cedo”, “levantou do sofá”, “descobriu que prisão de ventre não era coisa normal de mulher”, “descobriu que era viciada em café”, “percebeu que cada filho é diferente, e tem que lidar e cuidar de maneira diferente”, “entendeu sua própria natureza, “se revoltou e depois apaziguou com seu “dosha”, “se descobriu”, se reconheceu”, “ conseguiu subir as escadas para chegar a aula sem sacrifício”, “conseguiu sentar no chão sem ter dores”.... transformações, constatações verdadeiras, profundas, importantíssimas...
Eu precisava compartilhar este momento, pois a emoção tomou conta do meu ser.. e hoje acordei com os olhos cheios de lágrimas, mas de muita felicidade e gratidão..Gratidão por ter ouvido, presenciado, visto tantas transformações positivas na vida de cada um do grupo. As mudanças físicas , emocionais, comportamentais, na busca, nas intenções e até mesmo na intenção de futuras mudanças profissionais O cuidado com filhos, maridos, familiares me surpreendeu, e me alegrou profundamente. O cuidado e intenção de reconhecer ainda mais o seu próprio ser, a sua vida a sua Essência!!!
Eu hoje, acordo, com muito , mas muito mais certeza deste caminho e obrigada a todos vocês pela oportunidade de compartilhar esta sabedoria que transformou minha vida e transborda do meu corpo, da minha alma...
Muita gratidão a vocês...
Namastê.
Que Lord Dhanvantari abençoe o caminho e vida de todos vocês.
"Om Namo Bhagavate
Maha Sudharshana
Vasudevaya Dhanvantaraye;
Amrutha Kalasa Hasthaaya
Sarva Bhaya Vinasaya
Sarva Roka Nivaranaya
Thri Lokya Pathaye
Thri Lokya Nithaye
Sri Maha Vishnu Swarupa
Sri Dhanvantri Swarupa
Sri Sri Sri
Aoushata Chakra Narayana Swaha"

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Curso de Culinária DETOX Ayurvédico


Este curso tem como objetivo básico introduzir  as pessoas nos conhecimentos milenares da Ayurveda e ajudar a aplicá-los de acordo com as suas características gerais, tendo em vista uma alimentação mais saudável e equilibrada.


Geralmente conhecemos a expressão  “somos o que comemos”, mas a  abordagem da Ayurveda acrescenta de que "somos o que digerimos".

Isto enfatiza que alem de fazermos uma escolha correta de alimentos segundo nosso dosha, o clima do local que vivemos, a estação do ano, precisamos ter uma boa digestão, assimilação e uma correta e suficiente eliminação.   E para isto os princípios ayurvédicos são essenciais para gerar mais equilíbrio e sabedoria neste processo.

Neste curso vamos utilizar os alimentos com os seus sabores e, principalmente, os condimentos, como ferramenta terapêutica de equilíbrio e harmonia do nosso corpo, de forma a limpar AMA.  Receitas para desintoxicar, ou seja, remover as toxinas do corpo.

Todo o alimento ou emoção  que não é digerida ou  é mal assimilada transforma-se no nosso corpo em toxinas (ama) que, por sua vez, enche e obstrui os inúmeros canais nele existentes. Para tal combater devemos dar especial atenção aos alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia, evitando assim inúmeras doenças.

Propomos com a abordagem deste encontro, que as pessoas entrem no imenso mundo dos sabores e que adquiram os princípios fundamentais de uma alimentação saudável.



Curso de Culinária DETOX Ayurvédico


Dia 15 de setembro de 2012
horário: 9h as 13h


Local: Mise en Place - www.mepeg.com.br
tel: 2491 4090 - 7735 3003


Itanhangá - Rio de Janeiro


Cardápio:  Dhal de ervilha com cenoura
Arroz basmati com cominho
Espinafre com beterraba
Farofa de gérmen de trigo com especiarias
Panqueca de aveia
Panqueca de quinoa
Masalas
Ghee
Lassi
entre outras...