quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Últimos dias no Hospital Ayurvédico - Índia


Foram muitos dias de reclusão total...

Precisei me desligar por completo.
Agora faltam apenas 48 horas para meu tratamento acabar...
Tive dias muito intensos e de muito aprendizado.

Vir para um Hospital ayurvédico, não é vir para um SPA, onde você fica relaxando, passeando, comendo coisas gostosas, se divertindo.
Isso aqui é um HOSPITAL, e os dias são bastantes intensos. Remédios com sabores nada agradáveis , rotina puxada de tratamento, comida bem “maios ou menos”, calor intenso e proibido usar ventilador ou ar condicionado, nada de passeios e caminhadas longas, nada de exposição ao sol...

Depois dos 10 primeiros dias, o corpo já reage diferente... e ao sentar na cantina para conversar com meus novos companheiros de jornada, vamos vendo cada um entrar no mesmo estado..

Letargia, sono, respostas lentas, dor, desconforto, reclamação,...

Os óleos e as medicações vão fazendo efeito no corpo e na mente de cada de um de nós e, a cada semana ficamos mais “dopados” de tanto óleo e massagem.

A massagem que antes me relaxava , sedava e trazia alivio e cuidado, se tornou o momento do dia de maior tortura. 8 mãos fazendo massagem no mesmo corpo por 60 minutos, com óleo extremamente quente... parece uma dádiva... ahhh também quero!!! É a primeira reação... ok??? 5, 8, 10 dias hummm.. é bom.. mas 24 dias??? Para mim e para todos os pacientes que passam pela mesma experiencia é muito... mas .. é tratamento, remédio... então... nada de desistir...

Acabei não recebendo nenhum tipo de Panchakarma... fiquei só nas terapias de pacificação e nutrição do corpo... ou seja, nada de purgação, enemas, vômitos...

Panchakarmas só são recomendados em casos realmente necessários, mesmo que seja um Nasya ou basti, “ os mais simples e mais "aceitos pelos ocidentais” digamos assim... Panchakarma é algo sério e não deve ser feito simplesmente porque algum amigo fez, leu no livro que é bom, ou esta precisando “desintoxicar”.

Meu tratamento ficou muito puxado nas ultimas semanas, pois uma das ervas contidas em um dos óleos medicados me causou uma reação alérgica muito, mas muito forte.

Bolhas surgiram no corpo, no peito, barriga, pernas , braços, e a massagem com óleo muito quente, as bolhas começaram a se abrir e fiquei com feridas abertas e dolorosas pelo corpo.

Depois de uma semana os novos remédios começaram a surtir efeito , e o excelente médico que me acompanha este ano, resolveu o problema muitoooo bem!! Sem deixar nenhuma marca!!

Alem da massagem, shirodhrara, fiz o Tarpana (netra- ghee medicado nos olhos)... e este foi o momento mais difícil...Memorias passadas, do meu primeiro tratamento vieram de forma muito intensa... cada minuto com olhos mergulhados no ghee quente pareciam durar dias... mas não desisti em nenhum momento... e agora tudo chega ao final..

Começa então a hora de embalar óleos, remédios para os próximos 6 meses,
e, logo em seguida partir para meu novo destino mais ao sul da Índia...

Muita saúde e paz a todos

2 comentários:

Goswam disse...

Time for a vacation from your vacation! :)

Anônimo disse...

Fico imaginando... é muito diferente de tudo por aqui mas é como vc falou é tratamento.
Fico feliz por vc está bem!
Bj