sábado, 20 de julho de 2013

Lentilhas: a importancia do seu consumo!!!

O arroz com feijão é a tradicional combinação de grãos que faz parte do hábito alimentar brasileiro e fornece proteínas e nutrientes importantes.
Mas há um ingrediente de fácil preparo que a maioria das pessoas só lembra nas festas de final de ano: A LENTILHA!!!!
O que pouca gente sabe é que a lentilha também é um tipo de feijão, só que mais fácil de cozinhar, mais fácil de digerir, e ainda com níveis proteicos mais altos que os feijões.
Na Índia, onde boa parte da população é vegetariana, o consumo de lentilha é obrigatório e diário.  E não se restringe so ao almoço.. farinhas de lentilha são usadas para pães, doces e sopas.  O consumo é aconselhado, em varias refeições para poder se beneficiar e desta forma consome-se menos trigo (evitando assim a maior formação de gases, e diminuindo as intolerâncias ao glúten, que na maioria das vezes acontecem pelo consumo excessivo de farinha trigo, varias vezes ao dia e por longos períodos)
Existem três tipos de lentilhas mais comuns de serem encontradas :  a vermelha, a verde e a marrom, esta ultima sendo vendida em qualquer supermercado em todo país.
As duas primeiras cozinham mais rápido e são grãos bem pequenos e saborosos.
A ultima, a Marrom, mais comum para maior parte dos brasileiros cozinha um pouco mais devagar, então , pode-se deixar de molho , por cerca de 4 horas para que cozinhe mais rápido e fique mais fácil de digerir.
Existem varias maneiras de se preparar... eu tenho varias opções, mas Hambúrgueres de lentilha são meus favoritos!!  Faço vários receitas diferentes , mas esta eu gosto bastante, pois além há uma combinação de ingredientes excelentes para todos...
Bom apetite a todos

Hambúrguer de lentilha com quinoa

½ xic de quinoa em grãos
½ xicara de lentilha
1 pimenta dedo de moça bem picadinha e sem sementes
1 colher de masala para seu dosha
½ colher de chá de sal
1 xicara de batata doce cozida e amassada
Salsa, cebolinha e coentro picadinhos

Cozinhe a lentilha e a quinoa separadamente  e deixe esfriar.
Remova o liquido restante da lentilha, caso você tenha feito com muito agua e misture todos os ingredientes.  A batata doce dará uma consistência mais cremosa para a mistura.
Unte uma forma com ghee ou óleo de coco, coloque a massa em porções individuais em forma de hambúrguer e leve ao forno pré- aquecido a 230º por 20 minutos ou ate ficarem bem douradinhos.
Sirva com legumes cozidos, folhas verdes refogadas  ideais para seu dosha e bom apetite

Um comentário:

van.ra disse...

Olá Laura,
Grata pelo post!!
As lentilhas já fazem parte da minha nutricão semanal, seja no almoço acompanhadas com diversos outros alimentos ou no jantar, como eu prefiro, sozinhas levemente cozidas e ragadas com azeite e ervas ;)
Mas para esse 'hambuger' você usa batatas doces, e eu tenho o hábito de usar inhame sempre que preciso fazer uma liga forte. (kibe/bolinhos/cremes)
As batatas doces dão um toque especial ao sabor?
e mais uma dúvida, usar um tico de gengibre pode enriquecer a receita?
aguardo seus comentários :D
forte abraço e belas inspirações!
.van.