quinta-feira, 11 de julho de 2013

" Yoga ajuda a suportar o que não pode ser curado e curar o que não precisa ser suportado. " BKS Iyengar

Eric Small Tribute Reel (MS Society) from Gary Leva on Vimeo.

Amigos queridos...
eu gostaria de dividir com voces novamente este vídeo.
Eu já fiz um post há alguns anos atras, mas gostaria de compartilhar novamente.
Infelizmente é em inglês, mas é algo que me emociona e me inspira no meu caminho.
Eric Small foi e sempre será uma inspiração na minha vida.
Até hoje não tive a oportunidade de conhece-lo, mas ano que vem, estou organizando minha vida para passar um tempo praticando com ele.

Eric Small um americano que mora em Beverly Hills possui um centro de Iyengar Yoga, com programas específicos para pessoas com diagnóstico de esclerose múltipla e outras doenças neurológicas.

Ele frequentemente viaja por todo o EUA conduzindo workshops de Yoga e seminários para estudantes e instrutores.

Um vídeo de seu programa para Esclerose múltipla foi produzido em 1999, em cooperação com Sociedade de Esclerose Múltipla da Califórnia. Todos os programas estão sob a orientação de B.K.S. Iyengar e são baseados em seus ensinamentos e filosofia.

Mas sabem por que e como Eric ajuda tantas pessoas???

Pois é, Eric foi diagnosticado com esclerose múltipla com 21 anos e logo depois se tornou um estudante sério de Yoga, que o ajudou com os efeitos de sua condição. Hoje, aos 66, ele é um instrutor certificado de Iyengar yoga, e utiliza adaptados asanas para atender às necessidades individuais, além de ter feito um livro sobre Yoga e Esclerose Múltipla (Que podemos comprar pela Amazon - Yoga and Multiple Sclerosis) .


Um trecho de uma entrevista com Eric:


"Independentemente de quais sintomas da EM surgirem, os asanas podem ser adaptados para a prática continuada. Você não tem que colocar as pernas atrás das orelhas ou ficar de cabeça para baixo. Qualquer um pode fazer yoga .. Mesmo sentado em uma cadeira de rodas ou deitada na cama”.

"Eu vejo as pessoas melhoram com a yoga todos os dias," "Eles experimentam uma série depequenos sucessos, e isso acrescenta. Muitos, depois, passam a participar de aulas com pessoas que não têm MS."

Eric escreveu um livro com asanas para pessoas em várias condições: Há asanas adaptados para pessoas em cadeiras de rodas, pessoas que ficam em pé com dificuldades, etc..

Para saber mais : http://www.yogams.com/


http://www.nationalmssociety.org/living-with-multiple-sclerosis/healthy-living/exercise/yoga/index.aspx


Obrigada Eric por toda sua dedicação...

Nenhum comentário: