segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Livro O sabor da Harmonia. Receitas ayurvédicas para o bem-estar. Editora Rocco




Agradeço a todos que ajudaram de alguma forma neste processo e principalmente a três pessoas que foram essenciais na realização e concretização deste projeto.

Minha mestra Dra Sunanda Ranade que me brindou com seus ensinamentos, carinho e alegria.

Julia Wähmann que com sua dedicação e profissionalismo acertou cada palavra desta obra, tornando mais acessível a todos

E a Marcus Pessoa que me guiou e inspirou neste caminho de sabedoria e vida.
Por sua valiosa e essencial colaboração na produção desta obra.

Minha profunda admiração e gratidão...

Que Deus Dhanvantari banhe todos os seres com muita saúde e harmonia... 


A trajetória de Laura Pires, natural de Pelotas, hoje com 32anos e especialista em gastronomia ayurvédica, revela o quanto uma alimentação equilibrada e sintonizada com as necessidades essenciais, pode mudar o rumo de uma vida. Aos 24 anos, diagnosticada com esclerose múltipla, ela viajou para a Índia com o marido para se tratar e mudou sua vida para sempre. Em O sabor da harmonia – receitas ayurvédicas para o bem-estar, a autora conta o processo de mudança de hábitos e conceitos que lhe proporcionou a conquista de uma maior qualidade de vida diante dos desafios da doença autoimune.

No livro, Laura Pires apresenta as bases da medicina ayurvédica, sistema de saúde praticado na Índia por quase cinco mil anos que investiga o funcionamento orgânico do homem, e sua relação com a natureza e a sociedade. A base do tratamento é uma boa digestão e o consumo de alimentos saudáveis, fundamentais para a construção de corpos e mentes sãs.

Na Ayurveda, o termo técnico para humores é dosha e quando em desiquilíbrio são eles que causam adoecimento. Segundo a tradição, o dosha é definido no momento da concepção. Em sânscrito, eles são divididos em três grupos, Vata, Pitta e Kapha, que correspondem respectivamente aos elementos ar, fogo e água. São eles que determinam os processos de crescimento e envelhecimento da vida. Todos os homens possuem características dos três doshas, mas um deles é predominante. A combinação deles define a personalidade e o funcionamento orgânico.

Laura Pires monta cardápios para cada tipo de dosha, e dá dicas fundamentais para quem deseja experimentar este novo estilo de vida. Nele, refrigerantes são abolidos, álcool e cafeína devem ser consumidos com moderação, e toda alimentação deve estar diretamente vinculada aos doshas predominantes. A autora destaca ainda que é muito importante que a refeição preparada contenha os seis sabores - doce, salgado, ácido, picante, amargo e adstringente – para equilibrar o sistema físico e mental.

O livro de Laura Pires conduz o leitor a fazer uma autorreflexão, repensar seu estilo de vida e escolhas alimentares. Em O sabor da harmonia, a autora mostra que não é complicado viver com mais saúde – física, mental ou espiritual. Basta desejar realmente fazer mudanças e ter coragem de executá-las. Além disso, se testar algumas receitas, o leitor descobrirá que além de equilibrarem o organismo elas são também muito saborosas. Além de práticas, as receitas reunidas neste livro são a chave para o equilíbrio e uma vida plena.

3 comentários:

Georgia disse...

Laura, parabéns pelo seu exemplo de estilo de vida, e obrigada por compartilhar conosco. Estou muito curiosa pelo seu livro, há tempos que quero mudar minha alimentação e nao conseguia fontes. Acho que estou no caminho certo. Apenas pergunto se será fácil encontrar os ingredientes específicos em Porto Alegre? Um grande abraço do sul. Geórgia

Chantal disse...

Laura terminei seu livro ontem! adorei, estou tratando de encontrar uma dieta que me faça sentir bem.
Ja comi carne, ja sou vegetariana a 4 anos, ja tentei veganismo e crudiveganismo e nenhuma delas me faz sentir com energia. Vou tentar a ayurveda! Obrigada

Chantal disse...

Uma dúvida Laura, será que vc teria uma receita de chapati com alguma farinha sem gluten? Obrigada