quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal..



Que o espirito de Natal ainda possa transformar seus sonhos verdadeiros em realidade...

Que o amor possa infinitamente brotar de seu coração e aproximar cada um de nós da essencia verdadeira da vida...  Que cada um possa sentir a liberdade da alma e transmutar sua vida... Que a luz divina possa banhar cada um de nós com amor, paz e equilibrio...

Namastê...

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Novos dias... Nova vida ... Novo tratamento...

Muito feliz em estar aqui novamente!!!!!
Agora ja acomodada, mais adaptada ao fuso horario e aproveitando o momento para ser cuidada...
A viagem foi bastante puxada, foram quase 40 horas desde a saída de casa ate chegar ao hospital.  
Voos longos e cansativos.  Comida bastante restrita até porque não dava pra carregar por muito tempo pois acabaria estragando

A entrada no país foi tranquilo (amigas!! Podem acreditar)  estava bem receosa pois mesmo sabendo de outras pessoas ainda temia os riscos de não poder entrar na India sem tomar a vacina da febre amarela que é exigencia   Vim com uma isenção dada no Brasil ja que devido a forte dengue que ja tive este ano, não podia arriscar tomando outra dose da vacina de febre amarela, p que poderia ser crucial de um novo ciclos de sintomas indesejados.  

Pois aprendi na pele como febre contínua desestabiliza meu sistema.  

Mas tudo certo...
Este ano algumas mudanças.  O medico que me acompanhava não trabalha mais neste hospital... Então agora novo momento, com novos medicos e novo direcionamento

Os tratamentos ja comecaram e meu dia está razoavelmente tranquilo nestes 7 primeiros dias. 

As 6h ja devo estar acordada para tomar as primeiras medicações , em seguida vou ao templo onde acontece um puja e depois um leve café da manhã.  
Pois as 7:45 começa minha sessão de Abhyanga e Shirodhara 
Sao 60 minutos sendo massageada com quase 2 litros oleo medicado e morno por todo meu corpo por 2 enfermeiras 
O oleo quente do shirodhara vai aos poucos me sedando e deixando minha mente mais lenta...
Ja começo a sentir o efeito mais esperado... Diminuir meus pensamentos, minha fala, me deixar mais "mole", "dopada" e "tranquila".  
Durante a massagem alguns desconfortos ja aparecerem e mostram o quão preciso me cuidar.  Dores intensas e constantes no nervo do braço e da perna esquerda surgem e deseparecem.  

NO resto da manhã fico deitada no meu quarto lendo e cochilando, enquanto permaneço cheia de óleo por mais 1 hora.  

Banho.. So de balde ..  E lavar a cabeça mesmo cheia de óleo medicado não é permitido...
Talvez a cada 5, 6 dias isso aconteça.  Mas ainda  sem previsão. ;)

A dieta está bastante restrita.  Estou tomando 6 remedios diferentes. Então para melhorar a capacidade digestiva a alimentação esta bem rigorosa e escassa.  

Hoje meu almoço foi apenas um caldo de arroz integral com sal e uma medicaçao composta por 10 ervas para me dar mais força e vitalidade

Aproveito a tarde para ler um pouco. A biblioteca é meu paraiso. Varios livros e revistas com artigos e estudos em ayurveda todos concentrados a apenas 50 metros do meu quarto...

As 18h começa a aula de hatha yoga. Alguns exercicios moderados e suaves e pratica intensa de pranayamas.  

Ja o jantar.  Momento de mais descontração onde encontro os outros pacientes do mundo inteiro. Alguns conhecidos de outros anos. Todos sedentos pra saber como cada um passou o ano. 
É bom ver as pessoas retornando ao hospital.  Sinal que estão tendo melhoras e continuam firmes no caminho

Pra ninguem é confortavel estar aqui.  Todos gostariam de usar as ferias para passear, se divertir...  Mas mesmo assim todos sabemos o quão importante este momento é para nos fortalecer e ter o ano todo com mais equilibrio...

Até breve...
Saúde e paz a todos...



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Silêncio e cuidado...



Obrigada a todos pelas mensagens sobre a materia da Zero Hora.  Obrigada Mariana Kalil pela oportunidade.  


Talvez alguns de vocês tenham enviado mensagens inbox, por email ou qualquer outro contato

Neste momento, estou na India fazendo meu tratamento no hospital e também descansando. 

Minha secretaria estara respondendo as mensagens que ela puder, então, por favor, entrem em contato quando eu retornar ao Brasil em fevereiro, pois neste periodo não acessarei nenhuma mensagem. 

Estou realmente precisando descansar a mente e corpo e cuidar da minha saúde.

Este foi um ano particularmente puxado mas muito feliz
Foram muitas realizações e com elas algumas problemas e tropeços...
E agora preciso me restabelecer...

Ja estou fazendo meu tratamento. 
Os dias aqui serão intensos

As ultimas semanas devido a quantidade de atividades e outros fatores não foram muito bons para o meu equilibrio e então sinto me bastante desestabilizada e preciso de total cuidado

Agora vou focar no meu tratamento. Tenho muitas medicações para tomar, varios procedimentos para fazer
 Preciso deste momento para me conectar ainda mais com meu ser
Observar meus sentimentos, pensamentos...
E também fortalecer minhas praticas espirituais.  
Então. Aqui nestes dois meses terei estes cuidados...

Hospitais ayurvedicos não são spas onde ficamos relaxando, contemplando...

Aqui a rotina de tratamento é intensa.  Afinal estamos aqui para tratar desequilibrios no nosso corpo fisico e isso demanda muito foco, disciplina, precisão e atenção...

Portanto, peço a compreensão de todos por  não estar respondendo suas questões....

Assim que puder mandarei novas notícias

Muita paz a todos...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Para se libertar do Sansara é assim...



É um grande erro pressupor que praticar o darma irá nos ajudar a acalmar e a levar uma vida sem problemas; nada poderia estar mais distante da verdade. Darma não é uma terapia. É bem o oposto na verdade: o darma é algo sob medida para virar sua vida de cabeça para baixo — é justamente isso que você encomendou.  Dzongsar Khyentse Rinpoche

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Final de Ano...


O ano esta acabando e neste momento começamos a ficar mais reflexivos, observadores, saudosos ou esperançosos.

Eu gostaria apenas, neste momento agradecer a todos vocês por fazerem parte da minha vida de alguma maneira

Este ano de 2013 foi de extrema importância para mim. Tive grandes realizações de vida. Aprendizados, tropeços, concretizações, mas de muito crescimento...

Cada situação mais complicada que me tirou do “prumo”, podendo me desestabilizar e fazendo testar minha disciplina, foco, intenção foi de extrema importância para ver, entender e compreender minhas escolhas, apegos..
Foi um ano de verdadeira libertação e quando de verdade consegui enxergar muita coisa que adoecia minha alma, minha mente e ate o meu corpo. Enfim, senti que eu realmente mudou, mas agora uma caminhada ainda mais rigorosa para não voltar aos vícios mentais.
Das grandes realizações que aconteceram posso em primeiro lugar citar o lançamento do Livro: “ Em busca da Cura, escrito por Marcus Pessoa, meu ex-marido, que perfeitamente descreveu e possibilitou que muitas pessoas tivessem acesso, descobrissem ou reforçassem suas crenças, estudo ou vivencia com a sabedoria milenar que é a Ayurveda. Muita gratidão ao Marcus e a equipe da Casa da Palavra que possibilitaram esta realização.

Agora, também, há poucas semanas, o lançamento do meu primeiro livro de Culinária ayurvédica, O Sabor da Harmonia, editado pela Rocco, com colaboração essencial de Vivian Wyler, Julia Wähmann, Marcus Pessoa e Suiá e Ana Ribeiro. Muita felicidade transbordando meu ser, e possibilitando a maior propagação e disseminação da saúde para milhares de pessoas.

Foram dois momentos de muita realização de forma concreta, posso dizer assim... mas foi esta semana que tive uma das maiores alegrias do ano.
Duas pessoas, que estiveram em meus cursos e começaram a seguir algumas orientações individuais, desta sabedoria milenar, encheram e fizeram meu coração transbordar de felicidade.
Lena e Elizabeth, suas vidas suas transformações e melhoras foram essenciais para me manter ainda mais forte nesta caminhada, e ter cada vez mais certeza que este é meu caminho.
Ver você Elizabeth com mais firmeza, sem dores, voltando a se movimentar, com um novo olhar e novas perspectivas, foi surpreendentemente maravilhoso... escrever sobre você faz meus olhos transbordarem em lagrimas e sei que você pode e ira além.
Lena querida, que sua caminhada seja cada vez de mais luz e saúde. Suas conquistas são frutos desta disciplina, vontade e garra de vencer e se reconhecer.
Assim como elas, muitas outras pessoas, cada uma no seu ritmo, teve transformações preciosas, e eu apenas agradeço com muita saudade a meu mestre Kishora por tantos ensinamentos, Dra Sunanda por tanta sabedoria compartilhada, e meu medico Mohanan. Assim como meus mestres Edi Lisboa e Faeq Biria, que me permitiram vivenciar o Yoga de verdade para fortalecer ainda mais minha caminhada.
Agradeço também minha família pelo apoio e carinho sempre, mesmo todos tão distantes, e as minhas amigas, novas e antigas amizades, minha família paulista, minhas duas famílias cariocas , minhas companheiras de trabalho, nossa tanta gente para agradecer.... e todos os alunos que passaram por cada aula, cada curso, cada consulta individual...

Mas agora é hora do meu merecido descanso e cuidado total...
Começando a arrumar as malas para em poucos dias partir para Índia. Farei meu tratamento anual, e sempre que possível darei notícias.
Desejo que estes últimos momentos de 2013 sejam de muita reflexão, e o inicio de muitas mudanças. Que possamos todos mudar nossos hábitos e vícios mais errados de pensar e agir. Que não carreguemos para o Ano Novo nossos maus hábitos e possamos crescer e transformar sempre.


Que suas vidas sejam repletas de muita luz, saúde e amor...
Com muito carinho
Laura Pires

Curso Básico de Ayurveda 2014 by Laura Pires em parceria com Dr. José Ruguê. Rio de Janeiro

Olá!  Namastê

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de  Ayurveda 2014 by Laura Pires em parceria com Dr. José Ruguê. 
 
Vagas limitadas!!!

       O curso acontece de Março a Novembro de 2014

         Serão Módulos presenciais na Barra da Tijuca e uma semana de aulas no Ashram Suddha Dharma em Uberlândia, Minas Gerais
.

Quaisquer informações envie e-mail para cursosbuscadaessencia@yahoo.com ou ligue 21- 998920837

Atenciosamente,

Sandra Cesar
Coord. Cursos Busca da Essência





PROGRAMA
Módulo 01- Introdução a Ayurveda:
Fundamentos históricos, filosóficos e cosmológicos, conceitos introdutórios da Ayurveda, PanchaMahaBhutas (os cinco elementos), os três gunas (sattva, rajas e tamas).
Laura Pires

Dias 22 e 23 de março de 2014


Módulo 02 - Teoria Tridosha:
Os doshas, Subdoshas, suas funções e uso, o biotipo de cada ser e as possíveis combinações, elementos, qualidades, ações. As três essências (prana, tejas e ojas).
Laura Pires

Dias 26 e 27 de abril de 2014

Módulo 03 - Análise da estrutura básica do corpo.
Os sete dhatus (ações, inter-relações, estados de excesso e deficiência). O fogo digestivo (agni), Srotas - descrição e distúrbios. Os três malas (excreções corporais).
Laura Pires

Dias 24 e 25 de maio de 2014

Módulo 04 - Massoterapia ayurvédica.
Anatomia apalpatória. Fisiologia esquelética muscular básica. Marmas. A utilização da massagem no ayurveda. Utilização dos óleos, pós de ervas. Massagem abhyanga, e auto-massagem. Teoria e prática
Janaína Chagas


Dias 21 e 22 de junho de 2014


Módulo 05 -  Dinacharya (Rotina Diária) e Ritucharya (rotina sazonal).
Pratica diária para saúde e equilíbrio. Equilíbrio dos Doshas nas 4 estações.
Laura Pires



Dias 26 e 27 de julho de 2014

Módulo 06- - Alimentação Ayurvédica
Os seis sabores (rasas) e os cinco elementos, Listas de alimentos pela constituição, Estudos dos alimentos: frutas e vegetais, grãos, sementes, feijões e nozes. Laticínios e produtos animais, óleos, condimentos e especiarias. Dietas para os três doshas. Antídotos.
Laura Pires

Dias 23 e 24 de agosto de 2014

Módulo 7 – Yoga, meditação e pranayamas.
Princípios, fundamentos da prática. Yoga sutra.
Diego Koury

Dias 27 e 28 de setembro de 2014


Módulo 8 Massoterapia ayurvédica.
 Pinda sweda, Lepas, Netra Basti. udwartana, garshana. Teoria e prática.
Janaína Chagas

Dias 25 e 26 de outubro de 2014



Espaço T’ai no Clube Marapendi - Av. das Américas, 3979 - Barra da Tijuca



===========================================
UBERLÂNDIA – com Dr. JOSÉ RUGUÊ
(DE 20 A 25 DE NOVEMBRO DE 2014)
Módulo 09 - Pakriti & Vikruti. Princípios da semiologia e avaliação. Descrição dos procedimentos clássicos de avaliação ayurvédica. As causas das doenças. Os seis estágios da doença. Princípios da anamnese. Análise constitucional. Avaliação breve de pulso. Diagnóstico de língua. Analise voz, olhos, unhas e pele.
Módulo 10 – Fitoterapia Ayurvédica– Dravya Guna - Utilização das ervas. Estudo dos conceitos de Virya, Vipak e Prabhava. Estudo das principais ervas usadas na Ayurveda.
Módulo 11 - Visão Ayurvédica da Mente, níveis de cura. A mente e os três doshas. Os cinco elementos e a mente. As três camadas da mente.
 



segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Curso de Nutrição e Culinária ayurvédica no Rio de Janeiro - 2014

Namastê


Imagina como seria maravilhoso ter mais consciência sobre o seu corpo, os alimentos, as especiarias e ervas?
Agora imagina você ter um conhecimento que possa ajudar você a cuidar de si próprio da sua família e amigos .
Com o curso de  Introdução à Nutrição e Culinária Ayurvédica, ministrado por Laura Pires ,você encontrará todas estas respostas e muito mais. Saberá como os seis sabores influenciam no nosso humor, pensamentos e modo de agir. Entenderá a importância de uma boa digestão.  Reconhecerá os alimentos ideais para você e para sua família e de que maneira aproveitar os benefícios de cada um deles. 

Aprenderá a montar uma refeição e usar as especiarias de acordo com seu biotipo(dosha), da mesma forma irá entender o porquê uma refeição proporciona efeitos digestivos diferentes em cada pessoa que as consome
.Assim como quão simples e rápido é ter uma alimentação saudável com benefícios diários a sua saúde.
Está com constipação intestinal ,diarréia, pele ressecada , dores de cabeça? Sofreu algum corte superficial? O curso lhe ensinará a amenizar e cuidar  esses pequenos incômodos e acontecimentos do nosso dia-a-dia através dos ensinamentos Ayurvédicos.


A Ayurveda, palavra em Sânscrito que significando a “Ciência da vida”, é um dos sistemas mais antigos e completos do mundo no que se diz respeito a saúde .   Nossa dieta é um fator essencial para a formação e funcionamento do nosso corpo. E segundo, esta milenar sabedoria:  “Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário”.

O curso terá duração de 4 meses abrangendo 4 módulos com 1 final de semana por mês ,começando em Março de 2014.

Dias 8 e 9 de marco de 2014
Dias 5 e 6 de Abril de 2014
 Dias 3 e 4 de Maio de 2014
Dias 31 de maio e 1 de junho de 2014

Será uma rica fonte de informação sobre Nutrição e Culinária Ayurvédica para aqueles que já tem algum conhecimento e também para os que não possuem conhecimento prévio do Ayurveda.

O curso acontecerá no Espaço T’ai, Clube Marapendi – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro


Para maiores Informações e inscrições:
Tel: (21) 99892-0837
Sandra César

Equipe Busca da Essência
Laura Pires